VISUALIZAÇÃO POR PAGINAS

Contador de visitas

______________________________

MAGAZINE LUIZA

terça-feira, 30 de outubro de 2012

O mapa político do Brasil

PMDB é o partido com mais prefeitos no Brasil.

O PMDB foi o partido que mais elegeu prefeitos nas eleições de 2012. Entre primeiro e segundo turno, a legenda contabilizou 1.023 eleitos. Com isso, estará no comando de 18,39% dos municípios brasileiros. Apesar disso, comparado à 2008, registrou uma redução de quase 15% no total de vitórias.
Na mesma lista, o PSDB aparece em segundo lugar com 702 eleitos. O PT é o terceiro partido a concentrar mais vitórias de executivos municipais, tendo acumulado 635 prefeituras. Onze a mais que no primeiro turno. Entre elas está a cobiçada cidade de São Paulo, onde o candidato petista Fernando Haddad deixou para trás o tucano José Serra.
O PSB do governador de Pernambuco Eduardo Campos aparece em sexto lugar, com 442 gestores eleitos. Nas capitais nordestinas, porém, a sigla socialista foi a que mais conquistou executivos. Venceu no Recife, com Geraldo Julio (primeiro turno); e em Fortaleza, com Roberto Claudio (segundo turno). O PSDB vem em seguida com duas prefeituras: Teresina, com Firmino Filho (segundo turno), e Maceió, com Rui Palmeira (primeiro turno).
O PT venceu em João Pessoa, com Luciano Cartaxo (segundo turno); o PDT, em Natal, com Carlos Eduardo (segundo turno); o PTC ganhou em São Luís, com Edivaldo Holanda (segundo turno); e o DEM, com ACM Neto, conquistou a prefeitura de Salvador (segundo turno) e em Aracaju, com João Alves Filho (primeiro turno).
PSD e DEM
O partido criado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, terminou a eleição com números altos. Conquistou 497 prefeitos e ficou em quarta posição entre as siglas que registraram mais eleitos. Fez uma capital, Florianópolis (SC), que a partir do próximo ano será administrada por Cesar Souza Júnio.
O DEM, sigla que mais sangrou com a criação do PSD, ficou em nono lugar. Foram conquistadas 278 prefeituras.
Ranking dos partidos por prefeituras conquistadas
PMDB 1.023

PSDB 702

PT 635

PSD 497

PDT 311

PTB 295

DEM 278

PR 275

PPS 123

PV 95

PSC 83

PRB 78

PCdoB 56

PMN 42

PTdoB 26

PRP 24

PSL 23

PTC 19

PHS 17

PRTB 16

PTN 12

PPL 12

PSDC 9

PSol 2

Nenhum comentário:

QUER NOS MANDAR UM E-MAIL?


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


TRASLATE

Flag Counter...

free counters

TWITTER

Sigua nós no Twitter