VISUALIZAÇÃO POR PAGINAS

Contador de visitas

______________________________

MAGAZINE LUIZA

terça-feira, 1 de setembro de 2009

SALARIO MINIMO EM 2010 DEVE FICAR EM R$ 507,000

O salário mínimo deve ficar em R$ 507 em 2010, segundo o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo
O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse ontem que o governo deve propor um salário mínimo de R$ 506,50 a partir de janeiro do próximo ano, com pagamento no início de fevereiro. O anúncio foi feito em Brasília, antes da cerimônia na qual foram anunciadas as regras de exploração do petróleo da camada pré-sal. Bernardo lembrou que a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2010, já aprovada pelo Congresso Nacional, prevê justamente este valor de R$ 506,50. Entretanto, segundo informou o ministro, este valor deve ser "arredondado" para R$ 507, no Congresso Nacional, até mesmo como forma de facilitar os saques dos recursos. Salário real "É fundamental que o salário mínimo cresça, para que a gente tenha um poder de compra maior da população, com maior demanda interna e, consequentemente, maior produção da economia", avalia o coordenador da Unidade de Economia e Estatística do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (Indi), Pedro Jorge Ramos. Segundo ele, apesar do aumento de pouco mais de 9%, o salário mínimo ainda não chegará ao valor máximo já alcançado no passado. "O salário mínimo real que o Brasil paga ainda não é o mesmo que já pagou na época de Juscelino Kubitschek", lembra Ramos. O presidente do Sindilojas, Cid Alves, acrescenta que a remuneração ainda não chegou ao patamar ideal. "Como o salário mínimo é a base do consumo brasileiro, eu diria que esse é um valor ainda baixo para certas atividades, como é o caso dos trabalhadores do comércio", afirma. "Já para outros setores, como o de empregadas domésticas, eu acho que o valor fica alto, por conta do custo que o empregador tem com o pagamento de benefícios". Cid Alves acrescenta que a notícia deve ser comemorada, já que traz novo ânimo à economia do País. "Eu vejo com bons olhos esse aumento, e espero que ele volte a servir de âncora para o benefício da aposentadoria", acrescenta. Já para o coordenador da Unidade de Economia e Estatística do INDI, é importante pensar também nos impactos que a nova remuneração poderá trazer. "Para o setor público eu imagino que esse valor trará problemas, já que ninguém pode pagar menos que um salário mínimo", alerta ele. Impacto Atualmente, o salário mínimo é de R$ 465. O último reajuste aconteceu em fevereiro deste ano. Segundo informações do Ministério da Previdência, esse reajuste deverá ter um impacto de mais de R$ 7 bilhões nas despesas com o pagamento de benefícios previdenciários no ano que vem. OPINIÃO Valor não é suficiente, mas é bem-vindo Dorenir Duarte de Oliveira recebe um salário mínimo desde o ano passado, mas diz que o valor não é suficiente para manter uma família. "Na minha casa só moro eu e minha irmã, mas só o que eu ganho não dá pra nos sustentar". Segundo ela, que trabalha como doméstica e divide as despesas da casa com a irmã, o aumento no valor do mínimo será bem-vindo. "Eu acho ótima essa notícia . Tenho certeza de que todo mundo que recebe um salário mínimo gostaria de receber um aumento, que vai ajudar muita gente". Ela acredita que, se tivesse uma família para sustentar, a remuneração que recebe todos os meses não daria conta de todas as despesas. "Eu pago aluguel, água, luz... Tudo hoje está muito caro", diz ela. "Imagino que, no caso de uma família, de um casal com um ou dois filhos, um salário só não pode ser suficiente pra tudo isso". Para Dorenir, o salário mínimo deveria ser maior para contemplar quem precisa dividir o dinheiro com um número maior de pessoas. "Eu e minha irmã ainda damos um jeito, mas sei que a situação fica difícil para muita gente", acrescenta.

Nenhum comentário:

QUER NOS MANDAR UM E-MAIL?


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


TRASLATE

Flag Counter...

free counters

TWITTER

Sigua nós no Twitter