VISUALIZAÇÃO POR PAGINAS

Contador de visitas

______________________________

MAGAZINE LUIZA

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Estado de saúde de Fidel se deteriora

De acordo com colunista venezuelano, o ex-ditador entrou em coma
O jornalista venezuelano Nelson Bocaranda Sardi, colunista do jornal "El Universal" e autor do blog Runrunes, afirmou ontem que o estado de saúde do ex-ditador Fidel Castro se deteriorou e que o líder está internado numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Havana.
O texto de Sardi, no blog, afirma que o agravamento do estado de Castro pode ter sido crucial para que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, tenha decidido passar pela quarta dose de quimioterapia em Caracas, e não em Havana.
Sardi, um dos primeiros a divulgar o câncer de Chávez, diz ter tido acesso a informações no Twitter, no último dia 21, de que o ex-ditador chegou a ficar inconsciente nos últimos dias.
"Nesse mesmo domingo Fidel teve uma reação positiva e se recuperou do estado de coma em que passou várias horas", afirmou.
As afirmações de Sardi chegam em meio a boatos divulgados ontem, na internet, de que Castro já estaria morto.

Carro compactador de Lixo aos Meruoquenses

Governador Cid Gomes garante ao prefeito Fonteles a doação de um carro compactador.
O Governador Cid Gomes, quando da inauguração do Açude Missi-Miraima, manteve contato com o prefeito Fonteles, para garantir ao município de Meruoca, um carro compactador de lixo, para melhorar a limpeza e preservar o grande verde da serra.
Cid Gomes,  autorizou  seu assessor Valdir Fernandes,   a agilização e liberação dos recursos para a compra do compactador de lixo, que garantirá a Meruoca uma melhor captação do lixo, para que uma equipe seletiva possa depois liberar para o Aterro Sanitário de Sobral.
O prefeito Fonteles, depois da confirmação por parte do Governador da doação do compactador de lixo, anunciou que quando esse veículo chegar mudará a rota, dando mais agilidade ao sistema de coleta, e deixando a cidade muito mais limpa.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Cassados o prefeito e o vice-prefeito de Ararendá

O prefeito e o vice-prefeito do município de Ararendá, José Adriano Paiva de Aguiar, e Almir Saraiva de Sousa, foram cassados pela Tribunal Regional Eleitoral (TRE), por abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio após sessão realizada na noite de ontem.
Conforme decisão dos juízes da corte, o presidente da Câmara Municipal assumirá interinamente o cargo de prefeito do município. Na ocasião, a Corte do TRE determinou que houvesse a realização de novas eleições no município.
Entretanto, se houver recurso de embargo, é necessário que o TRE proceda a análise do recurso antes das eleições.
“Após o julgamento, o TRE prepara a resolução para as eleições suplementares, marcando, desta forma, a data das eleições”, informou a assessoria de imprensa do TRE.
O município de Ararenda fica a 334 quilômetros de Fortaleza e tem população em torno de 10 mil habitantes"
Notificação
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Independência, Francisco Geraldo, o vice-prefeito Bezaliel Pedrosa ainda não foi empossado porque a Casa não recebeu notificação da Justiça acerca do caso. "O prefeito Valdi está afastado e o Município legalmente está sem prefeito. A Câmara empossará o vice assim que a Justiça determinar", afirma o parlamentar.

CASO DOROTHY: Julgamento está sendo questionado

A defesa do fazendeiro que foi condenado pela morte da missionária norte-americana tenta anular o julgamento.
A 2ª Vara do Tribunal do Júri do Pará julga hoje, em Belém, apelação feita pela defesa do fazendeiro Regivaldo Pereira Galvão, conhecido como Taradão, condenado no ano passado a 30 anos de prisão pela morte da missionária norte-americana Dorothy Stang. No pedido, a defesa alega que houve "cerceamento da defesa" e pede o cancelamento do julgamento realizado.
A Congregação das Irmãs de Notre Dame, da qual Dorothy Stang pertencia, divulgou nota ontem contestando o pedido da defesa do fazendeiro. Para as religiosas, não há fato novo que justifique a apelação proposta pela defesa. "Apelar é direito do condenado, mas (Regivaldo) não consegue, uma vez mais, apresentar um fato verdadeiro para sustentar sua inocência ou sua distância como comandante do crime", diz trecho da nota.
O advogado Jânio Siqueira disse à Agência Brasil que durante o júri houve "uma série de nulidades" que invalida o julgamento do seu cliente. De acordo com a defesa, uma das falhas foi a má redação de um quesito formulado pelo Conselho de Sentença que teria levado os jurados ao erro.
"No questionário para os jurados a pergunta foi mal redigida, e a nossa tese era de negativa de coautoria, e a pergunta que foi feita, no nosso entendimento, foi má formulada, induzindo os jurados a condenar meu cliente", declarou Siqueira.
Segundo ele, a única prova material contra Regivaldo não poderia ter sido usada no julgamento já que o fazendeiro Amair Feijoli da Cunha, conhecido como Tato, voltou atrás e negou a participação do seu cliente no crime. Anteriormente, Tato, condenado a 18 anos de prisão por ter intermediado o assassinato da missionária, disse que Regivaldo era o mandante do crime.
O advogado acrescentou que se o julgamento foi cancelado o Tribunal do Júri terá que marcar um novo julgamento.
Dorothy Stang foi morta, com seis tiros, aos 73 anos de idade, no dia 12 de fevereiro de 2005, em uma estrada que dá acesso ao Projeto de Desenvolvimento Sustentável Esperança, na região rural do município paraense de Anapu.

DESASTRE: Acidente na estrada que liga Sobral a Santana do Acaraú deixa dois mortos e 33 feridos

O desastre com um ônibus escolar e um caminhão ocorreu na estrada que liga Sobral a Santana do Acaraú

Depois de bater na lateral do caminhão, o ônibus de transporte escolar tombou fora da estrada. Duas estudantes morreram nas ferragens do coletivo. Perícia vai apurar as causas
Duas pessoas morreram e outras 33 ficaram feridas em um acidente envolvendo um ônibus de transporte escolar. O desastre ocorreu no começo da noite de ontem na rodovia estadual CE-178, que liga as cidades de Santana do Acaraú e Sobral, na Zona Norte do Estado (a 250Km de Fortaleza). O coletivo transportava cerca de 40 estudantes universitários residentes em Acaraú que iam assistir aula na Universidade do Vale do Acaraú (UVA), em Sobral.
Conforme informações do comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar (Sobral), tenente-coronel PM Gilvandro Oliveira, o desastre teria sido provavelmente ocasionado pelo motorista do coletivo, que tentou uma ultrapassagem arriscada em local proibido e num trecho de curva da CE-178, próximo à subestação de energia elétrica, na localidade de Mato Grosso a dez quilômetros de Sobral.
Uma moto
Conforme o oficial, o motorista do coletivo relatou que, ao tentar ultrapassar um caminhão-baú, percebeu que uma motocicleta vinha em sentido contrário e não teve tempo de ultrapassar o caminhão para voltar à sua mão de direção.
"Ele então tentou retornar para a pista correta, mas o ônibus bateu na lateral do caminhão-baú e os dois tombaram lateralmente. O caminhão foi jogado fora da estrada", disse à Reportagem o coronel Gilvandro.
Com o impacto, os 40 passageiros do coletivo ficaram feridos. Quatro alunos foram para debaixo dos destroços do ônibus e dois morreram na hora. Outros dois foram retirados do local pelo Corpo de Bombeiros com a ajuda de policiais militares do 3º BPM e da Polícia Rodoviária Estadual (PRE).
No fim da noite, os mortos foram identificados no Instituto Médico Legal (IML) de Sobral. Eram as estudantes Maria Vanessa Gomes, que cursava Letras na UVA; e Silvana Pereira Rufino, 18, do curso de Filosofia. Ambas moravam na cidade de Acaraú (litoral oeste).
Ferragens
Outras duas jovens que também ficaram sob as ferragens do ônibus foram resgatadas do local em estado gravíssimo. Segundo a Polícia, a r
Lotação
40 estudantes universitários eram transportados no ônibus entre as cidades de Acaraú e Sobral. Todos iriam assistir aula na Universidade Vale do Acaraú (UVA) quando ocorreu o fato

