VISUALIZAÇÃO POR PAGINAS

Contador de visitas

______________________________

MAGAZINE LUIZA

quarta-feira, 22 de junho de 2011

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL: LULA GANHA PRÊMIO POR COMBATER A FOME NO PAÍS

Em oito anos de governo, o ex-presidente melhorou a qualidade de vida dos brasileiros, segundo a fundação
O ex-presidente agradeceu o prêmio e disse que o Brasil tem muito a mostrar na área de segurança alimentar
O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva foi anunciado ontem como um dos vencedores do prêmio World Food Prize 2011, ao lado de John Kufuor, ex-presidente de Gana.
O nome de Lula foi anunciado em uma cerimônia no Departamento de Estado americano, em Washington, com a presença da secretária Hillary Clinton.
O prêmio, instituído em 1986 pelo Nobel da Paz Norman Borlaug, reconhece pessoas que "contribuem para o avanço do desenvolvimento humano ao melhorar a qualidade, quantidade e disponibilidade de alimentos no mundo".
O World Food Prize inclui uma premiação em dinheiro, de US$ 250 mil (cerca de R$ 398 mil), além de uma escultura de autoria do designer Saul Bass.
A cerimônia de entrega do prêmio está marcada para o dia 13 de outubro em Des Moines, capital do Estado americano de Iowa (centro do país).
Fome Zero
Segundo os organizadores da premiação, Lula e Kufuor foram escolhidos "por seu comprometimento pessoal e liderança visionária" durante o período que exerceram a Presidência "ao criar e implementar políticas de governo para aliviar a fome e a pobreza em seus países".
"As importantes realizações desses dois ex-chefes de Estado ilustram que a liderança transformacional pode realmente provocar mudanças positivas e melhorar de maneira significativa as vidas das pessoas", diz o texto de apresentação dos vencedores no site da World Food Prize Foundation.
"Durante os oito anos de seu governo, o comprometimento e a visão do presidente Lula conquistaram reduções dramáticas na fome, pobreza extrema e exclusão social, melhorando imensamente as vidas do povo do Brasil", afirma a fundação.
A World Food Prize Foundation cita o sucesso dos programas de combate à fome no Brasil - encabeçados pelo Fome Zero - durante os dois mandatos de Lula e ressalta que durante seu governo o País reduziu pela metade a proporção de pessoas que passam fome e também o percentual de brasileiros vivendo em pobreza extrema.
"O Fome Zero rapidamente se transformou em uma das mais bem-sucedidas políticas de segurança alimentar e nutricional no mundo, por meio de sua ampla rede de programas", diz o texto.
Em comunicado divulgado pelo Instituto Cidadania, fundado por Lula, o ex-presidente comemorou a escolha.
"Eu estou emocionado de saber que o Brasil foi escolhido como um país que conseguiu boas políticas na área da agricultura e combate à fome", disse o ex-presidente.
"O Brasil tem muito a mostrar na área de segurança alimentar. E nós queremos compartilhar nossa experiência com outros países, especialmente da África e os países mais pobres da América Latina", completou.
Em 25 anos, já foram premiados pelo World Food Prize personalidades de Bangladesh, do Brasil, da China, de Cuba, da Dinamarca, da Etiópia, da Índia, do México, de Serra Leoa, da Suíça, do Reino Unido e dos Estados Unidos.

MEC DIVULGA PRIMEIRA CHAMADA DO SISU

O Ministério da Educação (MEC) divulga hoje (22) a lista dos aprovados em primeira chamada pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Cerca de 450 mil se candidataram para disputar uma das 26 mil vagas ofertadas em 48 instituições públicas de ensino superior.
Os aprovados terão os dias 27 e 28 deste mês para fazer a matrícula nas instituições de ensino. Os estudantes puderam escolher até duas opções de curso, elegendo sua prioridade. Caso o participante tenha conseguido uma vaga no curso marcado como segunda opção, poderá permanecer no sistema e esperar pela segunda chamada. Os selecionados para a primeira opção perdem a vaga se não fizerem a matrícula.
No dia 2 de julho, o MEC divulga a segunda chamada, com prazo de matrícula nos dias 5 e 6 de julho. Após esse período, o sistema gera uma lista de espera que fica disponível para as instituições selecionarem candidatos para as vagas remanescentes. Podem entrar na lista os estudantes que não foram selecionados (em nenhuma das opções escolhidas) nas duas primeiras chamadas. Os interessados deverão fazer essa opção no próprio sistema, entre os dias 2 e 7 de julho.
A lista dos aprovados pode ser consultada no site do MEC. Os estudantes também poderão consultar o resultado da seleção pelo telefone 0800 61 61 61. Criado pelo MEC no ano passado, o Sisu unifica a oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior.

terça-feira, 21 de junho de 2011

ADESÃO AO PMDB: PREOCUPADOS COM A REELEIÇÃO

Reação surpreende os ex-vereadores do PHS, que admitem repensar as filiações, embora voltem a conversar com Eunício
Vitor Valim diz que os peemedebistas da Câmara precisam pensar de maneira positiva.
Os vereadores Vitor Valim e Walter Cavalcante oficializaram, ontem, na sede do Partido Humanista Solidário (PHS) e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a desfiliação dos dois dos quadros da legenda. Os parlamentares, que estão em processo de filiação no PMDB estranharam atitude de alguns peemedebistas, colegas da Câmara Municipal, que estão receosos com a possível ida dos dois para o partido.
O Diário do Nordeste publicou matéria, ontem, sobre reunião realizada entre os vereadores do PMDB na Câmara, Carlos Mesquita, Marcus Teixeira, Magaly Marques e Paulo Gomes, na última quinta-feira, onde eles colocaram suas preocupações com o ingresso de Valim e Cavalcante nos quadros do partido. Temendo perder votos para os colegas, os peemedebistas pretendem conversar com o presidente da sigla, senador Eunício Oliveira (PMDB), para relatarem suas preocupações.
Somar
Para Vitor Valim, a bancada peemedebista na Câmara tem que pensar no "lado positivo" de todo esse processo, uma vez que, segundo ele, a ida dos dois parlamentares servirá apenas para somar o quadro do partido. O parlamentar ainda taxou de "desnecessária" a preocupação de Mesquita e dos outros.
"Estamos esperando ainda uma conversa com o senador Eunício, mas isso daí nos pegou de surpresa, porque eu pensava que tudo já estava superado. Nós conversamos com o Carlos Mesquita e com os demais e ninguém esboçou controvérsia com nossa entrada, mas isso vai ser superado. Vamos conversar e resolver os problemas", disse.
Valim agora está esperando a decisão do PMDB para entrar definitivamente no partido, informou que manterá uma postura de independência em relação ao trato com o Executivo municipal, independente, do que seja orientado dentro da legenda. "Eu acho que minha postura vai continuar a mesma, pois eu tenho um posicionamento em relação à gestão da prefeita, mas isso não quer dizer que eu faço oposição por oposição", diz.
Ele aproveitou ainda para alfinetar peemedebistas que, segundo ele, "não levantaram a bandeira do PMDB nas eleições passadas". Segundo o vereador, ele e Walter Cavalcante apoiaram a candidatura do senador Eunício Oliveira, "diferente de outros que são de direito, mas que não agem de fato como peemedebistas".
Segundo Walter Cavalcante, para os dois entrarem no PMDB faltam apenas mais algumas conversas com Eunício. No entanto, conforme informou, caso a entrada deles cause transtornos à sigla, os dois podem repensar se vão para o partido. "Se incomoda alguém a gente repensa isso daí. Eu só acredito que o PMDB não pode ser grande fazendo pequeno, e eu sei que o PMDB não tem fracos".

