Comitiva de religiosos, políticos e intelectuais
Caravana de caririenses no Vaticano, em maio de 2006, quando foi entregue farta documentação em defesa da reabilitação do Padre Cícero
Comitiva de religiosos, políticos e intelectuais
Caravana de caririenses no Vaticano, em maio de 2006, quando foi entregue farta documentação em defesa da reabilitação do Padre Cícero
Meruoca realiza a 1ª Semana de Educação Ambiental e apresenta seminário sobre seu plano de ações para preservação do meio ambiente.
No período de 25 a 29 de maio, a Biblioteca João Paulo II, sob a Coordenação de Eliane Santos, realizará a 1ª Semana de Educação Ambiental. Na semana seguinte, entre os dias 01 e 04 de junho, será apresentado o Seminário "Plano de Ações do Curso de Multiplicador Ambiental", que incluirá o Projeto Vida Verde, Viva Serra da Meruoca.Durante estas semanas, haverá uma vasta programação de cursos, oficinas, brincadeiras de teatro, que servirão para um trabalho de conscientização da população, incentivando o hábito de reciclar.A programação, que conta com o apoio da SEMACE e da Prefeitura Municipal, será composta de Oficina de Reciclagem, com a Professora Eliane Santos, Produção de Livro Reciclado, utilizando a fibra da bananeira, Literatura de Cordel Ecológico, sob responsabilidade de Vicente Urcezino, Baú da Literatura e Teatro de Fantoches.De acordo com a professora Eliane Santos, o trabalho está sendo todo montado pela Biblioteca João Paulo II, e visa desenvolver as habilidades artísticas do meruoquense, exercitar a cidadania e trabalhar a consciência ecológica. A equipe que promove estes eventos de reciclagem, conta com as Coordenações dos Agentes da Leitura Eliane Santos, Socorro, Régis, Patrícia, e também com o apoio da Câmara Municipal de Meruoca e das Secretarias de Meio Ambiente, de Educação, de Recursos Hídricos e Agropecuário e de Turismo, Cultura, Esporte e Juventude.
Atendendo a requerimento do vereador João Alberto (PSB), foi formada uma comissão especial da Câmara de Vereadores de Sobral para acompanhar, durante dez dias, o atendimento na Santa Casa de Misericórdia. O objetivo, segundo João Alberto, é constatar a veracidade das informações que chegam, através de constantes reclamações da população assistida pelo SUS, sobre a precariedade no serviço de atendimento da Emergência e outros setores.
Hoje pela manhã, os edis João Alberto (PSB), Marco Prado (PSDB), Paulo Albuquerque (PV), Paulo Vasconcelos (PRB), Adauto Arruda (PP) e Júnior Balreira (PMDB) estiveram no Hospital e participaram da solenidade de assinatura da ordem de serviço para instalação de 10 UTIs neonatal e pediátrica, fruto da parceria entre a Santa Casa, o Governo Federal e o Governo do Estado.
Em tempo:
Os trabalhos começarão efetivamente nesta terça-feira (26), a direção da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, recebeu a comissão com cordialidade, deixando a disposição de todos os parlamentares as informações necessárias.
Por volta das 21:00 h, de hoje (26/05) teve início com uma rave no Khátya Club, o Dia do Desafio 2009, em Alcântaras.
E a aprtir de 00:00 hora será iniciado a contagem dos membros participantes.
O Dia do Desafio é uma campanha mundial de incentivo para a prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e bem-estar, realizada por meio de ações das comunidades. Realizado no Brasil desde 1995 e coordenado no Continente Americano pelo SESC de São Paulo desde 1998, foi idealizado há mais de três décadas pela ParticipAction, entidade esportiva canadense, e difundido mundialmente pela Trim & Fitness International Sport for All Association (TAFISA), de origem alemã.
O objetivo é inserir a atividade física no cotidiano das pessoas a fim de melhorar sua qualidade de vida. No Dia do Desafio, essa tarefa consiste em mobilizar o maior número de participantes em torno da idéia de praticar pelo menos 15 minutos consecutivos de qualquer atividade física ou esportiva. Sem estipular restrições quanto às modalidades escolhidas, o Dia do Desafio privilegia aspectos fundamentais para o convívio humano como acessibilidade, envolvimento, diversão, diversidade, segurança, além de trazer benefícios para a comunidade e a saúde.
Essa celebração demanda esforço e criatividade, especialmente por estimular a integração de diferentes segmentos de comunidades que competem construtivamente entre si, o que tem sido verificado pelo aumento considerável das cidades participantes. O desafio de participar e o espírito de confraternização dão a tônica ao evento e incentivam o desencadeamento de novos hábitos e atitudes. Para o SESC, mais que um desafio, é uma grande satisfação integrar e promover tal evento.
A Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Juventude realizará, no período de 01 a 05 de junho, o Curso de Artesanato em Fibra de Bananeira.
O curso será realizado em parceria com o SEBRAE-Sobral e ministrado por técnicos qualificados, nos horários de 8:00 às 12:00 e 13:00 às 16:00.
As inscrições podem ser realizadas na sede da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Juventude, localizada à Avenida Carlos Davi, no Complexo Turístico Prefeito José Mendes, de 8h às 14h, até o dia 30 de maio.
O Prefeito de Meruoca, Antônio Fonteles e o ex-prefeito João Coutinho estiveram no Rio de Janeiro entre os dias 18 e 20 de maio para receber o Prêmio Nacional da ONG BIOSFERA.
No Rio de Janeiro, Antônio FOnteles e João Coutinho participaram do Seminário Nacional de Urbanismo, Paisagismo e Arborização Urbana - URBVERDE, para receber do Conselho Diretor do Instituto Ambiental BIOSFERA o Prêmio de Destaque Nacional Outorgado a Município Modelo na Preservação de Áreas Verdes. A premiação foi entregue pelo Presidente do Instituto Ambiental BIOSFERA, Professor Dorival Correia Bruni.
A sexta edição do festival que busca incentivar a produção musical e a cultura da nossa terra será lançada no dia 29 de maio, com a divulgação da programação oficial para os dias 11, 12 e 13 de junho.
A Prefeitura de Meruoca e a Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Juventude lançarão no próximo dia 29 de maio, na Praça Monsenhor Furtado, a partir das 20h, o VI Festival de Inverno de Meruoca.Na ocasião, o Prefeito Fonteles e a Secretária de Turismo, Ana Karina anunciarão a programação oficial do festival. Os meruoquenses tomarão conhecimento das atrações e também das músicas, cantores e compositores classificados para concorrerem à premiação do festival, que será divulgada pela SOLAR, através do produtor municipal, Pingo de Fortaleza.O VI Festival de Inverno contará com apresentações locais e com o show da Banda Heredtárius. O evento é uma realização da Prefeitura de Meruoca e FUNCELT, com patrocínio do Governo Federal, Governo do Estado, Banco do Brasil e Banco do Nordeste. Apoios: SESC, SENAC, SEBRAE, hotel Ytacaranha e Pousada Pico da Serra.
Programa Saúde da Família Foi criado em 1994 pelo Ministério da Saúde com o propósito de reorganizar e substituir o modelo tradicional, levando a saúde para mais perto da família, como um meio de melhorar as condições de seus integrantes e, em conseqüência, da própria comunidade. O PSF segue as responsabilidades e ações estratégicas mínimas de atenção à saúde básica. Programa Hipertensão e Diabetes – HIPERDIA
O programa tem como objetivo estabelecer metas e diretrizes para ampliar ações de prevenção, diagnóstico, tratamento e controle da Hipertensão e do Diabetes, a partir da reorganização do trabalho de atenção à saúde nas unidades da rede básica dos serviços de Saúde. Programa DSTs e AIDS São ações de promoção e prevenção das DSTs e AIDS; a inserção dos grupos mais vulneráveis nas redes de atenção; o acesso aos insumos para adoção de práticas mais seguras (preservativos); de aumento da cobertura das ações de prevenção em mulheres e populações com maior vulnerabilidade. Programa Saúde da Mulher
São Objetivos do Programa: melhorar a assistência ao parto e puerpério; ampliar o acesso às ações de planejamento familiar, garantindo o acesso aos métodos anticoncepcionais reversíveis; diminuir os índices de mortalidade materna; aumentar os índices de aleitamento materno; qmpliar as ações de detecção precoce e controle do câncer do colo do útero e da mama, articuladas a um sistema de referência para o tratamento e o acompanhamento da mulher; estabelecer parcerias com outros setores para o controle das DST e de outras patologias prevalentes no grupo, principalmente nas ações dirigidas às gestantes visando à prevenção da transmissão vertical do HIV, sífilis congênita e erradicação do tétano neonatal; estabelecer parcerias para realização de mamografias; manter e ampliar parcerias com as entidades ligadas à saúde da mulher; investigar todos os óbitos de mulheres em idade fértil (10 a 49 anos), cujas causas possam ocultar o óbito materno. Programa Saúde da Criança
