VISUALIZAÇÃO POR PAGINAS

Contador de visitas

______________________________

MAGAZINE LUIZA

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

JOGOS NO CARNAVAL: SEIS POR MEIA DÚZIA

Federação desmarca a final do 1º turno no sábado de Carnaval, mas agenda três jogos para a inconveniente data


 
 
 
Decisão: a FCF modificou a data de 14 jogos em decorrência do calendário


 
 
 
 
Não teve jeito. Terá jogo do Campeonato Cearense no sábado de Carnaval. E não apenas um, como era prevista a final do turno, mas três, antecipados da 10ª rodada do returno Os jogos Fortaleza x Crato, Horizonte x Itapipoca e Tiradentes e Ceará serão realizados na inconveniente data.

A decisão controversa foi divulgada pela Federação Cearense de Futebol (FCF), após Ceará, Fortaleza e Horizonte avançarem na Copa do Brasil. A classificação do Vovô sem necessidade do jogo de volta no dia 2, quarta-feira, possibilitou a FCF antecipar a final do 1º turno do sábado de Carnaval para a data. A decisão do turno será às 21h50, no Castelão.
O presidente da FCF, Mauro Carmélio, justificou a medida. "A 10ª rodada estava marcada na data reservada para a Copa do Brasil. Como esse ganho do Ceará no dia 2, encaixamos a final do turno nessa data como queriam os clubes e a 10ª rodada foi antecipada para o dia 5. Isso deixa liberdade para nossos três representantes jogarem as oitavas de finais, caso cheguem lá", esclareceu o dirigente.
Outras modificações
Além dos jogos do sábado de Carnaval, outros 11 tiveram alterações em data, horário ou local. E Carmélio alertou que novas alterações podem ocorrer. "Há necessidade de haver um ou dois remanejamentos, devido a duas datas compatíveis com a Copa do Brasil, caso os clubes cearenses avancem".
O secretário geral da entidade, Marcos Augusto, criticou a fórmula do campeonato aprovada pelos clubes. "Quando aprovaram essa horrorosa fórmula, sabiam que iam acontecer problemas. No ano passado, teve jogo antecipado e jogos na terça, quinta e domingo. Não podemos fazer mágica em adequar 28 datas nas 23 disponíveis. Temos que aproveitar as datas que aparecerem. Apresentamos quarto fórmulas, com 22 datas, mas só Maranguape e Ceará aceitaram. Os outros dez aprovaram esse Estadual longo".
Carmélio esclareceu que neste ano o período dos Estaduais é menor que 2010, ano de exceção pela disputa da Copa do Mundo. "Ano passado tivemos facilidade de um período de Copa, e a CBF nos deu mais condições de datas. Além dos nossos clubes sendo eliminados cedo na Copa do Brasil. Mas este ano o calendário está apertado e só não mudamos a fórmula do campeonato devido ao estatuto do torcedor, que não permite a mudança em dois anos", lembra.
Veto
Mas a Federação garantiu que a fórmula atual do Campeonato Cearense, e até o número de clubes participantes estão com os dias contados. A ideia da entidade é não aprovar mais fórmulas com mais datas que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) dispõe para os Estaduais. "Em setembro começaremos a trabalhar o Estadual de 2012. E não aceitaremos nenhuma fórmula que ultrapassem as datas dos estaduais reservadas pela CBF. Está em estudo até reduzir o número de clubes de 12 para 10 para 2013. Mostrarei aos filiados sobre a inviabilidade de se jogar um campeonato com 12 participantes. Tecnicamente e financeiramente seria um avanço um certame com menos clubes. A segunda divisão cresceria", adiantou Augusto.
Garantia
Sobre os três jogos marcados para o sábado de Carnaval, Marcos lembrou que a Polícia Militar vetou apenas a realização de grandes jogos. "A PM nos fez a solicitação para não fazer a final do turno no dia 5. Como o ofício se referia a apenas um jogo grande, marcamos os outros jogos. Coincidiu com o que a Policia queria, não há nenhum problema", assegurou o dirigente .
DESAPROVAÇÃO
Dirigentes estão na bronca com decisão da Federação
A decisão da antecipação de três partidas da 10ª rodada do Campeonato Cearense para o sábado de Carnaval não foi bem aceita por alguns dos dirigentes das equipes que irão enfrentar Fortaleza, Ceará e Horizonte.
Para o presidente do Crato, Antônio Manoel Alves, sua equipe será lesada por conta de tal modificação. "Com a alteração, temos dois jogos em um intervalo de cinco dias na Capital. E não temos condições de ficar hospedados nesse período. As despesas são grandes".
De acordo com Antônio, o clube encaminhará um comunicado a Federação pedindo para que a alteração das datas das partidas não aconteça.
Já o presidente do Itapipoca, Eldir Assunção não vê problemas na alteração da tabela de jogos. "O Regimento Geral de Competições prevê que a Federação pode modificar as datas dos jogos quando for necessário. Então, nós compreendemos a justificativa deles e não apresentamos nenhum tipo de divergência", frisou Assunção.
Desconhecimento
De acordo com o dirigente do Tiradentes, sub-tenente Fernandes - que até à noite de ontem ainda não tinha conhecimento sobre a modificação, "a Federação não pode ficar modificando partidas que só acontecerão daqui a um mês, partindo de suposições. Tem que chamar os dirigentes, ver a situação das equipes", disse Fernandes. Assim como o presidente do Tigre da PM, o mandatário do Horizonte, Paulo Wágner foi pego de surpresa e não sabia da alteração. Ele ainda deve avaliar o assunto.
O gerente de futebol do Ceará, Fred Gomes criticou a ação da FCF. "A Federação já sabe o cronograma da CBF. Ela não pode contar com a eliminação ou classificações antecipadas dos clubes em competições nacionais para adequar a tabela do Estadual. Antecipar jogos do returno no sábado de Carnaval é apagar o acerto sobre a decisão do turno. Essa medida é errada. Com três jogos simultâneos, incluindo um do Ceará e outro do Fortaleza, temo pela segurança na Capital", comentou.
O presidente do Fortaleza, Paulo Arthur, disse que entendia a posição da Federação, no sentido de não ter muitas datas disponíveis para os jogos. "Não vou dizer que seria o ideal jogar no sábado de Carnaval, mas a FCF não dispõe de datas. Nossa torcida deve comparecer, porque é no Pici e fica perto de todo mundo", disse ele.

Nenhum comentário:

QUER NOS MANDAR UM E-MAIL?


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


TRASLATE

Flag Counter...

free counters

TWITTER

Sigua nós no Twitter