EMPRESÁRIO SEQUESTRADO: UNIVERSITÁRIO FOI MENTOR DO CRIME

O sequestro terminou na tarde do último sábado, quando a Polícia Civil libertou o refém e prendeu os acusados
Os delegados Jairo Pequeno e Rommel Kerth deram entrevista à Imprensa e detalharam a operação que resultou na libertação do refém sem que fosse preciso a família pagar o resgate.
Um estudante universitário do curso de Economia de uma faculdade particular da Capital comandou o último sequestro registrado no Ceará. Cássio da Cunha Cavalcante, pernambucano de 32 anos, foi preso em flagrante minutos depois de ter saído do cativeiro onde o empresário Paulo André Evangelista da Silva, do ramo de estamparia e fábrica de roupas moda praia passou nove dias encarcerado.
O arrebatamento da vítima - também de 32 anos - aconteceu na manhã do dia 9 último, depois que o empresário foi convencido a ir ao encontro de um comerciante para negociação de um contrato de venda.
Segundo a Polícia, o próprio Cássio planejou e negociou o falso contrato para atrair o empresário até o local do arrebatamento, na esquina da Avenida José Leon com a Rua Castelo Branco, no Parque Manibura.
Cássio foi preso no último sábado, no bairro Jardim das Oliveiras, a três quarteirões da casa onde o empresário era mantido refém. O cativeiro foi ´estourado´ pelas equipes do Departamento de Polícia Especializada (DPE) e da Divisão Antissequestro (DAS) ainda no sábado, na Rua das Gaivotas, 1730, onde funcionava uma fábrica de confecção do próprio Cássio, fechada há alguns meses.
Tramou
"Ele utilizou seu próprio local de trabalho como cativeiro. O estudante participou de forma ativa de todos os momentos do sequestro, desde o arrebatamento", destacou o delegado Rommel Kerth, titular da DAS, em coletiva à Imprensa, ontem pela manhã. Ao todo, 15 policiais, dentre eles, dois delegados, estiveram envolvidos na operação. Na casa, foram presos José André Pereira Duarte e Francisco Davi Silva Julião. O último identificou-se como menor de 16 anos, no momento da prisão, mas depois ficou constatado que tem 21 anos completos.
"Ele foi autuado em flagrante como os outros por formação de quadrilha, extorsão mediante sequestro e roubo à mão armada", confirmou o delegado Jairo Pequeno, diretor do DPE.
Também foi preso Francisco das Chagas Filho, conhecido pelos apelidos de ´Pelé´ e ´Negão´, apontado nas investigações como guarda do cativeiro. "Descobrimos que havia quatro guardas para o cativeiro. Dois ficavam à noite e dois durante o dia", disse Rommel Kerth.

GOIÁS: CASAL GAY VAI PROCESSAR ESTADO

 O casal Liorcino Mendes e Odílio Torres anunciou, ontem, que vai processar por perdas e danos morais o Estado de Goiás e o juiz Jerônymo Pedro Villas Boas pela anulação do contrato de união estável firmada por eles no mês passado em Goiânia (GO).
O juiz é titular da 1ª Vara da Fazenda Pública Municipal e de Registros de Goiânia. Hoje, por meio da assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), avisou que "não dará entrevistas sobre o caso".
"É um absurdo o que o juiz fez", disse a advogada do casal, Helena Carramaschi, conselheira da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Goiás. "Eu vou entrar com ação de perdas e danos morais e reivindicar indenização, porque o juiz direcionou a decisão aos dois, o que configura preconceito", afirmou ela.
A advogada disse que o juiz "foi preconceituoso" ao cancelar o registro de Liocirno e Odílio, quando existem inúmeros outros registros semelhantes nos cartórios de Goiânia. "Ele não cancelou os registros anteriores, e há dezenas deles em Goiânia", ressaltou Helena.
A OAB de Goiás também anunciou que apresentará uma reclamação contra o juiz de Goiânia no Supremo Tribunal Federal (STF) e na Comissão de Direitos Homoafetivos do Ministério da Justiça (MJ). Nos casos, o questionamento está centrado na figura do juiz.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

CEARÁ PERDE PARA O SÃO PAULO EM GRANDE ATUAÇÃO DE ROGÉRIO CENI

O Ceará segue sem vencer jogando no PV. O alvinegro recebeu o São Paulo e foi derrotado por 2 a 0. A partida foi realizada, na tarde deste domingo (19), pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro.
>Em qual setor o Ceará precisa se reforçar para o clube voltar a vencer na Série A? Opine
>Confira a classificação atualizada da competição
O resultado deixou o Vovô em situação complicada na tabela. O alvinegro aparece na zona do rebaixamento, 17ª colocado, com 4 pontos. Já o São Paulo segue na liderança isolada da competição, com 15 pontos. 100% de aproveitamento!
O Ceará começou pressionando a equipe do São Paulo. As melhores chances sairam pela ala direita, com Diego Macedo e Osvaldo. Aos 12 minutos, o atacante alvinegro avançou pela direita, e mandou direto pro gol. O chute tinha endereço certo, não fosse a grande defesa do goleiro Rogério Ceni.
O São Paulo também foi pro ataque. Marlos, na grande área, cruza, a bola desvia em Diego Sacoman e passa tirando tinta da trave.
Pênalti desperdiçado
O Ceará teve o grande momento do primeiro tempo, com um pênalti a favor aos 19 minutos. Osvaldo foi para a cobrança. O atleta até cobrou bem, mas melhor do que ele foi a espetacular defesa de Rogério Ceni, evitando o gol alvinegro.
Quem não desperdiçou a chance de abrir o marcador, foi o meia Marlos. Aos 35 minutos, o atleta tricolor ganhou a bola do marcador na esquerda, avançou na grande área, encontrou espaço e chutou rasteiro, abrindo o placar no PV.
Na sequência, o Ceará continou trabalhando bem a bola, mas encontrou dificuldades para furar o bloqueio do São Paulo.
2º tempo
Asim como no primeiro tempo, o Ceará começou atacando. Aos 5 minutos, grande oportunidade para o Vozão. Diego Macedo lançou na pequena área e no bate-rebate, Thiago Humberto e Iarley desperdiçaram chances claras de gol.
Rogério Ceni, o nome do jogo
O Ceará continuou no ataque e aos 12 minutos, mais um duelo entre Osvaldo e Rogério Ceni. Melhor para o goleiro do São Paulo, que mandou para escanteio, uma bomba do atacante alvinegro.
Três minutos depois, Osvaldo aproveita vacilo do zagueiro Xandão, avança e toca por cobertura. Rogério Ceni, o grande nome da partida, evita o gol e mandou a bola novamente para escanteio.
O São Paulo também desperdiçou oportunidades. Aos 17 minutos, Juan mandou a bola para pequena área. A bola passou por Fernando Henrique e o atacante Henrique , que chegou atrasado, perdeu a chance de ampliar o placar.
O mesmo não aconteceu com o meia Lucas. O atleta, convocado para a Copa América, bem ao seu estilo, recebeu passe na grande área e passou pelo zagueiro Erivélton. Na sequência, invadiu a pequena área, deixou o goleiro Fernando Henqique e mandou a bola pro fundo do gol.
O Ceará ainda teve boas oportunidades de diminuir o placar, com Diego Macedo, Diguinho e Washington que chegou acertar a trave. Porém a boa fase do São Paulo, se resumiu a do goleiro Rogério Ceni, que pegou todas. Fim de partida e o Ceará amargou mais uma derrota no Brasileirão.
6ª rodada
Na próxima partida, domingo (26), o Ceará recebe o Palmeiras, às 16h, no PV. No mesmo dia e horário, o São Paulo enfrenta o Corinthians no clássico paulista.
Ficha Técnica:
Ceará 0 x 2 São Paulo
Ceará - Fernando Henrique; Diego Macedo (Sinho), Diego Sacoman, Erivelton e Vicente; João Marcos, Heleno, Eusébio (Washington) e Thiago Humberto; Iarley (Diguinho) e Osvaldo. Técnico: Vágner Mancini.
São Paulo - Rogério Ceni; Jean, Xandão, Luiz Eduardo e Juan; Rodrigo Souto, Wellington, Casemiro (Carlinhos) e Lucas; Marlos (Bruno Uvini) e Henrique (Rivaldo). Técnico: Paulo César Carpegiani.
Gols - Marlos, aos 35 minutos do primeiro tempo. Lucas, aos 21 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos - João Marcos (Ceará); Juan, Rodrigo Souto, Bruno Uvini (São Paulo).
Árbitro - Edivaldo Elias da Silva (PR).
Renda e público - R$ 169.265,00 / 13 mil
Local - Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE).

CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRÃO SÉRIE "A" 2011

1 São Paulo 15
2 Palmeiras 11
3 Corinthians 10
4 Figueirense 10
5 Atlético Mineiro 8
6 Botafogo 8
7 Vasco 8
8 Atlético Goianiense 7
9 Grêmio 7
10 Flamengo 7
11 Fluminense 6
12 Internacional 6
13 Santos 5
14 Bahia 5
15 América Mineiro 5
16 Coritiba 4
17 Ceará 4
18 Cruzeiro 3 5 0 3 2 4 6 -2
19 Atlético Paranaense 1
20 Avaí 1

LIBERAÇÃO ANTECIPADA: DEBATE SOBRE FGTS ATÉ AMANHÃ

Projeto altera lei atual que prevê a possibilidade de movimentação da conta somente em caso de aposentadoria
Fator previdenciário estimula trabalhador a adiar aposentadoria
Avançou na Câmara dos Deputados o projeto que prevê a possibilidade dos trabalhadores sacarem o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) antes de completar 35 anos de contribuição previdenciária, no caso dos homens, e 30 anos, no caso das mulheres.
A medida foi aprovada na última quarta-feira na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara. O projeto altera a Lei 8.306/90, que hoje prevê a possibilidade de movimentação da conta do FGTS somente em caso de aposentadoria do trabalhador. O parecer da relatora, deputada Andreia Zito (PSDB-RJ), foi pela aprovação da matéria.
Redutor
Segundo ela, atualmente, os trabalhadores brasileiros são estimulados a adiar os pedidos de aposentadoria à Previdência Social por causa do fator previdenciário, que reduz o valor dos benefícios pagos.
O dispositivo é um redutor do valor das aposentadorias cuja base é a expectativa de vida do brasileiro, divulgada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Quanto mais distante dos 65 anos os homens e dos 60 anos as mulheres, maior o redutor aplicado no provento inicial.
O projeto tramita em caráter conclusivo, isto é, não há a necessidade de levá-lo a plenário. Agora, o projeto será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação, de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Centrais lutam contra
O fator previdenciário foi criado em 1999, pelo então presidente da República Fernando Henrique Cardoso, mas representantes das centrais sindicais tentam, até hoje, por-lhe fim ou ao menos outra fórmula.
Alternativas em análise
Entre as alternativas analisadas está o projeto chamado de 85/95, por meio da qual não haveria a incidência do fator sobre as aposentadorias de homens cuja idade somada ao tempo de contribuição fosse igual a 95 e tampouco para a aposentadoria de mulheres para quem a mesma soma tivesse 85 como resultado.
O mais recente encontro para analisar o assunto ocorreu no início deste mês e acabou terminando sem acordo.
"O consenso sobre o tema já esteve mais perto. Porém, agora está mais longe", afirmou o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, após reunião com sindicalistas.
Período
35 Anos é, atualmente, o tempo de contribuição para a previdência, no caso dos homens

domingo, 19 de junho de 2011

REUNIÃO MARCADA: DIVISÃO DO PSB SERÁ DEBATIDA

À revelia do atual presidente, o diretório municipal foi convocado para esta noite contestar decisão tida como oficial
Deputado josé Sarto diz que uma parte do PSB convocou servidores da Prefeitura para a filiação.
Os desentendimentos entre lideranças do Partido Socialista Brasileiro (PSB), em Fortaleza, agravam-se a cada dia e para hoje está marcado mais um episódio. Uma reunião do diretório municipal foi convocada por um grupo que diz estar descontente com a maneira como o presidente, Sérgio Novais, vem conduzindo o partido.
A reunião do diretório está marcada para o dia 20  as 19 horas , na sede do partido, com o propósito de discutir a posição política da agremiação em relação às eleições municipais de 2012, informou o deputado estadual José Sarto, integrante do grupo descontente. Três horas antes, às 16 horas, deve acontecer uma plenária convocada pelo presidente da executiva municipal, Sérgio Novais, para um ato de filiação à legenda.
José Sarto denuncia a convocação da plenária como irregular porque pelas normas do partido somente o diretório, e não o presidente, poderia convocar uma plenária. Além disso reclama de uma manobra política porque para essa plenária estariam sendo convidados servidores da Prefeitura de Fortaleza, terceirizados, que ocupam cargos comissionados nas Secretarias Regionais I e V, além da Ettusa, por indicação de Sérgio.
Para avaliar a situação política do partido e o encaminhamento a ser dado durante a reunião do diretório o grupo dos descontentes se reuniu no último sábado à tarde. Decidiu publicar uma nota na imprensa, relatando alguns episódios como a escolha de uma candidatura à Prefeitura da Capital criticando a falta de democracia interna. Além disso o grupo resolveu comunicar o que está acontecendo ao Ministério Público Eleitoral e manteve a reunião do diretório para hoje à noite.
Nesta reunião do diretório deve ser marcado um congresso municipal (convenção) para setembro próximo, com o propósito de discutir a situação do partido, a conjuntura política nacional, estadual e municipal e também escolher os delegados do partido às convenções que acontecerão no próximo ano para deliberar sobre coligação e escolha de candidatos.
Descontente
O deputado José Sarto Nogueira faz questão de ressaltar que não se trata de uma disputa interna do grupo liderado pelos irmãos Ferreira Gomes (Ciro, Cid e Ivo) contra Sérgio Novais, mas de um segmento da agremiação descontente com a falta de democracia interna, pois no grupo estão vários militantes históricos do PSB, citando como exemplo, entre outros, o ex-vereador Rogério Pinheiro.
Os desentendimentos entre os históricos e neo-socialistas do Ceará eram esperados desde que o grupo político dos irmãos Ferreira Gomes ingressou no PSB. Agora, como se não bastassem os episódios que levaram a direção nacional abortar a candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República (Sérgio Novais foi contra a candidatura Ciro Gomes), com a preparação para as eleições municipais de 2012 ficam cada vez mais claros os desencontros na legenda.
Aliás, o fato apontado como gerador do que está ocorrendo, foi a escolha da deputada Eliane Novais como provável candidata do partido à Prefeitura de Fortaleza em 2012. Sarto considera o ato irregular porque como membro do diretório e o deputado estadual do PSB mais votado na Capital não foi informado da reunião que deliberou sobre a candidatura.

sábado, 18 de junho de 2011

COMEÇAM INSCRIÇÕES PARA O PROUNI DO 2º SEMESTRE

Começam segunda-feira (20) e terminam na sexta-feira (24) as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni). Na inscrição, online, é preciso informar o número de inscrição e a senha usados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010, além do número do CPF. As bolsas de 100% e 50% são para cursos com início no 2.º semestre de 2011.
Podem se candidatar às bolsas integrais quem tem renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. As parciais são para os estudantes com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



--------------------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 17 de junho de 2011

POLÍCIA CIVIL DÁ PREJUÍZO DE APROXIMADAMENTE R$ 300 MIL NO TRÁFICO DE DROGAS NO CEARÁ

É superior a R$ 300 mil o valor do carregamento de maconha apreendido nesta sexta-feira (17), em Penaforte, na região do Cariri. Foram cerca de 600 quilos encontrados em um caminhão, segundo o diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE) da Polícia Civil, delegado Jairo Pequeno.
De acordo com Jairo, o quilo custa R$ 500, em média. A maconha apreendida teve origem no Paraguai, conforme o DPE.
A droga está sendo encaminhada na tarde desta sexta para Fortaleza. Toda a maconha será armazenada em um depósito da Polícia Civil. O casal preso com a droga será autuado em flagrante ao chegar à Capital.
A previsão é que a maconha chegue por volta de 18h30min a Fortaleza, conforme Jairo Pequeno.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