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

CAMILOS EM FESTA: Festejos de São José

Começa dia 03 e vão até dia 11 de setembro, os festejos de são José no distrito de Camilos - Meruoca
No período de 03 a 11 de setembro, a comunidade de Santo Antônio dos Camilos - Meruoca estará em festa com a realização dos Festejos de São José, padroeiro do distrito. Neste ano, o tema central da festa será: Com São José Seguidor de seu Filho e Modelo de Pai a todos os cristãos.
De acordo com o pároco de Meruoca, Pe. Emanuel, o tempo da festa de São José em Santo Antônio dos Camilos, é um tempo consagrado e enriquecido com um aspecto inovador e profundamente espiritual. Padre Emanuel Franklin, convida a família meruoquense para rezar e se encontrar com Deus: Vivo e presente em nossas vidas, e se alegrar com os demais irmãos e irmãs.
A programação para os dois primeiros dias dos Festejos de São José está assim definido:
03/09 /11, - Sábado
- Abertura da festa.
- Visita missionária nas famílias
- Alvorada festiva
- Hasteamento da bandeira
- Queima de fogos
- Pique de sino
- Responsáveis: o conselho e o coral
- Celebrante: Diácono Juniel
04/09/11, - Domingo
- Noite: Vicentinos e Idosos e terço das mulheres.
- Tema: José os leva a Jesus junto com Maria
- Celebrante: Jocy ou Frei Bené
- Responsáveis: Rosilda, Jocy, Maria de Jesus
- Liturgia: Rosilda, Arinaldo e vicentinos
05/09/11, - Segunda feira
- Noite: saúde, educação e Crianças
- Tema: José nos desígnios de Deus como esposo de Maria.
- Celebrante: Arinaldo
- Responsáveis: Andreza, Carla, Eduardo, Rosa.
06/09/11- Terça feira
- Noite: catequese, catequista e catequizando
- Tema: José da Igreja o catequista juntamente com sua esposa Maria.
- Celebrante: Edson
- Responsáveis: catequistas: Rosilda, Ângela, Aline
07/09/11, quarta feira
- Noite: coroinhas, casais, aposentados e trabalhadores rurais.
- Tema: José, Pai de Jesus e da Igreja e modelo da sagrada família (Jesus, Maria e José)
- Celebrante: Felipe
- Responsáveis: Andreza, Valneide e Arinaldo,Carlito.
08/09/11 - quinta feira Terço dos Homens
- Noite: juventude, ministros da eucaristia, Crismandos
- Tema: José, discípulo de seu povo e fiel esposo de Nossa Senhora.
- Celebrante: Diacóno Juniel
- Responsáveis: Joci, Aline, Mª de Jesus e Ivo.
09/09 /11 – Sexta feira ( 1ª Eucaristia)
- Noite: Motoristas, motoqueiros, funcionários públicos, missionários do dízimo.
- Tema: José homem da misericórdia e exemplo de esposo para Maria.
- Celebrante: Pe. Emanuel e Diácono Juniel
- Responsáveis: Ângela, Aline, Zé Mago, Arinaldo.
10/09/11 Sábado
- Noite: Visitantes, autoridades e comunidade
- Tema: São José nosso padroeiro e modelo de pai para seu filho Jesus.
- Celebrante: Pe. Emanuel
- Responsáveis: Ângela, Delfina, Claudemir, Neném Duarte, Dener, Rosilda, Aline.
11/09/11 – Domingo Dia da Festa
- Dia do Senhor, da família e da comunidade
- Tema: Os exemplos de São José bendizemos a santíssima Trindade grande exemplo de comunidade.
- Celebrante: Pe. Emanuel.
- Responsáveis: Ângela, Neném Duarte, Verônica, Aline, Maria de Jesus e Maria.

Carteira dos idosos aos meruoquenses

Secretaria de inclusão e promoção social de Meruoca emite carteira do idoso aos que tenham 60 anos ou mais.
A Secretaria de Inclusão e Promoção Social esta emitindo a Carteira do Idoso, que é um instrumento de acesso a garantia da gratuidade de vagas e desconto de 50%, no valor das passagens interestadual para idosos, cuja idade seja igual ou superior a 60 anos com renda individual igual ou inferior a 2 salários mínimos, sem meio de comprovação de renda mediante a inserção no Cadastro Único.
A carteira terá validade de 2 anos a partir da data de expedição em todo território nacional podendo ser renovada.


domingo, 28 de agosto de 2011

Duas pessoas morrem em capotamento na CE-025

Duas pessoas morreram e duas ficaram feridas em um um capotamento no quilômetro 8 da CE-025, em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza. O acidente aconteceu por volta das 00h deste domingo (28).

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o condutor do veículo, Germano Serafim de Andrade Neto, pedeu o controle da direção, matando duas mulheres, identificadas até o momento como Taila Mota e Nicole.
O motorista e o quarto ocupante do veículo sofreram feridos e foram encaminhados para o Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza.
Outros acidentes
Até a manhã deste domingo, o registro da PRE foi de 15 acidentes nas rodovias estaduais durante o fim de semana.
Por volta das 19 horas de sábado (28), uma colisão frontal deixou uma vítima fatal, no quilômetro 77 da CE- 153, em Cedro.
Segundo a PRE, o acidente foi causado pelo motociclista Francisco Hermano, de 32 anos, que realizou uma ultrapassagem forçada e colidiu frontalmente com um gol. O condutor do veículo, João Edson de Alencar foi conduzido para o hospital com ferimentos leves.

sábado, 27 de agosto de 2011

INDENIZAÇÃO POR OFENSAS: Ciro Gomes é condenado a pagar R$ 100 mil a Collor

Ex-governador do Ceará foi sentenciado por ter usado expressões como "playboy safado", em referência a Collor
A Justiça de São Paulo condenou o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PSB-CE), a pagar R$ 100 mil de indenização ao ex-presidente Fernando Collor de Mello (PTB-AL). Collor entrou com ação contra Ciro por causa de uma entrevista feita em 1999. Nela, o ex-governador diz que o ex-presidente Lula deveria ter chamado Collor de "playboy safado" e "cheirador de cocaína" em um debate nas eleições de 1989.
De acordo com a sentença do juiz Marcos Roberto de Souza Bernicchi, da 5ª Vara Cível, a conduta do réu gerou dano a Collor. Na entrevista, Ciro também chamou o senador de picareta e disse que teria dado "uma porrada" nele. "O autor foi ferido em sua honra objetiva e subjetiva, atingido social e individualmente. Não existe qualquer dúvida de que tais expressões tenham sido proferidas com intenção clara de ofender o autor, mesmo porque escapam plenamente a qualquer campo do debate político e ingressam em seara pessoal que jamais deve ser exposta", explicou o juiz.A entrevista foi dada por Ciro quando ele cogitava ser candidato a presidente da República pelo PPS. Ele afirmou que campanha eleitoral de alto nível só interessaria aos picaretas. Para justificar sua afirmação, Ciro Gomes lançou mão do que aconteceu no debate na televisão durante a campanha de 1989 entre os candidatos Lula e Collor. Segundo Ciro, Lula, em vez de ter mantido o nível do debate, deveria ter chamado Fernando Collor de "playboy" e "cheirador de cocaína".
"Lula manteve o nível no debate com Collor. Não pode. Collor falou que Lula tinha um aparelho três-em-um e Lula ficou perplexo. Depois, Collor disse: você quis fazer um aborto em sua mulher. Collor baixou o nível e quem tinha rabo de palha era ele", disse Ciro.
"Lula devia ter partido para cima. Ter dito: deixa de ser picareta, seu playboy safado. Eu sou um miserável do interior, vim num pau-de-arara. Engravidei involuntariamente minha namorada, mas não tinha dinheiro nem para comer. Passou na minha cabeça, esse negócio de aborto. Graças a Deus, ela não concordou. Minha filha está aí, estou criando. Agora, você é um playboy, cheirador de cocaína. Eu tinha mandado uma porrada nele (Collor) que ele tinha saído quase cego", acrescentou.
Os advogados de Ciro Gomes sustentaram que seu cliente não agiu com dolo, que o fato ocorreu numa disputa política e que a conduta de Ciro gerou apenas mero aborrecimento, sendo inaceitável a obrigação de pagamento de dano moral. A ação civil foi proposta em 1999, tramitando por 12 anos no Judiciário paulista. Ciro ainda pode recorrer da decisão.

