VISUALIZAÇÃO POR PAGINAS

Contador de visitas

______________________________

MAGAZINE LUIZA

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

FESTREDE REALIZA 4ª EDIÇÃO

A fabricação de redes no município de Irauçuba é uma atividade tradicional. As peças são vendidas na beira da estrada


Prossegue até hoje o Festival Regional do Artesanato de Irauçuba, um momento para realizar bons negócios

A "Capital Cearense da Rede", como é conhecido este município, está em festa com a realização da quarta edição do Festival Regional do Artesanato, o "FestRede", que começou ontem e prossegue hoje com grandes atrações. O evento é um espaço de geração de trabalho e renda, bem como novos negócios. Serve também como palco de apresentações artísticas e culturais, com programação variada.
Como forma de atender a segmentos artesanais com vendas no local, o festival visa proporcionar contatos com potenciais compradores regionais, estaduais e nacionais numa verdadeira vitrine para os produtos confeccionados pela habilidade dos artesãos da região, além de realizar encontros com representantes do artesanato e investidores. É também uma opção de divertimento para todos os públicos: artesãos, compradores, turistas, baladeiros, famílias e a juventude.
De acordo com a secretária da Juventude, Cultura e Desporto, Geraldina Lopes, o evento deste ano trouxe grandes inovações. Por conta das novas ideias inseridas no contexto da festa, ela acredita que este será o maior FestRede já realizado em Irauçuba.
No município, é fácil encontrar artesãos que fabricam as redes que hoje são vendidas para todos os Estados da Federação e, em pequena escala, exportadas para o exterior. A fabricação de redes está espalhada por toda a cidade, seja na sede, distritos ou nas pequenas localidades. A atividade é considerada um dos principais componentes da renda familiar do município. Hoje são produzidas aproximadamente duas mil redes por mês, com e sem bordados. O comércio acontece de forma simples, muitas vezes em barracas ou na Central de Artesanato às margens da BR-222.
Em 2006, eles se lançaram em um grande desafio: confeccionar uma rede de dormir de 16m de comprimento e 4,80m de largura, cujo intuito era entrar para o livro dos recordes. Para a fabricação da rede, na época considerada a segunda maior do mundo, foram utilizados seis metros de tecidos e 120 novelos de linha que formaram os punhos, a mamucaba (proteção desses punhos) e a varanda. A ajuda financeira foi dada pela Prefeitura de Irauçuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Este ano, um novo desafio foi lançado e os artesãos chegaram a fabricar uma rede de 25 metros, que está exposta no local do evento.
Hoje, a maior rede fabricada no mundo mede 30 metros de comprimento, 12,5 de largura, pesa 4,6 toneladas e tem capacidade para 300 pessoas. É produto do sonho dos irmãos alemães Bernhard Albert e Josef Anton Köpf, radicados no Brasil há 30 anos e que, desde 2000, têm fábrica de redes em Maracanaú.
O FestRede é um dos eventos anuais que serve para expor e comercializar o artesanato. A abertura contou com apresentações musicais, culturais e regionais, além de apresentação do Programa Riquezas do Ceará. Para hoje, está sendo aguardada a realização dos grandes shows pela nação forrozeira como: Forró do Muído, Forró do Bom e Chapéu de Couro.

Nenhum comentário:

QUER NOS MANDAR UM E-MAIL?


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


TRASLATE

Flag Counter...

free counters

TWITTER

Sigua nós no Twitter