Objetivos principais: atenção Humanizada ao recém-nascido baixo peso; a promoção, a proteção e o incentivo ao aleitamento materno ; a redução das doenças infecciosas, particularmente as imunopreveníveis (vacinas) ; redução da mortalidade por diarréia ; acompanhamento do Crescimento e desenvolvimento – Caderneta da Criança; redução da Mortalidade por Infecções Respiratórias; monitoramento da saúde da criança desde o pré-natal. Programa de Saúde do Adolescente e do Jovem
Assistência a adolescentes e jovens na faixa etária de 10 a 24 anos, desenvolvendo suas ações sob três grandes eixos: crescimento e desenvolvimento; saúde sexual e saúde reprodutiva; redução da morbimortalidade por violência e acidentes. Programa de Combate à Tuberculose
Desenvolve ações de controle da doença com medidas como informação e rastreamento de doentes, diagnóstico precoce, acompanhamento clínico e garantia de medicamentos; realiza a estratégia do tratamento supervisionado da tuberculose (DOTS); exames para diagnóstico e acompanhamento. Programa de Combate à Hanseníase
Desenvolve ações de controle da doença com medidas como informação e rastreamento de doentes, diagnóstico precoce; acompanhamento clínico e garantia de medicamentos; avaliação de incapacidades. Programa Saúde Bucal
Objetivos principais do programa: extração dentária, restauração, aplicação de flúor diagnosticar o câncer de boca; encaminhar para os Centros de Referência os tratamentos especializados como: doenças da gengiva, cirurgias odontológicas, câncer bucal em estágio mais avançado ,etc. Programa de Suplementação de Ferro e Ácido Fólico
Tem o objetivo de reduzir a prevalência de Anemia por Deficiência de Ferro em crianças de 6 a 18 meses, gestantes e mulheres no pós-parto. Consiste na suplementação medicamentosa de sulfato ferroso, distribuídos gratuitamente, para todas as crianças de 6 meses a 18 meses de idade, gestantes a partir da 20ª semana e mulheres até o 3º mês pós-parto. Programa de Suplementação de Vitamina A
O programa busca reduzir e erradicar a deficiência nutricional de vitamina A em crianças de seis a cinqüenta e nove meses de idade e mulheres no pós - parto imediato (antes da alta hospitalar).
por que a Vitamina A é tão importante?
●Reduz em 23% a mortalidade infantil e em 40% a mortalidade materna;
●Reduz a gravidade das infecções, como a infecção respiratória aguda e diarréia;
●Mantém a saúde da visão e dos olhos;
●É fundamental para o crescimento saudável das crianças. Controle de Edemias
Combate à Dengue, Leishmaniose, Doenças de Chagas e outras doenças endemicas. PESMS (Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social)
Projetos de Substituição de Casas de Taipa por Casas de alvenaria, para o controle da Doença de Chagas no município; projetos de implantação de Kits sanitários para redução do risco de doença. Programa LEITE É SAÚDE
OBJETIVO: Retirar do quadro de desnutrição crianças (de 6 meses a 6 anos de idade) e gestantes desnutridas, através da distribuição de leite de gado às mesmas Quantidade de pessoas (crianças e gestantes) beneficiadas: 165 Parceria com Governo do Estado do Ceará. Programa de Controle do Tabagismo
Tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a conseqüente morbimortalidade por doenças relacionadas ao uso de tabaco. Para isso utiliza as seguintes estratégias: prevenção de iniciação ao tabagismo, promoção e apoio ´a cessação de fumar´
Os responsáveis pela organização artística do evento divulgam as atrações que vão agitar o Festival de Inverno deste ano.
REGULAMENTO DO JOGO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS
Defesa civil entrega donativos a comunidades
INSCRIÇÕES
Deputado nega intenção de concorrer à vaga
e defende unidade no partido
Coordenador da bancada do Ceará em Brasília, o deputado federal José Nobre Guimarães (PT-CE) (FOTO) em entrevista especial ao blog meruocanews,concedida no Aeroporto Internacional Pinto Martins, ele comentou a postura do atual presidente do PT no Estado, Ilário Marques, e deu a entender que as declarações do correligionário prejudicam o partido.O petista também falou da disposição da legenda disputar a segunda vaga do Senado nas eleições do próximo ano; da articulação da bancada em prol dos desabrigados das chuvas; da movimentação de deputados e senadores para o governador Cid Gomes (PSB) ser re-eleito; mas negou-se a citar o impasse em torno da definição do secretariado da prefeita Luizianne Lins (PT).
O prefeito Antônio Fonteles, na oportunidade, pediu um maior empenho dos secretários municipais em repassar as notícias à imprensa e ao site de Meruoca com a maior agilidade possível.