LÍDER DA AL QAEDA: VICE DE BIN LADEN É NOMEADO

O médico egípcio, Ayman al-Zawahri, assumiu o comando da rede terrorista após a morte de Osama
O paradeiro do novo líder é desconhecido, embora se acredite que ele esteja entre o Afeganistão e o Paquistão.
O veterano militante Ayman al-Zawahri assumiu o comando da rede Al Qaeda depois da morte de Osama bin Laden, afirmou um website islâmico ontem. A decisão era esperada, já que havia anos que al-Zawahri era o segundo na hierarquia da organização.
Braço direito de Bin Laden e o cérebro por trás de boa parte da estratégia da Al Qaeda, Zawahri prometeu este mês seguir adiante com a campanha da rede contra os Estados Unidos e seus aliados.
"A liderança geral do grupo Al Qaeda, depois da conclusão das consultas, anuncia que o xeque Dr. Ayman Zawahri, que Deus lhe dê sucesso, assumiu a responsabilidade pelo comando do grupo", disse em um comunicado o website islâmico Ansar al-Mujahideen (Seguidores dos Guerreiros Sagrados).
Depois da morte de Bin Laden por comandos dos Estados Unidos no Paquistão, há 46 dias, o médico Zawahri vinha sendo apontado como seu sucessor mais provável. Bin Laden era responsabilizado pelos ataques de 11 de setembro em Nova York e nos Estados Unidos.
O paradeiro de Zawahri é desconhecido, embora se acredite há muito tempo que ele esteja escondido entre o Afeganistão e o Paquistão. Os Estados Unidos estão oferecendo uma recompensa de US$ 25 milhões a quem der informações que conduzam à sua captura.
O ex-funcionário do setor de inteligência dos EUA Robert Ayers afirmou que falta carisma a Zawahri. "Ele é uma sombra pálida de Bin Laden", avaliou. "Ele é um burocrata cinzento, não um líder que possa energizar e unir as tropas. A única coisa que sua promoção conseguirá é elevar sua prioridade como alvo dos EUA", declarou Robert Ayers.
Sajjan Gohel, da consultoria de segurança da Asia-Pacific Foundation, ressaltou que, na prática, Zawahri era havia muitos anos o chefe da Al Qaeda, mas não tinha a presença de Bin Laden e sua "habilidade de unificar as diferentes facções árabes no grupo".
Já o jornalista Abdel-Bari Atwan, que trabalha em Londres e entrevistou Bin Laden em 1996, afirmou que Zawahri era o "cérebro operacional" por trás da Al Qaeda, respeitado, em parte, por ser o mais próximo assessor escolhido por Bin Laden.
"Ele conseguiu transformar a Al Qaeda de uma pequena organização voltada para a expulsão dos interesses dos EUA na Arábia Saudita em uma organização mundial. Os homens que ele levou para a Al Qaeda, de seu grupo, a Jihad Islâmica egípcia, mostraram ser os instrumentos que impulsionaram a Al Qaeda internacionalmente".
Zawahri, cuja idade é estimada na casa dos 50 anos, conheceu Bin Laden em meados dos anos 1980 quando ambos davam apoio às guerrilhas que combatiam os soviéticos no Afeganistão. Ele é de uma família da classe alta do Cairo e tem formação como médico.
´Ideologia falida´
O Departamento de Estado dos EUA afirmou ontem que "praticamente não importa" quem é o novo líder da Al Qaeda, após informações de que Zawahri substituiu Osama bin Laden.
"Francamente, praticamente não importa quem comanda a Al Qaeda, porque a Al Qaeda é uma ideologia falida", disse a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland.
"Se você olhar em volta no mundo, os movimentos pacíficos por mudança ao redor do mundo fizeram muito mais pelo povo muçulmano do que a Al Qaeda jamais fez", acrescentou.
Para o secretário americano da Defesa, Robert Gates, Zawahri enfrentará "muitos desafios" para impor sua autoridade à organização porque não tem o carisma de Osama. "Não sei se é um cargo ao qual alguém queira aspirar, considerando as circunstâncias", disse Gates.
Fique por dentro
A vida do extremista
O novo chefe da rede Al Qaeda, o oftalmologista egípcio Ayman Al-Zawahiri, nasceu no dia 19 de junho de 1951, no Cairo, de uma insuspeita família de médicos e acadêmicos de classe média. Seu avô, Rabia al-Zawahiri, era o grande imã de Al-Azhar, o centro de ensino islâmico sunita do Oriente Médio. Um de seus tios foi o primeiro secretário-geral da Liga Árabe. Ainda na escola, o jovem Zawahiri começou a se envolver com política; aos 15 anos, foi preso por fazer parte da organização islâmica mais antiga do Egito, a Irmandade Muçulmana. Suas atividades políticas não o impediram de concluir em 1974 o curso de medicina na Universidade do Cairo, na mesma faculdade onde seu pai, Mohammed, dava aulas de farmacologia. Pouco tempo após a formatura, Zawahiri se viu atraído por grupos radicais islâmicos que pediam a queda do regime egípcio nos anos 1970.

terça-feira, 14 de junho de 2011

CÂMARA DE SOBRAL TERÁ 21 VEREADORES A PARTIR DE 2013

A Câmara dos Vereadores de Sobral aprovou nesta segunda-feira (06), em 2ª votação a Proposta de Emenda à Lei Orgânica que propõe o aumento do número de vagas no legislativo do município para a legislatura 2013 - 2016. O relatório do vereador José Crisóstomo (Zezão) foi a favor do aumento para 21 vereadores. Oito vereadores votaram a favor: João Alberto, Itamar Ribeiro, Rodolfo Basílio, José Maria Félix, Adauto Arruda, Paulo Vasconcelos, Luciano Feijão e Zezão. Marco Prado, que já havia se declarado a favor do aumento, não compareceu a Sessão por estar em Fortaleza tratando de assuntos particulares. Zé Vytal, Paulão e Júnior Balreira, presentes...

sexta-feira, 10 de junho de 2011

MÚSICAS CLASSIFICADAS DO VIII FESTIVAL DE INVERNO DE MERUOCA

Divulgado pela coordenação do Festival de Inverno de Meruoca, as músicas classificadas
A Coordenação do Festival de Inverno de Meruoca que está chegando a sua 8ª edição, que acontecerá dias 23, 24 e 25 de junho, divulgou as músicas classificadas da categoria Regional e Competitiva.
De acordo com informações da Coordenação, neste ano foram mais de 200 composições inéditas inscritas, vindas de todo o Brasil, como: São Paulo Minas Gerais, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Rio de Janeiro. Do Ceará inscrições de Sobral, Irauçuba, Mucambo, Hidrolândia, Forquilha e Pires Ferreira dentre outros. Depois da análise criteriosa dos jurados nomeados para fazerem a escolha, a Coordenação do VIII Festival de Inverno de Meruoca, comandado por Pingo de Fortaleza,divulgou os classificados.
Confira a lista!
- A flor e o espinho (Ivânia Catarina);
- Aconteceu (Grupo Bossambar);
- Amor (Isaac Cândido e Simone Guimarães);
- Assovio (José Ferreira);
- Cá em nós (Fernando Rosa);
- Eclipse (Mário Soul);
- Lendas brasileiras (Juliana Roza);
- Malfeito (Tavinho Limma);
- Na lua da minha estrada (Ermano Morais);
- O Grão (Cláudio Mendes);
- O Sonho (Ciço Lifrate);
- Presságio (Paulo Façanha);
- Quem dera (Laecio Beethoven);
- Quer carona? (Arma Sophia);
- Recanto da serra (Wilson Cirino);
- Silêncio e escuridão (Zebeto Correa);
- Simples arte (Caixa de Entrada);
- Traços (Jord Guedes);
- Vai e vem (Lupe Duailibe);
- Voz de atriz (Marcos Catarina);
- Cante o que eu sinto, poeta (Régis Brito);
- Capital da zona norte (Antônio Santana);
- Difícil esquecer (Itallo Mourão);
- Gangorra (Dulcivando Azevedo);
- Luzias (William Rodrigues);
- Noite de São João (Will Kpeli);
- O suor não escorre em vão (Daniel Vitório);
- Senhor da canoa (Tafarel Teixeira);
- Sinais dos tempos (Moacir Costa);
- Vida de verso (Kelly Brasil)

quinta-feira, 9 de junho de 2011

DESTRUIÇÃO NA LÍBIA: CASA DE KADAFI É REDUZIDA A RUÍNAS

Após realizar seu ataque mais violento, Otan afirmou que continuará na Líbia para proteger a população

