quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Jader Barbalho toma posse no Senado

Devido ao recesso, a Mesa Diretora da Casa convocou oito parlamentares para dar posse ao paraense

Com caretas e gestos debochados, Daniel Barbalho  (9 anos)roubou a cena durante a cerimônia de posse do pai, Jader Barbalho
O senador Jader Barbalho (PMDB-PA) tomou posse ontem fazendo críticas à Lei da Ficha Limpa. Ele era o último senador barrado pela norma nas últimas eleições que ainda não havia tomado posse: Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e João Capiberibe (PSB-AP) assumiram seus postos antes do recesso parlamentar.
Barbalho disse que votou favoravelmente à Lei da Ficha Limpa, mas criticou o fato de ela abordar questões anteriores à sua publicação. Ele havia sido impedido de tomar posse por ter renunciado ao mandato de senador em 2001 para não ser cassado, o que é um critério de inelegibilidade previsto na lei.
"Toda lei entra em vigor na data de sua publicação. Foi o Supremo que disse isso. Não pode uma lei entrar em vigor tratando de assuntos pretéritos. As sociedades organizadas são regidas exatamente pela vigência das leis", disse.
Apesar disso, ele declarou seu arrependimento pela atitude tomada em 2001, quando foi acusado de desviar R$ 9 milhões da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) para aplicar em um ranário de propriedade de sua mulher na época e abdicou do mandato que exercia. "De certa forma eu me arrependo da passionalidade com que eu me envolvi no debate. O meu gesto foi de natureza política", ressaltou.
Jader lamentou ainda que tenha perdido 11 meses de mandato em função da lei que foi considerada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) como inaplicável nas eleições de 2010 e rebateu as acusações da senadora Marinor Brito (PSOL-PA), que ocupava a vaga, de que houve pressa para ele ser empossado. "Eu lamento que, no momento em que o Supremo declarou que a lei era inconstitucional, que eu não tenha imediatamente exercido o mandato de senador do Pará", disse.

Nenhum comentário:

QUER NOS MANDAR UM E-MAIL?


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


TRASLATE

Flag Counter...

free counters

TWITTER

Sigua nós no Twitter