VISUALIZAÇÃO POR PAGINAS

Contador de visitas

______________________________

MAGAZINE LUIZA

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

DOM FERNANDO SABURIDO SE PREPARA PARA POSSE

Dom Antônio Fernando Saburido, ex-bispo da Diocese deste município, já está em Guaramiranga onde deverá permanecer recluso, iniciando assim um retiro de preparação até a data de sua viagem para Recife, onde assumirá a arquidiocese daquela cidade. A viagem para Recife está marcada para a noite deste sábado (15). Os seus últimos dias em Sobral foram de reuniões, encontros e festa de despedida.
Dom Fernando Saburido, 62 anos, foi anunciado pelo papa Bento XVI no Vaticano como arcebispo de Olinda e Recife no dia 1º de julho. Com perfil mais voltado ao diálogo, mais agregador, é conhecido por ser alinhado com o pensamento de dom Hélder Câmara. A cerimônia de posse acontecerá na Igreja Madre de Deus, no Bairro do Recife. Logo depois, será realizada uma missa campal no Marco Zero, para celebrar a transição.
Em entrevista, ele falou que leva a saudade do povo sobralense. "Não tem sido fácil esses dias aqui de despedidas, de emoções fortes. Mas Deus está dando força e graças para superar tudo isso. Fico muito feliz porque me acompanharão nesta viagem uma boa representação de Sobral, que está indo participar da posse lá em Recife".
Sobre os desafios que terá pela frente, o mais novo arcebispo de Olinda e Recife disse que conhece bem a realidade de seu povo. "A Arquidiocese de Olinda é uma arquidiocese de muita tradição, a segunda mais antiga do Brasil, e com muitos desafios. Recife é uma cidade muito grande, com problemas sociais muito sérios, a violência, por exemplo, lá é muito grande e a gente tem que ver tudo com a comunidade para ver por onde começar", afirma.
Dom Fernando já agendou para a próxima quarta-feira uma reunião com todo clero, para saber quais os caminhos terá que trilhar inicialmente.
Segundo dom Fernando Saburido, a posse canônica, onde dom José Cardoso passará o cargo, será restrita a religiosos, na presença do representante do Vaticano, o núncio apostólico dom Lorenzo Baldisseri. Cerca de 50 bispos e 300 padres estão sendo chamados.
A Madre de Deus local escolhida para a cerimônia já foi a co-catedral de Olinda e Recife. De lá, dom Fernando, os bispos e o clero sairão em caminhada até o Marco Zero. Antes da missa campal, o público poderá acompanhar a posse fechada por telões que serão instalados nas ruas do bairro.
15 horas da véspera da posse, no dia 15, membros da Igreja Católica, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e, também, da saúde pública visitarão os locais das celebrações para definir montagem de palco, altar, esquema de segurança e assistência à multidão. Além de católicos, são esperados membros de outras religiões.
Sucessão
Sobre quem irá lhe suceder e quando acontecerá, dom Fernando acredita que a nomeação do novo bispo para Sobral deverá acontecer logo, e deverá ser alguém do Nordeste. Ele considerou muito longa a saída de dom Aldo de Cillo Pagotto e sua indicação, que durou um ano e cinco meses. Até lá, a Diocese de Sobral será dirigida por um administrador diocesano que será escolhido em votação secreta na segunda-feira, dia 17, numa reunião com todos os padres da Diocese. "Concluo aqui uma etapa da minha missão como bispo e inicio uma agora, mas desafiante lá em Recife. Assumo uma arquidiocese muito grande, com 700 mil fiéis, mais de 200 padres, mais de 100 paróquias", finalizou.
Mais informações
Diocese de Sobral
Praça Quirino Rodrigues, 76/4 Centro,
(88) 3611.0545
www.diocesedesobral.com.br

Nenhum comentário:

QUER NOS MANDAR UM E-MAIL?


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


TRASLATE

Flag Counter...

free counters

TWITTER

Sigua nós no Twitter