quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Aeroporto de Crateús passará para médio porte

As obras de ampliação, a serem feitas em oito meses, garantirão que o novo terminal receba até aviões Boeing
Atual aeroporto aguarda obras de expansão. A expectativa do Município é poder contar com voos comerciais
O Aeroporto Lúcio Lima, neste Município, receberá obras de reforma e ampliação. O projeto está sendo elaborado pela Prefeitura Municipal. A pista será reformada e ocorrerá a construção de um novo terminal de passageiros. As obras iniciarão dentro de oito meses e o aeroporto passará para o nível de médio porte, podendo receber qualquer tipo de aeronave, inclusive Boeing. A informação é do prefeito Carlos Felipe Saraiva, após receber técnicos do Departamento de Estradas e Rodovias (Der), na última semana.
O Aeroporto foi vistoriado, a partir da pista de pouso e em toda a sua estrutura. Com o projeto em mãos, a Prefeitura Municipal, com o apoio do Governo do Estado, firmará parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para o início das obras de ampliação.
De acordo com o prefeito, o Município está entre os cinco aeroportos que o Governo Federal tem interesse de ampliar dentro do Estado. "O serviço de reforma, ampliação e melhoria fazem parte de estratégias de investimento em vários aeroportos do País, por parte da Anac. No Ceará, Crateús chamou a atenção para a necessidade de desenvolvimento nessa área a partir da vinda da Esquadrilha da Fumaça em novembro, por ocasião do centenário do Município", ressalta. Ele não arrisca informar o valor do investimento na reforma e ampliação, antes da conclusão dos estudos e projetos. Mas será preciso o aporte de recursos federais no projeto.
Segundo ele, até então, os estudos mostram que a pista não sofrerá grandes alterações. Será somente recapeada. "Os técnicos verificaram as condições do solo, no que diz respeito à resistência e a necessidade de nova drenagem e os estudos iniciais mostraram que a pista precisará ser somente recapeada", declara. Informa também que a área de taxiamento aéreo será ampliada. Já a área do terminal de passageiros constará de ampliação da sala de espera, espaços de embarque e desembarque, restaurantes e área de lazer, bem como banheiros. "Contaremos, então com uma estrutura digna de um aeroporto de médio porte, apto a proporcionar conforto aos passageiros e receber aeronaves de pequeno e grande porte e voos comerciais", destaca.
Voos comerciais
O anúncio da reforma no aeroporto local já prenuncia a implantação de voos comerciais na região, segundo o prefeito. O Município faz articulações políticas e com empresas aéreas com vistas a concretizar a ação. A rota prevista é Crateús/Picos/Tauá/Fortaleza, em dois voos comerciais, ida e volta. A previsão é de que a nova possibilidade de transporte de passageiros na região inicie já em fevereiro.
Segundo o prefeito, há empresas demonstrando interesse de explorar o transporte aéreo na região. A previsão é de que sejam transportados entre 20 e 40 passageiros por vôo e o bilhete comercializado a R$ 120,00.
"Estamos mantendo contatos com empresas e prefeituras da região para estabelecer a rota em breve, pois muitas vezes a população necessita se deslocar para a capital de forma mais rápida e os voos comerciais supririam essa necessidade", afirma.

Prefeitura Municipal de Crateús
Centro Administrativo
Rua Coronel Totó, S/N
Bairro São Vicente
Telefone: (88) 3692.3315

Pioneiro
120 reais é o preço estimado para o primeiro voo comercial a ser inaugurado no Aeroporto de Crateús, com destino para Picos, Tauá e Fortaleza

Nenhum comentário:

QUER NOS MANDAR UM E-MAIL?


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


TRASLATE

Flag Counter...

free counters

TWITTER

Sigua nós no Twitter