Lula Morais foi um dos primeiros parlamentares que esteve no novo gabinete de Cid Gomes, ontem
O governador Cid Gomes começou a se reunir, ontem, com os deputados estaduais eleitos para o próximo mandato, mesma atitude que teve há quatro anos, quando iniciou sua primeira gestão à frente do Estado. A intenção de Cid Gomes é conversar, individualmente com cada parlamentar. Ele está recebendo os deputados no Palácio da Abolição, onde funcionará o seu Gabinete neste segundo mandato.
O deputado Lula Morais (PCdoB) foi um dos que já garantiu uma audiência com o governador. De acordo com ele, não houve uma pauta estabelecida e os assuntos surgiram naturalmente. Lula Morais disse que debateu com Cid Gomes a composição do Governo, a questão do saneamento no Estado e a eleição de Mesa Diretora da Assembleia, em fevereiro.
Sobre este assunto, Lula Morais disse não ter preferência por um candidato, e como o PSB elegeu a maior bancada para o próximo mandato, cabe então ao partido a indicação de quem irá presidir o Legislativo nos dois próximos anos.
Ele disse que sugeriu ao governador que se reunisse com a bancada do PSB e então escolhesse um nome para ser levado aos demais parlamentares. O governador, no entanto, não disse se ia seguir a sua orientação para escolher o candidato.
Já o deputado Ely Aguiar (PSDC), que também foi recebido ontem, pelo governador, garantiu que o assunto da eleição do próximo presidente da Assembleia não foi tratado. De acordo com o parlamentar, foi uma conversa informal em que o assunto principal foi segurança pública, tema que Ely Aguiar criticou várias vezes na tribuna da Assembleia.
Competência
Segundo o deputado, uma das preocupações do governador em relação à segurança é com o problema das drogas, principalmente o crack. Conforme afirmou, Cid Gomes se comprometeu em fazer o que estiver ao alcance para o combate ao trafico de drogas. Ely Aguiar comemorou, acreditando que sua sugestão de criação de um batalhão de fronteiras poderá ser utilizado.
Ely Aguiar disse que o governador fez questão de destacar a competência do novo secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), coronel Bezerra, alegando que é um militar experiente e que conhece bem o Estado do Ceará.
Além de Lula Morais e Ely Aguiar, outros parlamentares foram conversar com Cid Gomes: Tin Gomes (PHS), Vanderley Pedrosa (PTB) e todos os demais já têm agenda, inclusive os tucanos, cujo partido anuncia estar no bloco da oposição
O deputado Welington Landim (PSB) assegura que por enquanto, não foi convidado, acreditando que os parlamentares do PSB serão os últimos a serem convocados para a audiência com Cid Gomes, já que há um assunto a ser tratado com a bancada: Mesa Diretora.
Além dessa discussão, Landim acredita que o governador irá discutir o programa de Governo, escutar sugestões, anseios e expectativas para a próxima gestão. "É um Governo muito aberto", elogiou.
O deputado Osmar Baquit (PSDB) analisa que essa conversa com o governador busca o entendimento melhor entre Legislativo e Executivo. Contudo, foi uma reclamação constante, durante os últimos quatro anos, principalmente da bancada tucana, de que Cid não se reunia com os partidos que tinham representantes na Assembleia.
O tucano entende que essa ação do governador permite uma boa relação e diminui a distância entre os poderes, deixando claro que o intuito do encontro não é para discutir questões pessoais.
Abolição
Os trabalhos de recuperação do Palácio da Abolição ainda não estão concluídos, mas o governador já está trabalhando em seu novo Gabinete. O Palácio estava desativado como sede do Governo do Ceará desde o início de 1987, início da administração Tasso Jereissati.
Nenhum comentário:
Postar um comentário