Mega Sena pode pagar R$ 39 milhões neste sábado

A Caixa Econômica Federal (CEF) realiza neste sábado (27), às 20 horas (horário de Brasília), o sorteio nº 1314 da Mega Sena, que pode pagar R$ 39 milhões, para quem acertar as seis dezenas. A aposta mínima da Mega Sena custa R$ 2 e pode ser feita até as 19 horas.
O prêmio acumulou no concurso anterior, realizado na quarta-feira, 24. Os números sorteados foram 1, 4, 26, 39, 43 e 49. Ninguém acertou as dezenas. No sorteio de quarta-feira, 140 pessoas acertaram a Quina e receberão R$ 20.309,34; outros 9.036 fizeram a quadra e levarão para casa R$ 449,52.

TCM envia ao legislativo meruoquense contas do ex-prefeito joão coutinho

O presidente da Câmara Municipal de Meruoca, Rubens Lima-PDT, depois de receber do Tribunal de Contas dos Municípios-TCM, as Contas de Governo do ex-prefeito João Coutinho, exercício 2005, apresentou no plenário Osvaldo Soares para ser lido e entregar as diversas Comissões do legislativo para serem analisadas pelos demais vereadores. Disse Rubens Lima na oportunidade, que os edis terão até o mês de setembro para analisar as Contas de João Coutinho, que veio com o parecer prévio de aplicação de multas, por algumas pequenas irregularidades.Depois de passar pelas diversas Comissões, haverá uma sessão específica para debates, aprovação ou não das Contas do ex-prefeito de Meruoca.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

N. SRA. DAS DORES; Igreja define ações para romaria

Na ocasião, foram apresentados os novos planejamentos aos setores de segurança e serviços de saúde
Ruas desocupadas pelos feirantes e com possibilidade de maior tráfego. Pela primeira vez, depois que o Mercado dos Romeiros foi inaugurado em abril deste ano, será realizada a primeira das grandes temporadas de romarias que acontece a partir deste segundo semestre. Começa no domingo, 28, a Festa da padroeira de Juazeiro, Nossa Senhora das Dores, e segunda maior romaria do ano, depois da de Finados, com 17 dias de programação religiosa. A festa atrai a cada ano mais de 350 mil romeiros.
O plano de ação para a festa foi apresentado ontem, durante reunião no Círculo Operário São José, com a presença de diversos segmentos que envolvem as secretarias municipais, órgãos de segurança, entidades classistas e a Igreja. Foram apresentados os novos planejamentos para setores de segurança, que terá reforço policial, principalmente da Polícia Militar, que terá um ônibus na Praça do Romeiros. Os serviços de saúde, principalmente com atendimentos de pronto socorro, serão intensificados. No Horto, ficará de forma permanente uma ambulância de apoio. No dia 31, terá curso de pronto socorro para todas as pessoas envolvidas diretamente com as romarias.
Mas os próprios vendedores do Mercado dos Romeiros estão na expectativa, já que ainda não pagaram a primeira parcela do aluguel dos boxes. Eles dizem que, até o momento, tem sido muito ruim comercializar no espaço, e aguardam até o início da romaria para mudar essa realidade. A maioria está fazendo as adequações finais, para a festa da padroeira. São 1.042 boxes existentes no espaço, divididos em dois pavilhões, um deles homenageia Monsenhor Murilo de Sá Barreto e o outro denominado Padre Cícero. Outros vendedores que chegarem à cidade no período serão encaminhados para a Praça do Socorro. Segundo o secretário de Segurança, Cláudio Luz, haverá um cuidado redobrado para que as ruas não sejam ocupadas novamente e o fluxo de pedestres e veículos seja definitivamente facilitado.
Este ano, segundo o padre Joaquim Cláudio, da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, a romaria terá mudanças em sua abertura. Pela manhã haverá missa ao amanhecer, com salva de fogos e café comunitário na Praça dos Romeiros.
Programação
Às 8 horas, carreata pela cidade, com percurso passando nas paróquias e, às 11h30, a bênção dos veículos. Também terá homenagens todos os dias a um Estado diferente e as caminhadas com a imagem de Nossa Senhora das Dores, à noite. A procissão, com saída da Colina do Horto, será às 17h30, com a bandeira da santa até a Basílica. Às 16h30, hasteamento das bandeiras de N. Sra. das Dores e Estados do Nordeste, com missa de abertura às 18h30. O tema da romaria é "Mãe das Dores, defensora desta terra de oração e trabalho, abençoe o Juazeiro, seus filhos e seus romeiros".
MAIS INFORMAÇÕES:
Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Romarias
Praça do Cinquentenário - Juazeiro
Telefone: (88) 3511.4040

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Prefeito Fonteles entrega Biblioteca João Paulo II toda reformada

Prefeito Fonteles entrega nesta sexta-feira (26), tele centro, livros e espaço da leitura infantil aos meruoquenses.
 O prefeito Fonteles e a Coordenadora da Biblioteca João Paulo II, Eliane Santos, estarão na noite desta sexta-feira (26), entregando a comunidade meruoquense, a Estação Digital, livros e Espaço da Leitura Infantil.
A Coordenadora da Biblioteca João Paulo II, informou que os estudantes e a comunidade em geral, aguardavam com muita expectativa a entrega da reforma interna feita na Biblioteca Municipal, que acontecerá nesta sexta-feira, dia 26, a partir das 19:00h.
Eliane Santos disse ainda que em uma parceria Governo Municipal e a Secretaria de Cultura do Estado,
Chegou à Biblioteca João Paulo II, cerca de 460 livros novos; Sala para funcionamento do tele centro, além de um espaço infantil chamado de Sala da Leitura. Explica Eliane, que a modernização da biblioteca aconteceu com a catalogação dos livros, retirada e entrega, que foram cadastrados. “Estamos aguardando a chegada de 12 computadores que virão de Brasília, mais precisamente do Ministério da Educação e da Secult.
“Estamos funcionando pela manhã, tarde e noite, aguardando os estudantes e outros usuários que gostam de ler”.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Governador anuncia realização de concursos públicos

O governador do Estado, Cid Gomes, autorizou na noite desta terça-feira (23) a realização de concursos públicos para preencher vagas nas áreas de educação, justiça e trânsito.
Reunião realizada entre o governador e representantes de sindicatos e associações do serviço público
O governador do Estado, Cid Gomes, autorizou na noite desta terça-feira (23) a realização de concursos públicos para preencher vagas nas áreas de educação, justiça e trânsito.
A autorização foi anunciada durante reunião realizada entre o governador e representantes de sindicatos e associações do serviço público
3 mil vagas para Polícia Militar
Entre os concursos já autorizados estão duas mil vagas para ensino médio para a Secretaria da Educação, 800 para agentes penitenciários da Secretaria da Justiça, inspetores da Polícia Civil, servidores para o Detran e três mil vagas para a Polícia Militar. Ao todo, serão ofertadas 5.800 vagas.
A previsão é que parte desses concursos tenha edital publicado ainda neste ano, como o da Seretaria da Justiça e Detran. Durante a reunião, Cid Gomes autorizou a nomeação de 23 novos escrivães da Polícia Civil.
Sancionada Lei que prvê punições contra o assédio moral
Ainda na reunião, Cid Gomes sancionou a Lei que prevê punições contra o assédio moral no serviço público - uma conquista considerada histórica pela categoria. Esse foi o segundo encontro entre o chefe do Poder Executivo do Estado e entidades sindicais e até o fim do ano acontecerá a terceira reunião de 2011.
Participaram do encontro os secretários Ivo Gomes (Gabinete do Governador), Eduardo Diogo (Planejamento e Gestão), Mauro Filho (Fazenda), Fernando Oliveira (Procurador Geral do Estado) e o deputado estadual Carlomano Marques. Como representantes sindicais estavam a CUT, MOVA-SE, Sintaf, Asseec, Sinpoci, Sinder, Sindetran, ACSMCE, Aspramece, ASRH, Sinsaude, Asenmesc, Funspec e Sasec.

