terça-feira, 18 de outubro de 2011

PRÉ-CAMPANHA: Presidente Obama começa caravana

Barack Obama faz viagem de ônibus nos EUA para tentar angariar votos e apoio para seu plano de emprego
Na Carolina do Norte, o presidente dos Estados Unidos cumprimentou os eleitores em um restaurante e tentou mobilizar a população para que o apoie no Congresso 
O presidente norte-americano, Barack Obama, iniciou ontem uma viagem de ônibus por Estados eleitoralmente importantes, fazendo críticas à oposição republicana por barrar no Congresso a aprovação de uma lei destinada a estimular a geração de empregos.
Em eventos na Carolina do Norte e na Virgínia, Obama tentou mobilizar o eleitorado a pressionar o Congresso para que aprove pelo menos algumas partes do seu pacote de empregos de US$ 447 bilhões. A íntegra do projeto foi rejeitada na semana passada.
"Vamos dar aos membros do Congresso mais uma chance de se posicionar direito e fazer a coisa certa", disse Obama a uma plateia que o aplaudia no aeroporto de Asheville, na Carolina do Norte, primeira etapa da sua viagem de três dias a bordo de um ônibus preto e blindado.
A bancada democrata no Senado pretende votar nesta semana uma das propostas de Obama para a geração de empregos, que concede verbas aos Estados para contratar professores. Obama zombou dos republicanos por terem rejeitado o pacote original.
"Talvez eles não tenham entendido tudo de uma vez só. Então vamos dividir (o pacote) em bocados para que eles possam refletir sobre essa legislação", afirmou.
A estratégia política de Obama é forçar os republicanos a aceitarem suas propostas, sob pena de serem acusados durante a campanha de obstruírem a recuperação econômica.
ContrapropostaSegundo o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, os republicanos contrários ao projeto de Obama não apresentaram uma alternativa que possa resultar em contratações substanciais nos próximos 12 a 18 meses.
Brendan Buck, porta-voz do presidente da Câmara dos Deputados, o republicano John Boehner, disse que as ideias propostas na semana passada por seu partido para equilibrar o orçamento, promover o comércio exterior e estimular a prospecção de gás e petróleo em alto mar teriam um efeito econômico mais significativo do que o pacote governista de curto prazo.
"O plano republicano está focado no tipo de reformas que forneçam um ambiente duradouro para a criação de empregos no setor privado, em vez de um ânimo fugaz", disse Buck, que criticou a viagem de Obama. "Essa viagem de ônibus parece o tipo de jogo político do qual o presidente tem dito que os americanos estão cansados", afirmou.

Nenhum comentário:

QUER NOS MANDAR UM E-MAIL?


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


TRASLATE

Flag Counter...

free counters

TWITTER

Sigua nós no Twitter