Mesmo após fortes bombardeios a seu complexo residencial, Kadafi prometeu continuar na Líbia e lutar até a morte
No interior do imenso complexo residencial do ditador líbio, Muammar Kadafi, em Trípoli, que foi bombardeado pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), não restaram mais que ruínas e prédios destruídos.
Por trás das impressionantes muralhas pintadas de verde que rodeiam o complexo, há ruínas fumegantes, pedaços inteiros de paredes quase caindo, água vazando, partes de colchões e sucatas metálicas espalhadas por toda a casa.
Alguns prédios, que já estavam danificados há semanas em consequência dos ataques anteriores, voltaram a ser bombardeados na última terça-feira.
Desde 19 de março, quando começaram as incursões aéreas das potências ocidentais, o complexo residencial foi o principal alvo dos ataques. Muitos prédios foram derrubados.
Na terça-feira (7), três edifícios da administração local e um outro, onde funcionava um gerador de eletricidade, foram destruídos.
Ao lado dos escombros de um destes prédios vê-se uma enorme cratera de seis metros de diâmetro e mais de dois metros de profundidade, provavelmente causada por uma bomba que errou o alvo. O sistema de irrigação foi acionado para reduzir a poeira local.
"Eles estão treinando, esses covardes. Estão se divertindo", acusou um dos seguranças de Kadafi, antes de mostrar um corpo deitado sob uma bandeira do país. "É mais uma pessoa que morreu em decorrência dos bombardeios de terça-feira", afirmou.
"Existem outras vítimas, mas elas estão debaixo dos escombros. Não conseguimos recolher todos os corpos", explica o segurança, em meio a residência deserta. Segundo ele, ao menos seis bombas caíram sobre a casa do líder líbio e outras seis sobre o quartel de uma "guarda do povo, localizado em frente a Bab Al Aziziya.
Os bombardeios de terça-feira foram os mais violentos realizados até o momento pela Otan.
Proteção
Ontem, os ministros da Defesa da Aliança do Atlântico afirmaram, em Bruxelas, que estão decididos a continuar com a intervenção na Líbia "todo o tempo que se fizer necessário" para proteger a população civil das forças do líder líbio.
Mas, com autoridades como o secretário britânico de Relações Exteriores, William Hague, falando explicitamente sobre a necessidade da renúncia de Kadafi, os críticos dizem que a Otan foi muito além do mandato que a ONU lhe conferiu para proteger os civis.
Após os ataques, Kadafi prometeu terça-feira permanecer na Líbia e combater até o fim.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

CASA CIVIL: GLEISI HOFFMAN ASSUMIRÁ HOJE

Casada com o ministro Paulo Bernardo, a senadora paranaense promete "trabalho de gestão" no ministério
A senadora Gleisi Hoffman (PT-PR), foi a escolhida pela presidente Dilma Rousseff para substituir Antonio Palocci na Casa Civil. Ela será a 10ª ministra da pasta na história.
Em entrevista coletiva ontem, Gleisi afirmou que vai fazer um "trabalho de gestão" no ministério. A sua atuação deve ser mais técnica.
"A presidente Dilma quer um funcionamento da Casa Civil na área de gestão, de acompanhamento de projetos e processos, conhecimento da equipe de transição. Trabalhamos em vários projetos quando eu era diretora de Itaipu e ela ministra de Minas e Energia. Ela disse que meu perfil se adequa ao que ela quer agora na Casa Civil, uma ação de gestão e é a isso que estou comprometida", destacou ela, que deve tomar posse hoje às 16h. Antes, ela deve fazer um pronunciamento no Senado.
Histórico
Mulher do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, a paranaense Gleisi Helena Hoffmann, de 45 anos, já atuou por duas vezes em setores do Poder Executivo, como secretária extraordinária de Reestruturação Administrativa no primeiro mandato de Zeca do PT à frente do governo de Mato Grosso do Sul, em 1999, e como secretária de Gestão Pública da Prefeitura de Londrina, em 2001. Também foi a responsável pela Diretoria Executiva Financeira da Itaipu Binacional entre 2003 e 2006.
Ex-presidente do PT no Paraná e formada em Direito, ela já tentou por uma vez, em 2008, conquistar o cargo de prefeita da capital paranaense, mas foi derrotada por Beto Richa (PSDB), hoje governador do Estado. Antes, em 2006, havia tentado uma vaga no Senado pela primeira vez, conquistando 45,14% do total da votação. Na segunda tentativa, no ano passado, foi a candidata mais votada para o cargo com mais de 3,1 milhões de voto.
Gleisi tem atuado com destaque na defesa do governo no Senado. Ela trabalhava praticamente como uma líder do governo, mas defendeu o afastamento de Palocci. Dilma tem afinidade pessoal com a senadora, a quem chama pelo apelido de "Loura".
Para o deputado federal Danilo Forte (PMDB-CE), Gleisi é uma pessoa "muito correta e aberta ao diálogo". "Neste cargo, é preciso ouvir muito, e eu tenho certeza de que o governo ganhou uma melhoria muito grande no trato", afirmou.
CADEIRA EJETORA
´Maldição´ já derrubou três
Novata em Brasília, a nova ministra Gleisi Hoffman vai trocar o conforto do Senado pelo cargo mais instável da República na era petista, inaugurada em 2003.
Desde a posse do ex-presidente Lula, três políticos deixaram a Casa Civil sob suspeitas de corrupção ou tráfico de influência. A única sobrevivente foi Dilma Rousseff, premiada com a candidatura vitoriosa à Presidência no ano passado.
A maldição começou a assombrar a Casa Civil durante o reinado de José Dirceu. Enfraquecido em 2004 pelo caso Waldomiro Diniz, assessor acusado de pedir propina a bicheiros, ele resistiu no posto até o ano seguinte. Caiu no escândalo do mensalão, após o então deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) apontá-lo, em entrevista ao jornal "Folha de S. Paulo", como chefe de um esquema de compra de apoio parlamentar.
Escolhida para sucedê-lo, Dilma quase perdeu o cargo em 2008, sob acusação de coordenar um dossiê sobre gastos sigilosos da gestão Fernando Henrique Cardoso. Foi salva pelo empenho de Lula, determinado a lançá-la à própria sucessão.
A cadeira ejetora voltaria a funcionar em 2010, na reta final da campanha. O alvo da vez foi Erenice Guerra, com o filho acusado de fazer lobby nos corredores do Planalto. O episódio afetou Dilma, acusada de não ser capaz de escolher seus auxiliares e sucessores. Escaldado, Lula não nomeou outro ministro: manteve o discreto Carlos Eduardo Esteves Lima como interino até o fim do governo.
Com Antonio Palocci, o fantasma volta a rondar o quarto andar do Palácio da Alvorada. O ex-ministro seguiu o script dos antecessores: sem condições de permanecer, entregou uma carta de renúncia para não sair como demitido.

CARTA A DILMA: MINISTRO PEDE AFASTAMENTO

O ex-titular da Casa Civil admitiu que a pressão que sofria poderia prejudicar as suas funções no governo
Antonio Palocci deixou, ontem, o cargo de ministro-chefe da Casa Civil após três semanas de pressão e acusações sobre seu aumento patrimonial nos últimos quatro anos, numa tentativa de pôr fim à crise que se instalou no governo. Ao renunciar, Palocci reconheceu em carta à presidente Dilma que "a continuidade do embate político poderia prejudicar suas atribuições no governo". A senadora Gleisi Hoffman (PT-PR) deve assumir a pasta.
É a segunda vez que Palocci pede demissão de um ministério. Em 2006, no governo do então presidente Lula, ele deixou o cargo de ministro da Fazenda sob acusação de ter quebrado o sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa.
Dilma lamentou, em nota, a saída do ministro. "A Presidenta destacou a valiosa participação de Antonio Palocci em seu governo e agradece os inestimáveis serviços que prestou ao governo e ao País", destaca o comunicado da Presidência da República.
A pressão sobre Palocci permaneceu intensa mesmo após a decisão da Procuradoria-Geral da República (PGR) de arquivar pedido de investigação por suposto tráfico de influência. A crise que levou à saída de Palocci teve início no dia 15 de maio, após o jornal "Folha de S. Paulo" revelar que o ministro multiplicou seu patrimônio por 20 entre 2006 e 2010.
A Projeto, empresa aberta por ele em 2006 - quando o ministro afirmou ter patrimônio de R$ 356 mil- comprou, em 2009 e 2010, imóveis em região nobre de São Paulo no valor total de R$ 7,5 milhões. O faturamento da empresa foi de R$ 20 milhões em 2010, quando ele era deputado federal e atuou como principal coordenador da campanha de Dilma à Presidência da República.
Em nenhum momento o agora ex-ministro revelou a lista de clientes de sua consultoria e alegou "cláusula de confidencialidade" para não divulgar para quem ele trabalhou enquanto exerceu simultaneamente as funções de deputado e consultor. Palocci alegava que ninguém provou qualquer irregularidade na sua atuação com a consultoria Projeto.
Crise continua
A queda do ministro não elimina a crise que atingiu a administração de Dilma Rousseff. O que está em jogo, na avaliação do cientista político e integrante do Movimento Voto Consciente, Humberto Dantas, é o que o ex-ministro fará daqui para a frente. "O Palocci sai do governo, mas o governo não sai do Palocci", enfatiza Dantas.
Segundo o cientista político, a atuação de Palocci na campanha de Dilma, a posição que assumiu de um dos ministros mais fortes e influentes do governo e a sua ligação com a gestão anterior (do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva) imprimem no agora ex-ministro-chefe da Casa Civil o "carimbo do governo". Ou seja, mesmo fora do executivo federal, ele continuará no foco do noticiário, até mesmo porque não deu explicações convincentes sobre seu rápido enriquecimento.