DISPUTA PELO PODER: Fortaleza de Kadafi é tomada, e ditador promete retaliação

O líder disse que sua saída do complexo foi uma retirada tática e jurou "morte ou vitória" contra os rebeldes

Um porta-voz de Muammar Kadafi disse em comentários transmitidos hoje (horário local da Líbia) que o ditador está pronto para resistir aos ataques dos rebeldes por meses ou até anos, e prometeu transformar o país em "vulcões, lava e fogo".
Falando por telefone aos canais por satélite "Al-Orouba" e "al Rai", Moussa Ibrahim afirmou que as forças de Kadafi capturaram quatro personalidades do Catar e uma dos Emirados Árabes Unidos, e que os líderes rebeldes não terão paz se mudarem a sede do Conselho Nacional de Transição de Benghazi, no leste, para Trípoli.
Vitória militar
Ao mesmo tempo, as forças insurgentes na Líbia comemoravam ontem a mais importante vitória militar do levante popular travado há mais de seis meses, quando os rebeldes tomaram Bab al Azizia, complexo que abriga a sede do governo e a residência oficial de Kadafi.
Imagens da TV estatal mostraram rebeldes celebrando dentro do complexo. Insurgentes levantaram a cabeça de uma estátua do ditador como um troféu.
Tropas do governo e moradores favoráveis ao regime, porém, ainda disputavam o controle de Trípoli. A violência, inclusive a de rebeldes, preocupa ONGs. Os rebeldes creem poder ter pleno controle da capital nos próximos dias.
Também é desconhecido o paradeiro do ditador. Em entrevista a uma rádio local de Trípoli, Kadafi disse que abandonou sua fortaleza como parte de uma retirada tática e jurou "morte ou vitória" contra os rebeldes.
No entanto ainda predomina a tese de que ele se encontra em Bab al Azizia, que tem uma área de 6 Km². Há especulações de que o complexo é ligado, por túneis, aos principais pontos da capital Trípoli e ao mar.
A residência principal foi atingida por um bombardeio dos EUA em 1986, em retaliação a um ataque que matou dois oficiais americanos em uma discoteca em Berlim.
A entrada no complexo de Kadafi é fruto de uma ofensiva lançada há várias semanas. A ação envolveu avanço rumo a Trípoli coordenado por sul, oeste e leste e uma intensificação dos bombardeios da Otan, com respaldo da ONU.
Na chegada à capital, os opositores enfrentaram forte resistência. Há dezenas de vítimas entre civis e insurgentes. A estimativa é que a luta pela capital Trípoli deixou mais de 400 mortos e ao menos 2.000 feridos.
´FIM DE UM CAPÍTULO´
Otan afirma que Kadafi faz parte da história
Trípoli.A Otan, aliança militar do Ocidente, afirmou ontem que o ditador da Líbia Muammar Kadafi "é história", e que a tomada de Trípoli pelos rebeldes "é o capítulo final", mas que a Aliança Atlântica não pode "baixar a guarda".
"Para o regime de Kadafi, esse é o capítulo final. Kadafi é história e quanto antes entender isso, melhor", afirmou a porta-voz da Otan, Oana Lungescu, embora tenha insistido que as ameaças e os ataques das forças leais ao ditador evidenciam que "não se pode baixar a guarda".
De acordo com o porta-voz, a missão da Otan na Líbia "não está encerrada", e a Aliança não pode "baixar a guarda", sobretudo por conta das ameaças que ainda existem contra a população civil. Lungescu citou como exemplo o lançamento de um míssil "Scud" realizado na segunda-feira (22) dos arredores de Sirte, cidade natal de Kadafi, em direção a Misrata (controlada pelos rebeldes), que foi interceptado pela Aliança.
Roland Lavoie, porta-voz militar da "Operação Protetor Unificado da Otan" na Líbia, ressaltou que a missão da Aliança continua sendo proteger os civis. "Permaneceremos atentos e manteremos a pressão até que as tropas tenham se retirado, e tenha sido garantido o pleno acesso à ajuda humanitária", destacou.
BATALHA PELO PODER
Filho de líder líbio aparece e pede que aliados lutem
Trípoli.O filho de Muammar Kadafi, tido como capturado segundo informações anteriores, fez uma aparição surpresa diante de simpatizantes durante a noite em Trípoli, e pediu aos legalistas para combater e afastar os rebeldes.
Saif al Islam, visto como o sucessor escolhido de seu pai, visitou o hotel em Trípoli onde jornalistas estrangeiros estão hospedados para declarar que o governo estava derrotando seus opositores.
Ele levou os jornalistas ao bastião de Bab al Aziziya de seu pai, no centro de Trípoli, na manhã de ontem. Saif sorriu, acenou sinais de vitória e cumprimentou simpatizantes.
"Quebramos as costas dos rebeldes. Era uma armadilha. Demos a eles um momento difícil, então estamos vencendo", afirmou o filho do ditador.
"Preparem-se para lutar hoje", disse Saif a simpatizantes que aguardavam para receber armas. "Inshallah (se Deus quiser), atacaremos os ratos hoje".
O aparecimento de Saif levanta questões sobre a credibilidade dos rebeldes.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

MORTE DE JUÍZA: Participação de PMs no crime é investigada

O comandante da PM do Rio disse que pediu uma recontagem das armas e da munição de cada batalhão da PM
O comandante da Policia Militar do Rio, coronel Mário Sérgio Duarte, disse ontem que trabalha com a hipótese de participação de PMs no assassinato da juíza Patrícia Acioli desde o dia que ela foi morta (11 de agosto) com 21 tiros, quando chegava a sua casa em Niterói, na região metropolitana do Rio.
"Já trabalhamos com esta possibilidade desde o primeiro momento. Agora nos chega a informação de que a munição seria de um lote da PM. Isto não está confirmado, mas, caso se concretize, veremos se policiais participaram da execução ou do desvio da munição", afirmou.
O coronel Duarte disse ainda que pediu uma recontagem das armas e da munição de cada batalhão da PM. O objetivo é saber se existe desvio de armamento nas unidades. Segundo Duarte, o levantamento ainda não foi concluído.
Uma perícia da Polícia Civil revelou que as balas calibre 40 que atingiram a magistrada pertencem a um lote comprado pela Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC). Segundo a empresa, o lote em questão teriam sido destinado ao batalhão da cidade onde Patrícia atuava.
A juíza chegava em casa quando foi surpreendida por motociclistas e morta. Ela vinha recebendo ameaças, inclusive de policiais com suspeita de envolvimento em milícias.
Para o coronel, se o desvio de munição for confirmado, a PM terá certeza que o assassinato teve a participação de policiais militares. "Se de fato ficar confirmado que foram encontradas pela perícia munições desviadas da Polícia Militar, isso reforça ainda mais a participação de policiais militares no crime. Ainda que não possamos garantir que houve a participação no homicídio em si, mas (houve a participação), no mínimo, em alguma fase da preparação do crime", disse ele.
Oficial
De acordo com Mário Sérgio Duarte, a Delegacia de Homicídios da Polícia Civil, que investiga o caso, ainda não solicitou oficialmente à Polícia Militar, informações sobre o lote de munições supostamente desviado. "Assim que for solicitado, nós daremos a informação imediatamente", disse.
O comandante disse ainda que a Polícia Militar tem tentado melhorar seus mecanismos de controle sobre as armas e munições da corporação.
Recentemente, segundo ele, foi determinada a realização de uma recontagem de todas as armas e munições da PM no Rio.
O comandante afirma que a PM recebeu do Tribunal de Justiça uma lista de todos os policiais militares do Batalhão de São Gonçalo que são réus em processos da Justiça estadual.
Ele explicou que a lista, que contém ´algumas dezenas´ de nomes, será analisada com calma, a fim de que se possa decidir se há necessidade da transferência desses policiais para outros batalhões. "Se houver necessidade de fazermos mudanças, ainda que o número (de policiais a serem transferidos) seja muito grande, nós iremos fazê-las. Se a orientação do tribunal for no sentido de trocar todos aqueles policiais, eles serão transferidos para outros batalhões", acrescentou o comandante.

