VISUALIZAÇÃO POR PAGINAS

Contador de visitas

______________________________

MAGAZINE LUIZA

terça-feira, 18 de março de 2014

Dilma Rousseff no Ceára amanha (19/03) e participa de varias inauguraçãoes

Dilma inaugurará último trecho do Eixão das Águas 

No momento em que a necessidade de água é cada vez maior, a presidente Dilma Rousseff aproveita o Dia de São José para destacar a concretização do trecho V do Eixão das Águas, que contou com R$ 247,51 milhões

Na agenda de Dilma Rousseff consta ainda entrega de maquinário agrícola, que auxiliarão 142 municípios do Ceará

Operando em fase de testes há cerca de 15 dias, o trecho V do Eixão das Águas será inaugurado amanhã, pela presidenta Dilma Rousseff. O empreendimento está, no momento, levando água ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), a uma vazão de um metro cúbico por segundo. A agenda da presidenta no Ceará, que passará por Fortaleza e Sobral, ainda inclui entrega de maquinários agrícolas e anúncios de atos do programa Água para Todos.
O trecho V é o último do Eixão das Águas e contou com recursos de R$ 247,51 milhões, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A previsão anterior apresentada pelo balanço do programa era de que este trecho, também denominado de Sistema Adutor Gavião/Pecém, tivesse sido entregue em agosto do ano passado.
Projeto completo
O projeto, nos seus cinco trechos (quatro deles já inaugurados), é composto por uma estação de bombeamento, canais, adutoras, sifões e túnel que realiza a transposição das águas do Açude Castanhão para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Com uma extensão de 255 quilômetros, ele reforça o abastecimento no Cipp, fazendo a integração das bacias hidrográficas do Vale do Jaguaribe e da Região Metropolitana, beneficiando cerca de quatro milhões de habitantes. O trecho V leva do Açude Gavião, localizado nos municípios de Pacatuba e Itaitinga, ao Pecém, deslocando-se por Maracanaú, Fortaleza, Caucaia e São Gonçalo do Amarante.
Com 56,7 km de extensão, ele tem uma vazão final do sistema adutor de nove metros cúbicos por segundo (m3/s). Destes, 5 m3/s chegarão à Estação de Tratamento de Água-ETA-Oeste, abastecendo Caucaia e a parte oeste de Fortaleza. Um volume de 0,80 m3/s servirá às demandas das praias de Iparana, Pacheco, Icaraí, Tabuba e Cumbuco, ficando 3,5 m3/s para o Cipp.
Vazão liberada
"Para o os empreendimentos do Cipp, estamos transportando água a 1m3/s, que já está sendo usada pelas indústrias e térmicas. Esta vazão é o que foi solicitado pelas empresas, cujas outorgas já foram dadas. Assim que os novos empreendimentos necessitarem, já temos capacidade de ampliar essa vazão", explica o secretário dos Recursos Hídricos, Cesar Augusto Pinheiro.
O trecho será inaugurado em cerimônia com a presidenta Dilma Rousseff no período da manhã, em Fortaleza, juntamente com a entrega de 172 maquinários agrícolas. O evento ocorrerá no Parque de Exposições da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), localizado na Av. Sargento Hermínio, 2677. Os equipamentos vão auxiliar cerca de 142 municípios cearenses.
Por volta das 16h, a presidenta assinará, no município de Sobral, ordens de serviços para a liberação de verbas do Programa Água para Todos e São José III, projetos que visam à universalização do abastecimento de água no Ceará. Esta será a primeira visita da presidente ao Ceará, neste ano. O tema refinaria não entrou na pauta.
Em 2013, a presidente veio oficialmente quatro vezes ao Estado. Na última delas, em novembro, Dilma Rousseff anunciou investimentos para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Urbana e participou da inauguração de Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

 

 

Nenhum comentário:

QUER NOS MANDAR UM E-MAIL?


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


TRASLATE

Flag Counter...

free counters

TWITTER

Sigua nós no Twitter