INVESTIGAÇÃO
Procuradoria vai enviar informações
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou, ontem, que vai enviar as informações prestadas pelo ex-ministro Antonio Palocci à Procuradoria-Geral da República (PGR) aos procuradores da República no Distrito Federal que conduzem uma investigação de improbidade administrativa envolvendo a empresa de Palocci, a Projeto. Entre os documentos estão a lista de clientes da empresa e informações fiscais e bancárias.
Segundo Gurgel, essas informações não serão postas à disposição de mais ninguém, pois são sigilosas. Mas garantiu que, entre os clientes, não havia nenhum ligado ao poder público.
Gurgel considerou "extremamente injustas" as críticas feitas à sua atitude de arquivar a representação criminal contra Palocci por falta de provas.
Ontem, Gurgel arquivou mais uma representação contra Palocci, agora no caso envolvendo a violação dos dados bancários do caseiro Francenildo dos Santos Costa. A ação, do presidente do PPS, deputado Roberto Freire (SP), pedia nova denúncia contra Palocci após a Caixa Econômica informar à Justiça Federal que o responsável pela violação foi o gabinete do então ministro da Fazenda.

TERCEIRA RODADA: ATLÉTICO/MG E SÃO PAULO JOGAM PELA LIDERANÇA

Sem Fernandinho, Dagoberto deve atuar isolado no ataque tricolor
Atlético/MG e São Paulo decidem nesta quarta-feira, a partir das 21h50, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG), quem terminará a terceira rodada do Brasileirão na liderança. Ambos têm seis pontos, atrás apenas de Corinthians e Palmeiras, que estão com sete. Por isso, qualquer resultado neste jogo em Minas valerá a primeira colocação.
A vantagem do empate é do Atlético/MG, que tem melhor saldo de gols do que São Paulo, Corinthians e Palmeiras.
Sem o atacante Fernandinho, lesionado, Carpegiani deve optar por congestionar o meio-de-campo com cinco jogadores: Wellington, Casemiro, Carlinhos Paraíba e Rodrigo Souto. Já no Galo, Os atacantes Magno Alves, que viajou para o sepultamento da mãe, e Mancini, poupado da atividade de segunda-feira, treinaram normalmente nesta terça e estão confirmados. Na lateral-esquerda, Leandro recuperou a posição.

terça-feira, 7 de junho de 2011

POLÍCIA INVESTIGA PARTICIPAÇÃO DE BANDIDOS DA REGIÃO EM ATAQUE A CAIXA DE GROAÍRAS

Gilvandro afirma que está sendo investigada a participação de bandidos de Cariré e Santa Quitéria na ação
Polícia Militar e Polícia Civil estão trabalhando para identificar os bandidos que tentaram furtar um caixa eletrônico em Groaíras, na região Norte, a 240 quilômetros de Fortaleza. A ação aconteceu na manhã desta terça-feira (7), como mostrou o Diário do Nordeste Online.
"Foi uma ação frustrada. Não chegaram a levar nada, não. Eles tentaram explodir o caixa, mas não chegar a violar, não. Somente aquele visor", disse ao Diário do Nordeste Online o comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Gilvandro Oliveira.
De acordo com Gilvandro, a PM e a Delegacia Regional de Sobral estão investigando os possíveis envolvidos. O trabalho também envolve o delegado Herbert Ponte. "Estamos investigando os nomes, porque nós queremos saber se tem gente da própria região, aqui de Santa Quitéria e de Cariré", completa o comandante.
"Nós estamos com um efetivo forte aqui, da Polícia Militar e da Polícia Civil. Mas a região não é propícia para veículos de quatro rodas (carros)", indica, explicando que está sendo usado o motopatrulhamento.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

ELIÉSIO FONTELES É O NOVO PREFEITO DE ALCÂNTARAS

Eliésio Fonteles, candidato da Coligação Justiça e Liberdade (PSB-PT-PMDB) é o novo Prefeito Municipal de Alcântaras.
As eleições suplementares ocorreram no último domingo, dia 05 de junho. Durante todo o dia a movimentação foi intensa. Com o fim da votação, a apuração teve início e o resultado foi o seguinte:
Eliésio Fonteles – 3.036
Antonio Marcos – 2.976*
Charlys Menezes – 102
A diplomação e posse pode ocorre até o dia 19/06.
*Como Antonio Marcos está com a candidatura sob judice, seus votos foram computados como nulos.

sábado, 4 de junho de 2011

REINAUGURAÇÃO DA PRAÇA DE FERNANDES

Prefeito Fonteles entrega mais uma obra de sua administração dia 17 de junho no distrito de Fernandes
O prefeito de Meruoca, Fonteles-pt, cumprindo a sua meta de trabalho, vem entregando a cada 20 dias uma obra concluída em sua administração. No dia 17 de junho, aproveitando que o distrito estará em festa com o padroeiro Santo Antônio, o prefeito entregará a Praça de Fernandes totalmente reformada.
Explica o gestor municipal, que há muito tempo a comunidade aguardava essa pracinha, sendo um verdadeiro ponto de encontro de enamorados, senhores, senhoras e idosos que procuram o nascer e o por do sol, para baterem longos papos.
A Praça do distrito de Fernandes recebeu nova iluminação e agora mais potente, Bancos de madeira fornida, jardins, grama, grades protetoras e acesso fácil aos cadeirantes. "Esperamos que a comunidade goste do que fizemos na praça, e convidamos todos para acompanhar essa reinauguração. Pedimos que a população preserve esse ambiente saudável, que é de todos".

sexta-feira, 3 de junho de 2011

ASSALTO AO BANCO CENTRAL DO CE: POLÍCIA PRENDE SUSPEITO EM SP

Edésio Sobrinho estaria montando um ponto de venda de drogas em uma favela na zona sul de São Paulo
A maior ação criminosa já planejada no País levou R$ 164,7 milhões do Banco Central de Fortaleza.
A Polícia Civil de São Paulo prendeu, ontem, um dos acusados de planejar o furto ao Banco Central de Fortaleza em 2005, quando foram levados R$ 164 milhões por meio de um túnel.
O gesseiro Edésio Batista das Neves Sobrinho, 32, foi detido na favela do Buraco Quente (zona sul), onde estaria montando um ponto de venda de drogas.
De acordo com o delegado Wagner Giudice, diretor do Departamento de Narcóticos (Denarc), o suspeito estava articulando a formação de uma nova quadrilha para atuar no tráfico de drogas. O foco das investigações não era Edésio Sobrinho, mas, como ele foi identificado em um grampo telefônico durante as investigações sobre o furto ao Banco Central, acabou sendo detido.
Sobrinho já tinha sido preso pela Polícia Federal em 2008, em São Paulo, quando se envolveu em um acidente de trânsito. Na ocasião, o suspeito foi transferido para uma penitenciária de Itaitinga (35 Km de Fortaleza). Em fevereiro deste ano, ele e outras nove pessoas foram resgatadas numa ação realizada por cinco criminosos armados com fuzis.
O suspeito não resistiu à prisão e deverá ser transferido para um presídio. Ontem, ele não quis dar entrevista. Aos policiais, ele negou participação no furto. A reportagem não localizou seus advogados.
O caso
O furto ao Banco Central de Fortaleza ganhou destaque no mundo todo por ter sido a maior ação já orquestrada por criminosos em toda a história do Brasil. Para realizar o assalto, os ladrões abriram túnel de 78 metros até o cofre do banco e levaram R$ 164,7 milhões.
O cofre havia sido fechado às 18h do dia 5 de agosto de 2005 e o rombo só foi descoberto três dias depois, na manhã do dia 8. Ao chegarem ao trabalho, funcionários do BC viram um buraco de 70 centímetros de diâmetro no piso do cofre e deram pela falta de cinco contêineres de cédulas de R$ 50.
Para chegar ao cofre, os ladrões perfuraram um piso de 1,10 metro de espessura de concreto revestido com uma malha de aço. Dentro do cofre havia sensores de movimento e câmeras de vigilância. O assalto foi comandado por três quadrilhas, duas de São Paulo e uma do Ceará. Por conta da investigação, os policiais chegaram a outro roubo a banco, no Rio Grande do Sul, quando 28 pessoas foram presas - algumas no túnel cavado para o assalto.

