terça-feira, 4 de outubro de 2011

ROMARIA DE CANINDÉ: Procissão louva São Francisquinho

A cantora Alcione faz o grande show que marcará hoje o fim da maior romaria franciscana do País
Este Município encerra hoje a Romaria de São Francisco, com procissão no fim da tarde e show à noite com a cantora Alcione. A programação foi iniciada no dia 24 passado e os espaços religiosos ainda estão lotados de devotos.
Na procissão de logo mais, o destaque é imagem de São Francisquinho, que mede 62 centímetros e mais oito centímetros de pedestal. Chegou ao Município no ano de 1775, doada pelo fundador da cidade, Francisco Xavier de Medeiros.
Está prevista a participação do governador Cid Gomes, que será recepcionado pelo prefeito de Canindé, Cláudio Pessoa. Durante a procissão, haverá a distribuição de 10 mil rosas brancas doadas pelo Instituto Agropolos, por meio do Projeto Escola de Flores, desenvolvido na cidade de São Benedito, Serra da Ibiapaba.
Ontem, a Igreja Católica celebrou o trânsito de São Francisco (sua morte), na Praça do Romeiro, na última novena da festa, que teve como tema "São Francisco se alegra pela irmã morte". O pregador da noite foi frei Marconi Lins, ministro da Província de Santo Antônio do Brasil, com sede em Pernambuco.
A tranquilidade está sendo característica da festa neste ano, segundo os boletins diários dos órgãos de segurança pública. Não houve, até agora, nenhuma ocorrência grave.
A grande expectativa dos romeiros e dos canindeenses é com o grande show de Alcione, que acontece às 20hs, na Praça dos Romeiros. A maranhense irá interpretar a oração de São Francisco, fato que deverá emocionar todo o público presente.
OuvidoriaEste ano, para conhecer melhor o perfil dos romeiros, uma equipe foi montada pela Ouvidoria do Município, que está nas ruas entrevistando os visitantes para saber o real sentido de estar em Canindé. De acordo com o ouvidor Marcos Coelho, logo que termine a festa, um relatório será divulgado, mostrando quais os Estados brasileiros que mais enviaram devotos para Canindé. Quatro equipes formadas por 16 pesquisadores, divididos em três turnos, estão nas entradas da cidade fazendo esse trabalho de pesquisa. Os abrigos estão superlotados. Pousadas, hotéis, ranchos e casas de aluguel também não têm mais vagas para ninguém. A cidade respira fé em clima de festa.
VendasO comércio deve somar R$ 6,5 milhões durante os dez dias de romaria. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Plínio Gomes, "as vendas superam todas as expectativas. É uma festa dentro de várias festas. O romeiro compra de tudo. Da fitinha com a lembrança de São Francisco de Canindé, até a água", observa o secretário.
"Nos dez dias de festejos, o comércio local oferece em torno de três mil empregos entre vendedores de lojas, seguranças, guias turísticos, informantes, além das fábricas que confeccionam santos", afirma ele. Todos os fieis querem levar souvenirs para seus familiares

Nenhum comentário:

QUER NOS MANDAR UM E-MAIL?


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


TRASLATE

Flag Counter...

free counters

TWITTER

Sigua nós no Twitter