VISUALIZAÇÃO POR PAGINAS

Contador de visitas

______________________________

MAGAZINE LUIZA

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

PREFEITO DE JUAZEIRO DO NORTE MUDARÁ O LOCAL DAS BARRACAS DURANTE ROMARIA DE N. SRA. DAS DORES

A mudança do local das barracas durante a Romaria de Nossa Senhora das Dores, neste município, começará a acontecer esta semana, já que os vendedores começam a montar os estabelecimentos informais, após a Cúpula da Basílica, na Praça dos Romeiros. Ficou decidido, após reunião do poder público e barraqueiros, na última semana, que os barraqueiros que ficam na calçada da Praça dos Romeiros, tanto da Rua São Pedro como da Padre Cícero, serão retirados
Com isso, haverá significativa diminuição na comercialização de bebidas alcoólicas e comidas, normalmente comercializadas nas barracas, sem o total alcance da fiscalização. Tanto que se torna maior a procura por hospitais e enfermaria de pessoas com problemas intestinais. Mas os barraqueiros continuam após a Cúpula da Matriz. Apenas uma questão de localização, para facilitar o fluxo de pessoas e veículos, já que as duas vias são as únicas portas de entrada e saída da cidade. A perspectiva de cerca de 350 mil romeiros, segundo estimativa da Igreja, durante o período de romaria, que será iniciada no fim deste mês e vai até o dia 15 de setembro, abrindo o calendário do 2º semestre das grandes romarias do ano no município.
A mudança não vai acontecer apenas nas proximidades da Basílica. Na Praça do Socorro, que normalmente fica tomada pelos comerciantes informais, também será descongestionada. Os que ficam no centro da praça serão remanejados para as laterais.
Segundo cálculos do fiscal da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Marcos Bezerra, são cerca de 2500 barraqueiros que se instalam nesses dois pontos durante as romarias. Ele calcula que pelo menos 2 mil são de Juazeiro. A outra parte vem de localidades como Caruaru e Santa Cruz, de Pernambuco, ou de cidades do Interior do Ceará, Alagoas e Paraíba.
Segundo o secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, vão ficar apenas as 180 barracas que ocupam a praça ao lado da Matriz, cujos proprietários ali estão há mais de dez anos e vão ser retirados paulatinamente. O presidente da Comissão Permanente de Romarias, Cláudio Luz, diz que a verba arrecadada com as taxas de instalação das barracas será destinada à própria limpeza e higienização da área. Além das calçadas laterais da Praça dos Romeiros e do Socorro, parte das barracas da Praça do Memorial será levada para o lado esquerdo da Escola Padre Cícero.
Com a mudança, a fiscalização por parte da Secretaria de Meio Ambiente era intensificada para não haver descumprimento da ordem. Para auxiliar os fiscais, serão inseridos nos trabalhos componentes da Guarda Municipal.
Para o secretário de Turismo e Romaria, José Carlos dos Santos, essa mudança representa o primeiro passo no sentido de ir amadurecendo a ideia junto aos barraqueiros a fim de que não haja dificuldades na hora de se mudarem para os cerca de 1.300 boxes que serão construídos no Centro de Apoio aos Romeiros. 1.600 vendedores ambulantes já foram cadastrados.
Os trabalhos relacionados à romaria este ano estão diferenciados, já que a Comissão tem feito reuniões por setores, toda semana. O secretário José Carlos afirma que essa foi uma melhor forma encontrada para debater com mais profundidade problemas relacionados a cada área específica. Padre Paulo Lemos Pereira elogiou a decisão do prefeito Manoel Santana na busca de um novo modelo para as festas religiosas. Para ele, um passo importante já que "o diálogo deve estar em primeiro lugar, pois não se resolve as coisas de uma hora para outra". O fórum é apontado como espaço para troca de ideias e sugestões entre barraqueiros, donos de ranchos, poder público e Igreja.
Outras decisões foram anunciadas como, por exemplo, a transformação de um dos banheiros após a Cúpula da Praça dos Romeiros em um espaço para receber profissionais da área de saúde e pessoal de apoio na organização das festas. O estacionamento para ônibus e caminhões será mantido ao lado do Cartório Eleitoral.

Nenhum comentário:

QUER NOS MANDAR UM E-MAIL?


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


TRASLATE

Flag Counter...

free counters

TWITTER

Sigua nós no Twitter