PGMU: ANATEL APROVA PLANO POR R$ 13,80

O conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, ontem, a terceira versão do Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU), que obriga todas as concessionárias de telefonia fixa a oferecer serviço telefônico para famílias de baixa renda com assinatura de R$ 13,80.
O documento ainda precisa ser aprovado pelo Ministério das Comunicações e pela presidente Dilma Rousseff. A oferta do serviço especial para a baixa renda passa a valer após publicação de um decreto da Presidência da República, o que deve acontecer até o fim de junho, afirmou o presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg.
Segundo ele, a meta é levar telefone fixo a boa parte das cerca de 13 milhões de famílias beneficiárias do programa Bolsa Família em todo o País. O chamado Acesso Individual Classe Especial possui hoje 184 mil assinantes.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

TRE CASSA REGISTRO DE CANDIDATO A PREFEITO DE ALCÂNTARAS

Em sessão extraordinária, realizada nesta quarta-feira (1), a Corte do TRE cassou o registro de candidatura de Antônio Marques Ximenes Carvalho, da coligação PRP/PC do B, que concorreria ao cargo de prefeito de Alcântaras, nas eleições suplementares a serem realizadas no próximo domingo (5). O TRE acolheu o recurso eleitoral nº 1197, impetrado pelo candidato adversário a prefeito, Francisco Eliésio Fonteles, pela coligação PSB/PMDB.
O registro de candidatura de Antônio Marques Ximenes Carvalho foi cassado em face da desaprovação das contas de 2005, quando este exercia o cargo de presidente da Câmara Municipal de Alcântaras, além de ser considerado inelegível devido ao parentesco por afinidade com o candidato cassado do município de Alcântaras, Raimundo Gomes Sobrinho.
No outro recurso julgado na sessão extraordinária desta quarta-feira, em que o candidato Antônio Marques Ximenes Carvalho pedia a cassação do candidato adversário Francisco Eliésio Fonteles, a Corte do TRE, por unanimidade, decidiu pelo seu improvimento.

ENCONTRO DE ARTESÃOS DE MERUOCA

Prefeitura de Meruoca envia representantes para Encontro de Artesãos em Jijoca de Jericoacoara
 O prefeito de Meruoca, Fonteles, incentivou a presença dos Secretários de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Agropecuário, Abelardo Júnior, Secretária de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude, além da representante da Associação dos Artesãos de Meruoca, Cláudia Pedro Carneiro, para participarem de encontro voltado para o artesanato, na cidade de Jijoca de Jericoacoara.
 O Encontro naquela cidade praiana oportunizou aos meruoquenses mostrarem o trabalho que vem sendo realizado no município serrano, e o grande potencial do artesanato produzido da fibra de bananeira.
No evento, os representantes de Meruoca mostraram aos presentes, que em junho nos dias 23, 24 e 25 no VIII Festival de Inverno, os artesãos estarão mostrando toda a produção que está sendo confeccionados.
 O artesanato com a fibra da bananeira que é de exclusividade do município vem gerando emprego e renda para várias famílias, com o apoio do prefeito Fonteles.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

ALCÂNTARAS ELEGE UM NOVO PREFEITO

Os eleitores do Município de Alcântaras preparam-se para mais uma eleição municipal, no próximo domingo. O pleito será para prefeito e vice-prefeito e o mandato terminará em 31 de dezembro de 2012. Porém, dois recursos tramitam no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sobre o deferimento de candidaturas de postulantes que concorrem aos cargos. Os recursos não têm data para serem julgados, o que pode ocorrer nesta semana.
A eleição se deve pelo fato de o mandato do prefeito reeleito em 2008, Raimundo Gomes Sobrinho, ter sido cassado, pela Justiça Eleitoral, por abuso do poder econômico, abuso do poder político e conduta vedada aos agentes públicos.
Como ele, obteve mais de 50% dos votos válidos nas eleições de 2008, a cassação do mandato gerou uma eleição suplementar. Então, em agosto de 2010, o prefeito foi afastado do cargo em caráter definitivo. Em 11 de abril deste ano, o TRE havia aprovado a realização de eleições suplementares em Umirim e Alcântaras.
A eleição de Umirim foi suspensa por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde também tramita um mandado de segurança, com pedido de liminar, para suspender a realização do pleito em Alcântaras. No caso de Alcântaras, o pedido de liminar foi negado pelo ministro Marcelo Ribeiro, sendo o seu despacho confirmado pelo pleno do TSE ao apreciar um agravo.
Estão aptos a votar nas eleições do dia 5 de junho, em Alcântaras, cerca de 8.500 eleitores, distribuídos em 28 seções que deverão funcionar em 10 locais diferentes. As convenções na cidade já foram realizadas e os três candidatos escolhidos para disputar o pleito fazem campanha. Dos três postulantes, dois concorrem em situação sub-judice. Francisco Charlys Moreira de Menezes é candidato pelo PSOL. O pedido de registro da candidatura dele foi negado pelo juiz Zanilton Batista por entender que ele não havia se desincompatibilizado no prazo determinado. Ele recorreu da sentença e o TRE reformou a decisão, deferindo o registro de sua candidatura.
Coligação
Francisco Eliésio Fonteles é candidato pela coligação Justiça e Liberdade (PMDB/PT/PSB). Ele pertence aos quadros do PSB e teve o registro da sua candidatura deferido pelo juiz que preside o pleito, mas contra o deferimento do registro foi interposto recurso para o TRE.
O outro candidato é Antônio Marcos Ximenes Carvalho, escolhido pela Coligação Por um Alcântaras Melhor para Todos, composta pelo PRP e o PCdoB. O candidato pertence aos quadros do PRP e exerce a função de prefeito porque era presidente da Câmara na época do afastamento de Raimundo Gomes Sobrinho. Antônio Marcos teve o registro da sua candidatura indeferido porque é ex-genro do prefeito cassado e o divórcio ocorreu em 2009, no curso do mandato. Ele recorreu da decisão para o TRE e concorre com a sua situação sub-judice.
Conforme informações do chefe da seção de organização e procedimento de eleição do TRE, Odivan Oliveira, o fechamento do sistema de candidaturas ocorre até quinta-feira, e as urnas serão lacradas para, caso não haja nova decisão, serem entregues sábado.
No ano passado, o TRE chegou a aprovar a realização de eleições suplementares também no Município de Santa Quitéria, contudo, o TSE cancelou a realização do pleito.

