VISUALIZAÇÃO POR PAGINAS

Contador de visitas

______________________________

MAGAZINE LUIZA

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

RESGATE: DIRETORA DO IPPOO VAI SER INTERROGADA

O inquérito que apura a fuga de dez detentos está em tramitação na delegacia de Itaitinga. Já há indícios de facilitação.




Delegado Sidney Furtado apura a denúncia de que presos tinham regalias no presídio, inclusive acesso à internet .



A diretora do Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira (IPPOO) II, Ruth Leite Vieira, deverá ser ouvida nos próximos dias no inquérito que apura a fuga cinematográfica de dez presos daquela unidade prisional, na tarde do último sábado (5).
O caso está sendo investigado pelo delegado Sidney Ribeiro Furtado, titular da Delegacia Metropolitana de Itaitinga (DMI), em parceria com a delegada Sâmia Dias, do Departamento de Inteligência Policial (DIP).
De acordo com Ribeiro, a diretora do presídio poderá esclarecer algumas questões ainda sem respostas, como a denúncia de que os detentos que escaparam, a maioria, de alta periculosidade, tinham regalias na penitenciária, inclusive com acesso à internet e aparelhos celulares. Além disso, o delegado considera "inadmissível" o fato de os presos estarem com pistolas no momento do resgate.
Outras questões ainda sem explicação, devem ser objeto da investigação, como ressalta o presidente do inquérito. "Das 16 câmeras de segurança instaladas, menos da metade estava funcionando. Por que presos tão perigosos e já condenados estavam no IPPOO II e ainda abrigados no Primeiro Pavilhão, local com acesso mais fácil a recepção?", indaga Ribeiro.
Para o delegado, não há dúvidas de que houve facilitação, contudo, ele afirmou ainda não ser possível dizer quem contribuiu para a fuga, se agentes, funcionários administrativos ou policiais militares. "Já temos informações de como o armamento pode ter entrado no presídio, mas ainda estamos apurando qual delas foi utilizada".
Depoimentos
Além da diretora, todas as pessoas que visitaram parentes dos detentos estão sendo intimadas a comparecer à delegacia. Até ontem, 11 pessoas já haviam sido ouvidas, entre agentes penitenciários, policiais militares e advogados.
Além de Alexandro de Sousa Ribeiro, o ´Alex Gardenal´, também escaparam, Marcos Rogério Machado de Morais, o ´Rogério Bocão´; Antônio Reginaldo Araújo, Edésio Batista das Neves Sobrinho; Edson Barbosa Andrade Silva; Fernando Carvalho Pereira; Francisco Mauro Jean de Lima; Rosielio Chaves Vieira, Francisco das Chagas Rodrigues; e Francisco Edwerton Amaro Honório. Alguns criminosos respondem pelo furto ao Banco Central, outros por sequestros e assaltos.

Nenhum comentário:

QUER NOS MANDAR UM E-MAIL?


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


TRASLATE

Flag Counter...

free counters

TWITTER

Sigua nós no Twitter