VISUALIZAÇÃO POR PAGINAS
Contador de visitas
______________________________
MAGAZINE LUIZA
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
SEMANA FESTIVA DO JUBILEU DE OURO DE DOM JOSÉ
Uma semana bastante festiva para Sobral. É quando serão celebrados o Jubileu de Ouro de morte de dom José Tupinambá da Frota, seu primeiro bispo. Hoje, data de sua morte, será lembrada com missa às 19h na Igreja da Sé Catedral, entrega dos Troféus Dom José "O Sobralense do Século XX", às autoridades da zona norte, no patamar da Catedral da Sé. Durante toda semana aconteceram manifestações em igrejas, escolas e em outras instituições. A programação será encerrada amanhã no Beco do Cotovelo com diversas homenagens. Na noite de ontem, a Câmara Municipal homenageou o Centro Cultural Dom José com a comenda denominada "Dom José Tupinambá da Frota".
O sacerdote é reconhecidamente o maior benfeitor da cidade de Sobral, e importante personalidade da zona Norte, propulsor do desenvolvimento religioso, sociocultural e econômico, à época da pequena cidade de Sobral, atualmente importante município do Estado. Enquanto bispo, implantou um modelo de Igreja Católica Romana dentro dos padrões e diretrizes da Santa Sé, tanto liturgicamente como moralmente. Autoritário, era muito intransigente e exigente com seus padres e também com os leigos. Dom José Tupinambá criou várias paróquias, ordenou vários padres, que adotavam o modelo centralizador e autoritário de seu bispo e que nem o Concílio Vaticano II (acontecido após a sua morte), foi capaz de modificar as atitudes e ainda hoje persiste na região, mesmo nas gerações mais atuais.
A maneira escolhida por Dom José para administrar a Diocese cabe muito bem nos dias de hoje, por que é um modelo adotado pelo Vaticano. Ele queria, na verdade, implantar aqui em Sobral líderes que exercessem funções no meio da sociedade com muita competência e sabedoria", disse monsenhor Assis Rocha, assessor de imprensa da Diocese.
Ao longo dos 50 anos de administração eclesiástica, cinco anos de pároco e 43 anos de seu bispado, realizou obras em favor de Sobral e em detrimento das outras cidades da vasta diocese e suas paróquias. Inúmeras obras e atividades foram deixadas por dom José, tais como: Santa Casa, Seminário, Colégio Sobralense, Colégio Sant´Ana, Patronato, Abrigo Coração de Jesus, Museu Diocesano, Correio da Semana, Banco Popular de Sobral. Conforme consta na história, no fim do longo episcopado de dom José, eram 78 os sacerdotes e 38 as paróquias. Seus restos mortais estão sepultado da Catedral de Nossa Senhora da Conceição da Caiçara, a Sé de Sobral, na Capela do Santíssimo Sacramento, cujo epitáfio em mármore contém as palavras: "Ad pedes Domini pie requiescat".
De forma direta e indireta foi um dos mentores do desenvolvimento de Sobral e de toda a região Norte do Estado do Ceará, mas também o responsável pelo modelo de Igreja autocrática, que ainda persistente naquela região. Sua morte, aos 77 anos, deixou um vácuo na Igreja de Sobral, pois seu modelo único não podia, nem devia, ser copiado por seus sucessores que optaram por modelos de episcopado mais pastorais, guiados pelas diretrizes da CNBB.
Filho de Manuel Artur da Frota e Raimunda Artemísia Rodrigues Lima, fez os estudos primários na cidade natal, vindo a concluir o curso secundário no seminário de Salvador, ingressando na Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma, recebendo o grau de doutor em Teologia e Filosofia em 1902. Foi ordenado presbítero em Roma em 29 de outubro de 1905. Retornando ao Brasil, em 1906, voltou a Sobral ajudando o padre Diogo da Frota, seu tio, então pároco.
Em 1907, a convite de dom José de Camargo Barros, lecionou Teologia Dogmática, Ética e Liturgia no Seminário da Ipiranga, em São Paulo.Em 1908, retornando ao Ceará, foi nomeado pelo bispo de Fortaleza, dom Joaquim José Vieira, vigário de Sobral, uma das principais cidades do Ceará e berço da família Frota.
Dom José era princípe da Igreja Católica e se tornou bispo-conde"
Monsenhor Assis RochaAssessor de Imprensa da Diocese
Mais informações
Diocese de Sobral
Praça Quirino Rodrigues76-4 -
Centro
(88) 3611.0545
Nenhum comentário:
Postar um comentário