Torneio de futebol feminino movimenta a localidade de Santo Elias, distrito de São Francisco

Quando da inauguração da Praça Simão Barbosa na localidade de Santo Elias distrito de São Francisco, o prefeito Fonteles promoveu animado torneio de futebol feminino, reunindo várias equipes do município serrano.
Depois de vários jogos entre as equipes femininas, estiveram fazendo à final os times da Meruoca x São Vicente, que empataram no tempo normal em 0 a 0. Nos pênaltis, São Vicente acabou vencendo e conquistando o torneio promovido pela Prefeitura Municipal de Meruoca.
O Coordenador de Esportes do Município, Vilebaldo Mendes Abreu, informou que está aberto às inscrições para o Campeonato Feminino de Futebol, e podem ser feitas na Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude, no horário de 8:00 às 14:00h.

EM TRÍPOLI: Rebeldes caçam Kadafi e ainda sofrem resistência

A tomada da capital por opositores ao ditador líbio causou a divulgação de reconhecimentos do novo governo.
Insurgentes líbios comemoravam a vitória, apesar de o ditador Muammar Kadafi, 69, ainda não ter se rendido. Seus aliados mantinham controle sobre áreas de Trípoli, mostrando alguma resistência às forças rebeldes, já aceitas pelas principais potências mundiais como legítimos senhores da Líbia e das suas riquezas petrolíferas.
Ontem, o Secretário-Geral da Liga Árabe, Al Araby, reconheceu o novo governo. A queda de Kadafi também foi reconhecida pela Tunísia, pelo Egito e pela Autoridade Palestina. A tomada de Trípoli por opositores ao ditador causou a divulgação desses pronunciamentos.
Dois dias após as primeiras incursões rebeldes na capital, que se somavam a uma rebelião dentro da cidade, tanques e franco-atiradores do regime parecem dominar apenas pequenas áreas, inclusive o complexo governamental de Bab al Aziziya.
O paradeiro do próprio Kadafi é desconhecido. Mohammed, o filho mais velho de Kadafi, fugiu de sua residência em Trípoli após ter sido cercado por forças rebeldes.
Saif al Islam, o filho do líder líbio que os rebeldes e o Tribunal Penal Internacional disseram que estava preso, chegou nas primeiras horas de terça-feira (horário local) ao hotel de Trípoli onde repórteres estrangeiros ficam. Segundo o correspondente da BBC Matthew Price, Saif disse a outro jornalista que o pai estava seguro e bem em Trípoli: "claro".
Já a Al Jazeera disse que três filhos de Kadafi foram capturados, mas um deles - Mohammed - conseguiu fugir. Um quarto filho, o comandante militar Khamis, teria sido morto, e seu corpo teria sido achado junto com o do poderoso chefe de inteligência Abdullah al Senussi. A emissora árabe não identificou as fontes dessas informações.
Primavera Árabe
Os civis, que no domingo saíram às ruas para celebrar o fim da ditadura, passaram a segunda-feira dentro de casa, assustados com as explosões e as rajadas de metralhadoras, num dos mais intensos combates da chamada "Primavera Árabe", uma onda de rebeliões que vem alterando o cenário político do Oriente Médio nos últimos meses.
Correspondentes da Reuters testemunharam tiroteios e confrontos com armas pesadas, inclusive canhões antiaéreos, enquanto os rebeldes tentavam eliminar franco-atiradores. Aparentemente, centenas de pessoas foram mortas ou feridas desde o último sábado.
Em seu último pronunciamento, num áudio transmitido no domingo, em tom desafiador, antes de a emissora estatal de TV sair do ar, Kadafi disse que permaneceria em Trípoli "até o fim". Havia rumores de que ele buscaria refúgio em sua região natal, nos arredores da cidade de Sirte, ou no exterior. Faz dois meses que ele não é visto em público.
Uma fonte oficial dos EUA disse não haver sinais de que Kadafi teria fugido da Líbia. Seu primeiro-ministro apareceu na Tunísia. Ontem, mais embaixadas líbias hastearam a bandeira tricolor dos rebeldes, no lugar da que representava o regime iniciado em 1969.
Manifestações
6 meses atrás começaram os grandes protestos contra o ditador Muammar Kadafi. O país é um dos que passam pela chamada "Primavera Árabe"
DIPLOMACIA
Itamaraty avalia como reconhecer rebeldes
O Itamaraty está consultando os principais parceiros internacionais para avaliar o reconhecimento do governo rebelde na Líbia.
De acordo com Tovar Nunes, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, ainda não há posicionamento oficial em relação ao tema.
Segundo o Ministério, o Brasil está "colhendo mais elementos" com membros do fórum IBAS (Índia, Brasil, África do Sul), do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e da Liga Árabe para que então o País se posicione.
O embaixador líbio no Brasil, Salem Zubeidy, deixou a embaixada em Brasília na tarde de ontem. O local está ocupado por diplomatas contrários a Kadafi e líbios radicados no Brasil. Zubeidy ainda ocupa a residência oficial do embaixador.
A bandeira da oposição foi hasteada na embaixada. A troca de bandeiras foi feita na noite de domingo, após a capital Trípoli ter sido tomada pela liderança contrária ao ditador Muammar Kadafi. A bandeira da Líbia de Kadafi foi jogada no lixo, junto com camisetas, cartazes e fotos do ditador.
De acordo com Adel Swasy, diplomata líbio, ainda que o embaixador no Brasil, Salem Zubeidy, seja pró-Kadafi, a bandeira rebelde foi mantida. "Isso aqui se chama terra líbia, não terra do embaixador", disse Swasy.
Os líbios contrários a Kadafi se mostraram insatisfeitos em relação ao posicionamento brasileiro - em especial, do ex-presidente Lula - de defesa da soberania do regime do ditador.
"Avisem o Lula para pegar suas armas e ir defender seu a amigo do peito, que precisa da sua ajuda. E o embaixador da Líbia no Brasil está buscando asilo na Venezuela", ironizou o líbio Sadq Jamal.
SANÇÕES COMERCIAIS
Novo governo líbio pode punir o Brasil
A petroleira líbia Agoco indicou que Brasil, Rússia e China poderão ficar de fora dos negócios do país no novo governo
A hesitação do governo do Brasil em condenar o ditador da Líbia, Muammar Kadafi, pode custar bilhões às empresas brasileiras.
O porta-voz da petroleira líbia Agoco, que se aliou aos rebeldes, indicou ontem que Brasil, Rússia e China poderão ficar de fora dos negócios do país no novo governo.
A resposta dos rebeldes é resultado da decisão desses países de se abster sobre as sanções contra Kadafi.
A Petrobras extrai petróleo no mar da Líbia desde 2005, quando venceu uma licitação para ser sócia na exploração no noroeste da costa do país, no mar Mediterrâneo. A empresa confirmou hoje que suas atividades na Líbia estão suspensas e, em nota, limitou-se a comentar que segue acompanhando a situação no país.
Além da petroleira, três construtoras atuavam na Líbia quando a onda de revoltas chegou ao país: Odebrecht, Queiroz Galvão e Andrade Gutierrez. A Odebrecht tinha 2,3 bilhões de euros (R$ 5,3 bilhões) em contratos. "Nós não temos problemas com os ocidentais, como as empresas italianas, francesas e inglesas. Mas nós podemos ter alguns problemas políticos com Rússia, China e Brasil", disse Abdeljalil Mayouf, porta-voz da petroleira Agoco.
Apesar do avanço dos rebeldes sobre a capital líbia, o Brasil ainda não reconhece a formação de um novo governo pelos rebeldes. O porta-voz do Itamaraty, Tovar Nunes, disse ontem que o Brasil vai reconhecer o embaixador líbio em Brasília, Salem Zubeidy, aliado do ditador, enquanto não houver uma comunicação oficial da Líbia para que o diplomata seja "desacreditado". Com a perspectiva de novas oportunidades de investimento na Líbia, as ações da petroleira italiana Eni subiram 6,3% ontem. O preço do petróleo tipo Brent caiu 0,11% em Londres, com a perspectiva de aumento da oferta.
Embaixada
Um grupo de líbios que vive no Brasil cobrou do governo brasileiro o apoio ao governo de transição da Líbia.
A batalha para tomar o controle do principal complexo de Kadafi em Trípoli promete ser feroz, mas qualquer um que estiver do lado de dentro tem pouca chance de escapar, disse um porta-voz dos rebeldes à televisão Al Jazeera ontem.
Regime de Kadafi
Em 1969, um golpe militar liderado por Kadafi depõe a monarquia, nacionaliza o setor de petróleo e instala uma ditadura militar. A tradição islâmica e o nacionalismo tornam-se ideologia de Estado. O governo é acusado de patrocinar ações terroristas.
Tensão com os EUA - Na década de 1980, os EUA impõem sanções econômicas e, em 1986, bombardeiam Trípoli e Benghazi. Dois agentes líbios são responsabilizados, em 1991, pelo atentado a bomba que explodiu um jato da Pan Am em 1988. O avião caiu em Lockerbie, na Escócia, matando 270 pessoas.
Isolamento - Para aliviar as pressões externas, Kadafi dá início a privatizações e tenta abrir a economia ao capital estrangeiro. Reage também ao fundamentalismo islâmico: em 1993 rompe com o Irã, que apoia grupos extremistas líbios. Em 1998, Kadafi sobrevive a um atentado do grupo Movimento dos Mártires Islâmicos.
Fim do embargo - Em 1999, a Líbia aceita o julgamento dos acusados pelo atentado de Lockerbie. A ONU cancela o embargo

