VISUALIZAÇÃO POR PAGINAS

Contador de visitas

______________________________

MAGAZINE LUIZA

segunda-feira, 20 de julho de 2009

EXPOSIÇÃO LEMBRA VIDA DE DOM EXPEDITO LOPES

A história do bispo sobralense, dom Francisco Expedito Lopes, foi resgatada em uma exposição
Uma exposição para resgatar a vida e obra do bispo sobralense dom Francisco Expedito Lopes foi montada, recentemente, na Casa de Cultura de Sobral. Um acervo de objetos pessoais e de uso do bispo, além de fotos e conteúdos gráficos, relíquias e outros elementos componentes do seu memorial foram expostos no espaço cultural da Casa da Cultura. De acordo com o então bispo diocesano e eleito arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, a exposição teve um significado especial para o município, uma vez que o bispo, além de haver nascido em território sobralense, também teve assídua participação nos movimentos religiosos, colaborando com todo o seu vigor para a grandeza do bispado de dom José Tupinambá da Frota.
Sua história se constitui um marco nacional, uma vez que a maneira bárbara como lhe fora ceifada a vida, dera a ela a condição de mártir da Igreja Católica. Na época, apenas com 10 anos de idade e coroinha da igreja, dom Fernando Saburido relembra aquela data. “Foi no dia primeiro de Julho de 1957, inconformado com a sua suspensão canônica, o vigário de Quipapá, distante 188km de Recife, Hosana Siqueira, disparou a queima-roupa três tiros contra o bispo, na porta da residência episcopal. Após balear o bispo, o sacerdote fugiu para a Mosteiro de São bento e lá contou para prior do Mosteiro, dom Bento”, disse ele.O bispo, mortalmente ferido, dirigiu-se para a capela da residência, esvaindo-se em sangue diante do altar, aos pés de Cristo Sacramentado. Conduzido para o Hospital, dom Moura lá faleceu pelas 2 horas da madrugada do dia 2 de Julho, após oito horas de agonia, vividas na total entrega a Deus. Durante a agonia, pronunciou algumas frases: “Seja feita a Vontade de Deus”... “Eu ofereço a minha vida”... “Pronto, Senhor estou preparado!”... “Ofereço o sacrifício da minha vida pela Diocese de Garanhuns, pelo clero e pelos seminaristas”.Desde sua passagem, dom Expedito integra o rol de milagrosos, sendo a ele atribuídos grandes feitos de cura e melhoras de vida em várias famílias.O processo canônico iniciado em 2003 foi concluído dois anos mais tarde com a coleta de documentos e a confecção de um relatório sobre a vida de dom Expedito. Uma reportagem com o padre veiculada pelo Diário do Nordeste sobre a formação da comissão está entre os documentos.Um dos bairros da cidade de Sobral situado às margens direita do Rio Acaraú foi batizado com o nome de dom Expedito Lopes. No 1º de julho deste ano, antes da celebração da Santa Missa solene na Catedral de Santo Antônio, o atual bispo diocesano, dom Fernando Guimarães, inaugurou um Memorial, na Residência Episcopal, no local da antiga capela episcopal, novamente restaurado. Retornada à sua forma original, a antiga capela transformou-se agora em Memorial do Servo de Deus, conservando alguns objetos seus, entre os quais o solidéu que usava no momento do atentado, e uma das balas que o atingiram.

3 comentários:

Anônimo disse...

DOM EXPEDITO NAS GLÓRIA DOS ALTARES.
DEUS SEJA LOUVADO NA FIGURA SUBLIME DOS SEUS SANTOS, DE MODO PARTICULAR NA PESSOA DE DOM EXPEDITO.
SIM, ELE É UM SANTO DOS NOSSOS DIAS. DEUS SEJA LOUVADO.

RAFAEL CARVALHO DO MENINO JESUS DA SANTA FACE.
SÃO PAULO-SP
26 DE MARÇO DE 2011.

Anônimo disse...

EU TENHO ABSOLUTA CERTZA QUE DOM EXPEDITO É SANTO.JA ALCANCEI VARIAS GRAÇAS

Anônimo disse...

NA IGREJA CATEDRAL DE SANTO ANTONIO DE GARANHUNS O PADRE TIROU A FOTO DE DOM EXPEDITO... PEGUEI VARIAS BRIGAS ATÉ QUE BOTARAM A FOTO NA IGREJA DE NOVO

QUER NOS MANDAR UM E-MAIL?


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


TRASLATE

Flag Counter...

free counters

TWITTER

Sigua nós no Twitter