Com a presença do Prefeito Antônio Fonteles, do ex-prefeito João Coutinho, do publicitário José Vital, da agência de comunicação Teia Digital, da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, de Secretários e convidados, aconteceu, no Auditório do Complexo Turístico Prefeito José Mendes, a palestra sobre a "Internet e comunicação institucional da Prefeitura de Meruoca", ministrado pelo Sr. Vital.Durante a explanação, José Vital mostrou aos presentes a importância da comunicação integrada em uma gestão municipal com o uso de diversas mídias e apresentou dados sobre o site de Meruoca, www.meruoca.ce.gov.br que no início, em 2004, teve uma visitação média em torno de mil acessos, já em 2008, o site foi acessado mensalmente mais de 20 mil vezes, comprovando o desempenho da comunicação entre os meruoquenses via web.O prefeito Antônio Fonteles, na oportunidade, pediu um maior empenho dos secretários municipais, para que possam repassar notícias com agilidade e rapidez à imprensa ao site de Meruoca. O ex-prefeito João Coutinho, precursor na comunicação digtal via internet, destacou a importância de mostrar o município para o mundo, com as ações desenvolvidas em Meruoca sendo acompanhadas por todos.No final da apresentação, Vital mostrou como os secretários e o público presente devem acessar com facilidade o site, além de mostrar as possibilidades para futuras promoções que chamem a atenção dos internautas, a fim de que as visitas no site continuem em crescimento. É importante despertar cidadãos e turistas para conhecerem ao vivo as belezas de Meruoca e dar conhecimento ao povo das iniciativas cidadãs dessa gestão municipio.
As paróquias da Diocese de Sobral atendendo ao pedido do bispo Dom Fernando Saburido, mobilizaram a comunidade em geral através da Rádio Educadora do Nordeste em suas programações diárias, Pastorais, Famílias e Escolas para doação de alimentos e roupas aos desabrigados das enchentes.
A entrega dos alimentos foram repassados para a Cáritas Diocesana de Sobral que organizou e distribuiu às cidades atingidas. Na ocasião Dom Fernando agradeceu ao Padre Raimundo Nonato Timbó de Paiva, Pe. Gonçalo, da Paróquia da Sé e Pe. Fábio, da paróquia de São Paulo Apóstolo e a todos que participaram da campanha. Um feito inédito. A paróquia de Ipu doou um caminhão de gêneros alimentícios.
Os servidores reivindicaram melhores salários 
Alcântaras. Os servidores deste município invadiram o prédio da Prefeitura para protestar contra os descontos feitos na folha de pagamento, por parte da Prefeitura, e reivindicar melhorias salariais e implantação do Plano de Cargo e Carreira (PCC).Com cartazes, faixas e gritando palavras de ordem, os manifestantes saíram da sede da entidade, que fica em frente à Igreja Matriz, e marcharam até o prédio do Paço Municipal. Chegando lá, eles se dirigiram até o gabinete do prefeito Raimundo Gomes Sobrinho, que se encontrava vazio. “Nós vamos manter a grave até que o prefeito nos receba para uma negociação”, disse Francisco Menezes, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Município. Ele informou que a categoria tem reclamado do comportamento do gestor, que tem ignorado o movimento. “Estamos de greve desde o dia 13 de abril e até agora não acenou para qualquer acordo. O que ele fez foi descontar 60% dos vencimentos daqueles que aderiram ao movimento”.A professora e vereadora Cleovilândia Menezes Costa Machado diz que constantemente recebe ameaças de morte. “Desde o momento em que me manifestei favorável ao movimento, venho recebendo ameaças”, diz ela, que já registrou Boletim de Ocorrências.Entre as reivindicações, está a equiparação do salário mínimo pago em Alcântaras, que é de R$ 380, ao salário mínimo nacional, no valor de R$ 465. Também está na pauta um reajuste para os professores que, conforme diz, estão há três anos sem aumento. O sindicalista diz que o piso salarial do magistério, instituído por lei, é R$ 950 e que o que é pago na cidade está longe desse valor.O secretário de Educação do município, Carlos Alves, não vê nenhuma ilegalidade nisso, mas lamenta pelo fato das negociações não terem avançado. “O município está tendo prejuízo na merenda escolar porque ela está se estragando. Não tem quem faça, não tem quem coma. Isso por si já é prejudicial. Entendo as reivindicações da categoria, porque dela também faço parte. Não posso tomar decisões porque compete ao gestor do município”. Ele afirma que a greve já atingiu 50% das escolas, e que vai ser difícil a elaboração de um calendário para recuperar as aulas caso as negociações não avancem.