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Metrô de Sobral ligará Grendene a conjunto residencial

Informa o presidente do Metrofor, engenheiro Rômulo Fortes:

O metrô de superfície de Sobral, maior cidade da Região Norte do Ceará, terá, no seu trecho inicial, 12 quilômetros, dos quais cinco serão de uma linha nova que ligará a fábrica da Grendene – onde trabalham mais de 20 mil pessoas – ao Conjunto Residencial Cohab II, passando pelo centro da cidade.
Promessa de Rômulo Fortes:
“Os trens do metrô de Sobral, o primeiro dos quais já está lá – rodarão em bitola métrica até setembro do próximo ano”.

ENCONTRO DE JOVENS: Papa anuncia Rio como sede da JMJ

 encerramento da Jornada Mundial da Juventude, Bento XVI disse que o Brasil sediará o evento em 2013
O papa Bento XVI anunciou ontem que a cidade do Rio de Janeiro acolherá a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 2013, durante discurso para centenas de milhares de jovens católicos reunidos na eucaristia que encerra o evento de Madri, na Espanha.
O anúncio foi feito ao término da 26ª Jornada, que reuniu na cidade espanhola cerca de 2 milhões de peregrinos católicos de 193 países. O papa, de 84 anos, expressou seu desejo de viajar à capital fluminense para presidir o evento.
"Tenho o prazer de anunciar que a sede da próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2013, será o Rio de Janeiro. Peçamos ao Senhor já desde este momento que ajude os jovens de todo o mundo que tiverem de se preparar para que possam se reunir novamente com o papa nessa bela cidade brasileira", declarou Bento XVI em espanhol.
"Queridos amigos, antes de nos despedir, os jovens da Espanha entregam aos do Brasil a cruz das Jornadas Mundiais da Juventude, como Sucessor de Pedro, confio esta grande incumbência a todos os aqui presentes: levem o conhecimento e o amor de Cristo por todo o mundo", acrescentou.
Logo após anunciar a cidade, vários jovens brasileiros ergueram bandeiras brasileiras, enquanto os católicos espanhóis entregavam a Cruz dos Jovens aos brasileiros no altar levantado na base aérea, em Madri.

domingo, 21 de agosto de 2011

em Fase de conclusão as cisternas de placas para os meruoquenses

Secretário de recursos hídricos, meio ambiente e agropecuário, fala das cisternas aos meruoquenses.
O Secretário de Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Agropecuário, Abelardo júnior, conversou com o repórter Luiz Carlos Silva (andarilho), sobre as cisternas que estão sendo construídas em diversas localidades e para famílias carentes.
Em sua narrativa, informou que a conclusão das 153 cisternas de Placas já está em fase de conclusão. Disse ainda, que essas cisternas de placas acabarão com um velho problema que é a falta de água no período de verão. ”Não é admissível em um município que tem a pluviosidade de 800 milímetros anual de chuva, faltar o precioso liquido as famílias no verão.
Com estas cisternas iremos armazenar água e evitar que o precioso líquido corra em direção ao Rio Acaráu.

sábado, 20 de agosto de 2011

CHEFE DO TRÁFICO: Preso suspeito de matar juíza

O traficante Alex Sandro Costa foi visto nas proximidades do condomínio onde Patricia Acioli morava
A juíza aposentada Denise Frossard lamentou a morte de Patrícia Acioli
A Polícia Militar confirmou ontem que prendeu um suspeito pela morte da juíza Patrícia Acioli, morta com 21 tiros, no último dia 12, em Niterói. O comandante do batalhão de São Gonçalo (7º BPM), tenente-coronel Cláudio Luís de Oliveira, disse que policiais da sua unidade prenderam o traficante Alex Sandro Costa da Silva, o Alex Orelhinha. O oficial disse ter recebido informações de que, dias antes do crime, Orelhinha foi visto nas proximidades do condomínio onde a juíza morava.
O criminoso foi preso no dia seguinte ao assassinato, no bairro de Trindade, em São Gonçalo. Havia um mandado de prisão por homicídio contra ele. Encarregada das investigações sobre o crime, a Divisão de Homicídios da Polícia Civil não confirma que Orelhinha seja suspeito. Ele foi reconhecido por uma testemunha. A suspeita sobre Orelhinha recai também pelo fato dele responder a dois processos por homicídio qualificado que eram julgados por Acioli. O criminoso é um dos chefes do tráfico no morro Menino de Deus, em São Gonçalo.
Homenagem
A juíza recebeu uma homenagem das associações dos Magistrados do Rio de Janeiro (Amaerj) e do Brasil (AMB). O presidente da Amaerj, desembargador Antonio Siqueira, disse que o crime foi perpetrado não só contra a magistrada, mas também contra todo o Estado de Direito. "Os juízes estão abalados, mas não vamos nos acovardar. Cumpriremos nosso dever de combater o crime organizado. Usaremos esta fita até que os assassinos sejam presos; não vamos nos desmobilizar", afirmou. Ele também disse que os magistrados estão organizando um grupo de estudo para enviarem propostas para garantir o trabalho e a segurança.
Presente ao ato, a juíza aposentada Denise Frossard, que sofreu três atentados quando estava na ativa, também lamentou a trágica morte da magistrada. Segundo ela, os juízes não devem tolerar este ataque à democracia e aos cidadãos. "Eles devem atuar com mãos de ferro contra o crime organizado", afirmou. Frossard foi responsável pela prisão de diversos integrantes da cúpula do jogo do bicho na década de 90. O juiz Fábio Uchoa, que assumiu a 4ª Vara Criminal de São Gonçalo junto com os juízes Alexandre Oliveira Camacho de França e Claudia Márcia Vidal, afirmou que sua função não é a de um justiceiro, mas de um magistrado.

Recadastramento do Bolsa Família

Secretaria de ação e promoção social continua fazendo recadastramento do Bolsa Família.
A Secretaria de Ação e Promoção Social do município de Meruoca vem recadastrando as pessoas participantes do Bolsa Família e beneficiando as famílias carentes.
Essa parceria da Prefeitura e o Governo Federal têm cadastrado cerca de duas mil famílias, recebendo esse benefício e melhorando a sua qualidade de vida.
Em conversa com a imprensa, o responsável pelo recadastramento do Programa Bolsa Família, Paulo Victor, informou que até o mês de outubro de 2011, uma nova etapa do recadastramento está sendo executadas, para somente permanecer no programa, realmente as pessoas necessitadas. Explica Paulo Vitor, que esse cadastro é feito em cima daquelas famílias que tem os filhos estudando, sendo essa uma exigência do Ministério.
Para as famílias que ainda não fizeram o seu recadastramento, o responsável avisa que elas devem comparecer na Secretaria de Ação e Promoção Social, no horário de 8:00 às 14:00h, e procurar informações de como deve proceder e quais os documentos necessários para garantir esse benefício.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Prefeito do Município de Independência é notificado sobre decisão de afastamento

O gestor do Município, Valdi Coutinho será afastado para apuração de irregularidades
O juiz da Comarca de Independência, César Morel Alcântara cumpriu, nessa segunda-feira (15/08), a carta de ordem que determinou o afastamento de José Valdi Coutinho do cargo de prefeito de Independência. Na prática, o gestor foi notificado oficialmente que deverá se afastar da Prefeitura em decorrência de irregularidades apontadas pelo Ministério Público (MP) estadual.
O afastamento do denunciado foi mantido pelas Câmaras Criminais Reunidas do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) no dia 29 de junho deste ano. No entanto, somente nesta semana, após várias tentativas de localizar o gestor, é que o oficial de Justiça conseguiu notificá-lo da decisão. De acordo com o órgão ministerial, José Valdi Coutinho é acusado de se apropriar de bens públicos e desviar verbas da Prefeitura no período de 1997 a 2000.
Em fevereiro de 2009, as Câmaras Criminais receberam a denúncia contra o administrador. Alegando falta de fundamentação jurídica para o recebimento da peça, o acusado ingressou com embargos de declaração (nº 20805-93.2004.8.06.000/1) no TJCE. Ao analisar o recurso, no entanto, o órgão julgador decidiu, por unanimidade, manter a denúncia e o afastamento para apurar a responsabilidade do prefeito.