COPA 2014: LUIZIANNE FAZ COBRANÇA A DILMA

Prefeita de Fortaleza participou de reunião com a presidente que pediu explicações sobre os atrasos nas obras

A prefeita Luizianne Lins afirmou que é preciso mais investimento em saúde e segurança pública



A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), acompanhada de prefeitos e governadores das cidades que sediarão a Copa do Mundo de 2014, reuniu-se, ontem, em Brasília, com a presidente Dilma Roussef, que marcou o encontro para cobrar dos prefeitos explicações sobre as obras, que encontram-se atrasadas em praticamente todas as cidades. Entretanto, Dilma também recebeu cobranças. Os prefeitos pediram menos burocracia e que as câmaras temáticas que analisam as questões referentes às cidades-sedes agissem com mais presteza.
"Não defendo que não haja as iniciativas de controle, mas, por incrível que pareça, com a quantidade de burocracia e de órgãos fiscalizando, o processo fica mais demorado, chega até lá parar, e, lá na frente, é preciso acelerar e atropelar algumas etapas. O que era para ser correto acaba ficando ruim", declarou Luizianne Lins.
Ainda segundo Luizianne, Fortaleza está com suas obras adiantadas, o "estádio Presidente Vargas está em pleno funcionamento e totalmente modernizado" e que todos os projetos das obras do PAC da mobilidade, que no caso da cidade serão de alargamentos de vias de ônibus e algumas avenidas, estarão entregues até julho. Entretanto a prefeita ressaltou que são necessários mais investimentos em saúde e segurança pública.
A prefeita acrescentou que somente cinco das nove câmaras temáticas da Copa do Mundo estão em pleno funcionamento e que os prefeitos das cidades sedes querem explicações do governo federal sobre como estão os encaminhamentos das outras câmaras. "O governo já deu resposta sobre a questão da mobilidade urbana. Precisamos saber como ficam questões como segurança pública, saúde e meio ambiente e sustentabilidade", informou a prefeita.
O governo também informou aos governadores e prefeitos a decisão de conceder à iniciativa privada os aeroportos de Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília (DF). As concessões serão feitas por meio de sociedades de propósito específico, constituídas por empresas privadas que se encarregarão da gestão desses aeroportos e pela Infraero, que terá participação até 49% em cada aeroporto.
Dilma decidiu que as obras de mobilidade urbana da Copa-2014 devem sair do papel até o fim do ano. As obras que não respeitarem esse prazo serão retiradas do planejamento do Mundial.
O governador em exercício, Domingos Filho (PMDB), representou Cid Gomes (PSB) na reunião, que, para ele, foi positiva.
Regime diferenciado
Um dos temas debatidos no encontro foi o Regime Diferenciado para Contratações para a Copa do Mundo e Olimpíadas, que agiliza as licitações e o governo federal tenta incluir em uma medida provisória que tramita no Congresso. O governo está com grande dificuldade de aprovar a proposta.
Um exemplo da dificuldade ocorreu ontem, quando a oposição conseguiu adiar a votação, na Comissão de Justiça da Câmara, do projeto de lei complementar do Executivo, autorizando a isenção do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza - ISSQN. O relatório, a favor da aprovação do projeto, é de autoria do deputado Danilo Forte (PMDB-CE).

ESPECULAÇÕES DA OMS: CELULAR TRAZ RISCO DE CÂNCER

Apesar de não haver estudos conclusivos, especialistas recomendam reduzir o uso intenso do aparelho
O uso de celulares pode aumentar o risco de ocorrência de certos tipos de câncer no cérebro e os consumidores deveriam considerar maneiras de reduzir sua exposição, afirmaram ontem especialistas em câncer da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Reunindo 31 cientistas de 14 países, a Agência Internacional para a Pesquisa sobre o Câncer (Iarc) da OMS afirmou que uma análise das evidências científicas sugere que o uso de celulares deve ser classificado como "possivelmente cancerígeno".
A classificação pode fazer com que a agência de saúde da Organização das Nações Unidas (ONU) revise suas orientações sobre celulares, afirmaram cientistas da Iarc, mas é necessário fazer mais pesquisas antes de dar uma resposta mais definitiva. A OMS já dissera anteriormente que não havia evidências o suficiente para que se estabelecesse uma conexão entre o uso de celulares e o câncer. "Após analisar essencialmente todas as evidências relevantes, o grupo de trabalho classificou os campos de radiofrequência eletromagnética como possivelmente cancerígeno para humanos", disse Jonathan Samet, presidente do grupo Iarc, em uma teleconferência. Ele afirmou que alguns indícios apontam um elo entre um risco acentuado de glioma, um tipo de câncer cerebral, e o uso de celulares.
Estudos inconclusivosA posição da OMS vem sendo aguardada ansiosamente pelas empresas de celulares e por entidades civis que questionam se os celulares podem ser danosos à saúde. Grupos da indústria imediatamente procuraram minimizar a decisão, destacando que a categoria "possivelmente cancerígeno" também inclui substâncias como vegetais em conserva e café.
"Esta classificação da Iarc não significa que os telefones celulares causam câncer", afirmou John Walls, vice-presidente de assuntos públicos da associação Ctia, sediada nos EUA. Ele observou que o grupo de estudo não conduziu nenhuma nova pesquisa, mas só revisou estudos publicados, e disse que outros organismos reguladores declararam que "o peso das evidências científicas não ligou os telefones celulares a quaisquer problemas de saúde".
John Cooke, diretor-executivo da Mobile Operators Association, com sede na Grã-Bretanha, disse que a Iarc só descobriu a possibilidade de um perigo. "Se isso representa ou não um risco exige maior investigação científica", declarou ele em um comunicado.
A observação da Iarc se segue a um estudo publicado no ano passado que analisou quase 13 mil usuários de celulares ao longo de 10 anos e não encontrou uma resposta clara sobre a ocorrência de tumores cerebrais causados pelos aparelhos portáteis.
Estudos anteriores tampouco conseguiram estabelecer um elo direto com o câncer, mas um estudo norte-americano de fevereiro mostrou que usar telefones celulares pode alterar a atividade das células cerebrais.
O uso de celulares aumentou muito desde seu lançamento em meados dos anos 1980. Cerca de 5 bilhões de aparelhos estão em operação atualmente no mundo todo.

OPOSIÇÃO VOTA A FAVOR: PLENÁRIO APROVA PROMOÇÃO PARA PM

Já está tramitando, na Assembleia Legislativa, o projeto do Executivo que cria a Corregedoria das Polícias cearenses
 Heitor Férrer fez críticas ao projeto do Governo, mas votou a favor alegando benefícios para alguns policiais




Apesar das reclamações de deputados que fazem oposição ao Governo, o plenário da Assembleia Legislativa aprovou, ontem, por unanimidade, duas matérias do Executivo estadual voltadas aos interesses dos policiais militares. O primeiro projeto modifica o tempo para promoção dos PMs do Ceará.
Os deputados Heitor Férrer (PDT) e Ely Aguiar (PSDC) reclamaram o fato de os policiais terem que esperar até 25 anos para serem promovidos. Segundo o pedetista, pelo menos 4.200 policiais militares teriam direito a promoções, porém menos de 400 serão beneficiados.
O líder do Governo na Assembleia, deputado Antônio Carlos (PT), explicou que a matéria diminui o período para promoção ao posto de capitão de sete para cinco anos, o que viabiliza a promoção de 25 vagas, sendo 14 promovidas imediatamente. Em relação ao posto de major, houve redução de cinco para quatro anos, possibilitando a promoção de cinco novos oficiais. Por fim, possibilita a redução da promoção de cabo a primeiro sargento de seis anos para quatro.
A segunda matéria aprovada trata da redistribuição do efetivo policial militar, bem como de extinção dos Quadros de Oficiais Complementares e Especialistas. Segundo o Governo, a mudança visa uma melhor ordenação dos cargos dentro dos Quadros de Oficiais Combatentes e de Administração.
"Com esta medida estaremos incrementando o Quadro de Oficiais de Administração, possibilitando aos Subtenentes o acesso ao primeiro posto e, com isso, às demais praças da Polícia Militar também ascenderão às graduações superiores", explica o teor do projeto.
UrgênciaTambém recebeu o aval dos deputados a mensagem que transfere à Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), mediante doação, imóveis do Estado para a implantação de Unidade Industrial destinada à fabricação de produtos siderúrgicos no Complexo Industrial e Portuário do Pecém.
Outra proposta aprovada coloca em regime de urgência duas mensagens do Governo que começaram a tramitar ontem. Uma delas modifica leis no que se refere à disciplina e correição no âmbito do sistema de segurança pública.
A segunda matéria a contar com regime de urgência trata da criação, atribuições e funcionamento da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança pública e Sistema Penitenciário do Estado do Ceará.
A Controladoria, explica o projeto, terá competência para realizar, requisitar e avocar sindicâncias e processos administrativos para apurar a responsabilidade disciplinar dos servidores de polícia judiciária, policiais militares, bombeiros militares e agentes penitenciários.

QUER NOS MANDAR UM E-MAIL?


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


TRASLATE

Flag Counter...

free counters

TWITTER

Sigua nós no Twitter