Meruoca musical desce a serra

Hoje, o Mercado dos Pinhões recebe o show "Festival de Meruoca Desce a Serra" com os artistas cearenses que concorreram no evento em 2010 e 2011.

Na perspectiva de ampliar o raio de divulgação das obras dos competidores cearenses, o já tradicional Festival de Inverno da Serra da Meruoca, tal qual o Jazz & Blues de Guaramiranga, também desce a serra, e faz uma edição reduzida, hoje, em Fortaleza, no Mercado dos Pinhões, a partir das 19 horas.
Intitulado "Festival de Meruoca Desce a Serra", no evento, os cearenses que participaram da edição deste ano de 2011 na cidade da zona norte cearense interpretarão as mesmas composições concorrentes. Na oportunidade, também serão acompanhados pela mesma banda do certame que tem em sua formação os competentes instrumentistas Denilson Lopes, na bateria, Nélio Costa, no contrabaixo, e Mimi Rocha (guitarra, violão, arranjos e direção musical).
Lançamento de CD
Na apresentação musical desta noite no Mercado dos Pinhões, já confirmaram suas participações os cantores, compositores e instrumentistas Cláudio Mendes, integrante da Banda Mobília, Isaac Cândido, Jord Guedes, Lupe Duailibe, Mário Soul, Simone Sousa, Wilson Cirino e os componentes dos coletivos Bossambar e Eletrocactus.
Durante a realização da noitada musical, também haverá o lançamento do CD da edição 2010 do Festival de Inverno da Serra da Meruoca. Desta maneira, o show desta quinta, no Mercado dos Pinhões, também terá a participação do finalistas, entre eles, William Rodrigues, Ciço Lifrath, Zebeto Correa, Raimundo Cassundé e Aparecida Silvino.
Parceria
Essa ideia da produção do show é uma tentativa de dar continuidade ao evento cultural e de possibilitar ao público de Fortaleza o acesso às composições finalistas apresentadas durante a realização do evento, no ano anterior, bem como também mostrar, ao vivo, algumas canções que concorreram em 2011. Isso só foi possível devido a uma parceria entre e Associação Cultural Solidariedade e Arte (Solar), produtora do evento, e a Secultfor.
História
Tendo sua primeira edição no em 2004, e sempre realizando sistematicamente suas atividade de forma contínua no estado do Ceará, o Festival de Inverno da Serra da Meruoca, que realizou sua oitava edição em junho passado, tem como proposta primordial valorizar a música autoral e revelar novos compositores a cada ano. O evento também abre espaço para autores de outros estados.
Para o cantor e compositor Pingo de Fortaleza, coordenador geral da mostra competitiva do Festival, a realização vem tendo uma evolução positiva ao longo dos oito anos de existência. "São muitos méritos pois é feito de modo continuado. Tem muita importância para a economia da região, além de trazer os valores culturais", avalia.
Pingo acrescenta que, em sua oitava edição, o evento já adquiriu um caráter nacional com inscrições desde a região sul até o Amazonas. "Cantores, compositores como a mineira Ivânia Catarina, irmã do Vander Lee e o paulista Tavinho Lima, de Ilha Solteira, segundo lugar este ano, sempre participam também. Considero positiva a iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, através da Secultfor, no apoio à difusão deste festival através desta iniciativa que fortalece mais a importância nacional do Festival de Meruoca", diz.
MAIS INFORMAÇÕES:
Festival da Meruoca - Show com concorrentes das edições 2010 e 2011. Às 19h, no Mercado dos Pinhões (Pç. Visconde de Pelotas, Centro).

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Recadastramento do Bolsa Família

Secretaria de ação e promoção social continua fazendo recadastramento do Bolsa Família.
A Secretaria de Ação e Promoção Social do município de Meruoca vem recadastrando as pessoas participantes do Bolsa Família e beneficiando as famílias carentes.
Essa parceria da Prefeitura e o Governo Federal têm cadastrado cerca de duas mil famílias, recebendo esse benefício e melhorando a sua qualidade de vida.
Em conversa com a imprensa, o responsável pelo recadastramento do Programa Bolsa Família, Paulo Victor, informou que até o mês de outubro de 2011, uma nova etapa do recadastramento está sendo executadas, para somente permanecer no programa, realmente as pessoas necessitadas. Explica Paulo Vitor, que esse cadastro é feito em cima daquelas famílias que tem os filhos estudando, sendo essa uma exigência do Ministério.
Para as famílias que ainda não fizeram o seu recadastramento, o responsável avisa que elas devem comparecer na Secretaria de Ação e Promoção Social, no horário de 8:00 às 14:00h, e procurar informações de como deve proceder e quais os documentos necessários para garantir esse benefício.

PREFEITO DE SENADOR POMPEU

Vereadores aprovaram com sete votos contra dois pedido de cassação do prefeito afastado, Antônio Teixeira.
Câmara DE VEREADORES aprovou, na noite da última terça-feira, processo de cassação do prefeito afastado, Antônio Teixeira, em sessão tumultuada
A sessão na Câmara de Vereadores, na noite do dia 16, mais uma vez começou tumultuada. Dessa vez o presidente da Casa Legislativa, Francisco Teixeira Pinheiro, mais conhecido por Chico Pinheiro, resolveu instalar telões para o público ver o trabalho dos parlamentares municipais do lado de fora. Pretendia evitar os problemas ocasionados na última sessão.
Não teve jeito. Tentando evitar a votação do pedido de abertura de processo solicitando a cassação do mandato do prefeito afastado, Antonio Teixeira, o grupo de simpatizantes do gestor público provocou um black-out no prédio. Os vereadores da cidade votaram, aprovaram e assinaram o pedido sob os refletores da câmera da emissora TV Diário.
A Comissão Processante deveria ter sido montada para julgar um pedido feito pela eleitora, Lúcia Aquino, na semana passada. Chico Pinheiro encerrou a sessão antes da votação, alegando tumulto. Ele havia justificado a necessidade de consultar a assessoria jurídica da Câmara.
O vereador Antonio Mendes de Carvalho, auxiliar da mesa e relator, alegou impedimento de leitura da denúncia em razão de cópias do processo do Ministério Público (MP) terem sido anexadas ao pedido. Corre em segredo de justiça.
Os oposicionistas insistiam na leitura da denúncia. Em seguida, haveria votação e formação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).
Agora o pedido foi aprovado, por sete votos a dois. A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) terá 90 dias para investigar e apresentar provas que comprovem as ilicitudes das quais Antonio Teixeira é acusado. Em seguida, poderão definir o destino político do prefeito afastado.
Preso
Até o enceramento desta edição ele ainda continuava preso no comando geral do Corpo de Bombeiros Militar, em Fortaleza. Continua contando com o apoio de milhares de aliados. A bancada oposicionista aposta na sua exclusão da política, pelo menos pelos próximos anos. Para piorar a situação de Antonio Teixeira, o juiz da Comarca de Senador Pompeu, Fernando de Souza Vicente, determinou, no dia da sessão, novo afastamento dele, por improbidade administrativa. Foi o segundo pedido de afastamento.
MAIS INFORMAÇÕES:
Câmara de Vereadores do Município de Senador Pompeu
Rua Professor Cavalcante, 635 - Centro
Telefone: (88) 3449.1235

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Classificação do Brasileirão Série A 2011


Vaticano divulga registros sobre padre acusado de abuso

O Vaticano tomou uma medida incomum ao publicar arquivos internos sobre um padre que foi transferido de sua paróquia na década de 1960, após supostamente ter molestado menores na Irlanda e nos Estados Unidos.
Os arquivos publicados nesta quarta-feira (17) são parte da documentação que a Santa Sé pretende entregar a advogados norte-americanos que representam um homem que afirma ter sido abusado pelo reverendo Andrew Ronan, que já morreu. O homem, que não foi identificado, quer que o Vaticano seja responsabilizado pelos abusos.
O advogado do Vaticano Jeffrey Lena disse que os próprios arquivos da Santa Sé mostram que a igreja não sabia das acusações contra Ronan até 1966, após a ocorrência dos abusos, quando Ronan pediu para deixar a igreja. Os documentos foram divulgados em meio a fortes críticas sobre a atuação do Vaticano em casos de abuso de menores da Irlanda.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Inauguração do Hospital Chagas Barreto

Prefeito Fonteles anuncia a compra de mais duas ambulâncias e raio-X para o hospital Chagas Barreto

Em sua visita ao Hospital Chagas Barreto em Meruoca, o prefeito Fonteles fez um levantamento das ações realizadas em sua gestão até o presente momento.
Fonteles informou que grandes avanças aconteceram em sua gestão, reformando e comprando equipamentos para os PSFs; Duas cadeiras odontológicas para as localidades de Palestina do Norte e Camilos; Aumentou o número de PSF de 3 para quatro; Entrega de uma ambulância; Comprou uma máquina de pulverização para combater a leishmaniose; Atendimento no Hospital Chagas Barreto com fisioterapia, eletrocardiograma, ultrasonografia e melhorando as condições do Laboratório de Análise Clínicas.
Em relação a mais benefícios para a área de saúde, Fonteles anunciou a compra de mais duas ambulâncias; Um aparelho de Raio X, faltando somente uma sala específica e treinamento de funcionário para manejar o equipamento e participação no Projeto do Governo Federal chamado Nasce, para atender as pessoas mais carentes do SUS.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Cristina Kirchner lidera primárias na Argentina com 48,73%

Dos dez candidatos que participaram das primárias para a Presidência, três não conseguiram a votação mínima exigida de 1,5% e não disputarão o primeiro turno da eleição presidencial.

A presidenta da Argentina, Cristina Kirchner (Frente para a Vitória), obteve vitória expressiva nas eleições primárias realizadas ontem (14) no país, confirmando seu favoritismo para a eleição presidencial em 23 de outubro. O segundo colocado foi o deputado Ricardo Alfonsín (União Cívica Radical, a UCR), enquanto o terceiro lugar ficou com o ex-presidente Eduardo Duhalde (União Popular).
Se as eleições presidenciais argentinas fossem hoje, a presidenta Cristina Kirchner seria reeleita no primeiro turno, com o apoio de 50% do eleitorado. Ela teria mais votos que todos os partidos da oposição juntos, indicam os resultados oficiais das primeiras primárias. Ontem (14), 22 milhões de argentinos foram às urnas para decidir quem disputará as eleições presidenciais de 23 de outubro.
As eleições primárias funcionam como uma espécie de termômetro para as eleições de outubro. Para vencer no primeiro turno, o candidato deve receber mais de 40% dos votos e 10% de diferença para o segundo colocado. O segundo turno ocorrerá em 10 de dezembro.
Dos dez candidatos que participaram das primárias para a Presidência, três não conseguiram a votação mínima exigida de 1,5% e não disputarão o primeiro turno da eleição presidencial.
O ex-presidente Eduardo Duhalde (que elegeu Néstor Kirchner seu sucessor e é inimigo político de Cristina Kirchner) e Ricardo Alfonsin (filho do ex-presidente Raul Alfonsin) praticamente empataram, cada um com 12% dos votos. Em terceiro lugar ficou o socialista Hermes Binner, com 10%. Pela legislação eleitoral, mesmo que quisessem, os três não podem se unir e formar uma nova aliança. A oposição só pode formar uma frente comum se alguns candidatos renunciarem em favor de um nome.
Paralelamente, cerca de 29 milhões de eleitores foram às urnas para escolher candidatos a governador, senador e deputado.
Para os analistas políticos, os resultados mostraram a debilidade da oposição - fragmentada - no cenário político argentino. "Ou a oposição se reorganiza e apresenta uma proposta mais atraente ou repetirá a derrota na eleição presidencial", disse Rosendo Fraga, do Instituto Poliarquía.
"A oposição não tem um líder e a eleição de Cristina foi contundente. Difícil que este resultado mude na presidencial", acrescentou Mariel Fornoni, da Management & Fit. Para Fornoni e para Fraga, a estabilidade econômica combinada com forte crescimento (cerca de 8%) foi decisiva para o resultado das urnas.
Foi a primeira vez que a Argentina votou em eleições primárias que definirão os candidatos para as eleições presidenciais de outubro. Os eleitores votaram em listas de pré-candidatos à Presidência e vice, deputados de províncias e na capital, Buenos Aires, e senadores em Buenos Aires, Formosa, Jujuy, La Rioja, Misiones, San Juan, San Luis e Santa Cruz.
Emocionada, Cristina Kircher compartilhou o palco com a filha, Florência, e com seu candidato a vice, o ministro da Economia, Amado Boudou. Os seguidores da presidenta ergueram bandeiras, bateram tambores e cantaram a tradicional marcha peronista – ligada ao movimento político fundado pelo ex-presidente Juan Domingo Perón, nos anos 40.

domingo, 14 de agosto de 2011

BLOQUEIO POLÍTICO: Obama exorta parlamentares

Líder norte-americano cobrou mais compromisso dos legisladores no enfrentamento da crise
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse ontem que a disputa entre democratas e republicanos em Washington está prejudicando a economia e exortou os parlamentares a se comprometerem a estimular a criação de postos de trabalho.
Ainda afetado por um debate sobre a dívida e o déficit que levou a um rebaixamento da classificação de crédito dos Estados Unidos, Obama disse que vai começar na próxima semana uma viagem de ônibus de três dias pelo país para entrar em contato com eleitores, uma vez que sua campanha para a reeleição está começando. Canalizar a ira dos eleitores para o Congresso será um dos temas-chave da viagem.
"Não podemos continuar com a luta partidária em nosso caminho, esta ideia de que trabalhar para a próxima eleição é mais importante do que trabalhar nas coisas corretas", advertiu o presidente em seu discurso semanal por rádio e internet. "Isto é o que nos detém, o fato de que alguns no Congresso querem ver seus oponentes perderem, em vez de ver os Estados Unidos ganharem", disse.
Estes comentários ocorrem num momento em que Obama é atacado por seus adversários do Partido Republicano e por alguns membros de sua própria base democrata pela gestão da crise econômica, especialmente em relação ao desemprego, que permanece em 9,1% e com uma recuperação estancada.
Desafios resistentes
Obama admitiu que o país enfrenta "alguns desafios econômicos muito resistentes", mas colocou nos ombros do Congresso a culpa pela lenta recuperação da crise. "Recentemente, a resposta de Washington foi partidarismo e impasse que só minaram a confiança pública e prejudicaram nossos esforços para expandir a economia. Então, enquanto não há nada de errado com nosso país, há algo errado com a nossa política e é isso que temos de corrigir", afirmou.
O presidente norte-americano convocou os legisladores a aprovar um corte no orçamento, a dinamizar os processos para obter novas patentes para a inovação e a ratificar os acordos de livre comércio, que, segundo ele, ajudarão a vender mais produtos americanos em todo o mundo.
Não há "desculpas para a inação", disse. "Afinal de contas, os Estados Unidos votaram por um governo dividido, não por um governo disfuncional, e temos trabalho a fazer", concluiu Barack Obama.

QUER NOS MANDAR UM E-MAIL?


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


TRASLATE

Flag Counter...

free counters

TWITTER

Sigua nós no Twitter