VISUALIZAÇÃO POR PAGINAS

Contador de visitas

______________________________

MAGAZINE LUIZA

sexta-feira, 21 de março de 2014

Dilma seria reeleita no 1º turno, segundo Ibope

A sondagem constatou estabilidade no cenário dos três principais pré-candidatos à Presidência

A primeira pesquisa Ibope deste ano revela um quadro de estabilidade: Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, tem 43% das intenções de voto, o mesmo índice que foi registrado em novembro de 2013, data do levantamento anterior. Houve crescimento em relação ao cenário verificado em outubro de 2013, quando ela tinha 41% das intenções de voto.
Comparado a novembro de 2013, o tucano Aécio Neves oscilou um ponto percentual para cima, de 14% para 15%, e Eduardo Campos (PSB) se manteve com 7%. Os números do Ibope de outubro de 2013, mostravam Aécio com 14% das intenções de voto e Campos com 10%.
Novo cenário
Em outro cenário analisado pelo Ibope, em que os nomes de cinco "nanicos" são incluídos na lista apresentada aos entrevistados, Dilma, Aécio e Campos aparecem, respectivamente, com 40%, 13% e 6%. Somados, os demais candidatos ficam com 4%. Ou seja, mesmo assim, a representante do PT tem mais eleitores que a soma dos adversários (40% a 23%) - condição necessária para vencer o pleito de 2014 ainda no primeiro turno.
Em um eventual segundo turno, Dilma também seria vitoriosa. Contra Aécio, sua vantagem seria de 27 pontos percentuais (47% a 20%). Em uma disputa direta com Campos, a distância chegaria a 31 pontos percentuais (47% a 16%).
Mudança
Apesar do favoritismo da candidata do governo, a maioria (64%) do eleitorado afirma esperar que o próximo presidente "mude totalmente" ou "muita coisa" na próxima gestão.
Apenas 32% esperam continuidade "total" ou de "muita coisa". O Ibope perguntou somente aos entrevistados que desejam mudanças se estas devem ser promovidas com Dilma ou com outra pessoa na Presidência. Nesse caso, a presidente tem apoio de apenas 27%. Outros 63% afirmam que querem mudar o País com outro governante
Quando todo o universo de entrevistados é consultado, o resultado é diferente. Diante da pergunta "quem tem mais condições de promover as mudanças de que o País ainda necessita?", Dilma aparece com 41%, com larga vantagem sobre Aécio (14%) e Campos (6%).
Com Marina
O Ibope também testou cenários em que Marina Silva é listada como candidata, no lugar de Eduardo Campos - apesar da possibilidade remota de que a chapa do PSB seja alterada até a eleição. Em uma eventual disputa entre Dilma, Aécio e Marina, as intenções de voto são de 41%, 14% e 12%, respectivamente. Marina vem perdendo terreno nas simulações desde outubro, época em que era a preferida de 21% do eleitorado.
Em um eventual segundo turno entre a presidente e a ex-candidata a presidente pelo PV, Dilma venceria por 45% a 21%.
O Ibope ouviu 2.002 pessoas em 140 municípios. As entrevistas foram realizadas entre 13 e 17 de março. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais.
Na modalidade espontânea da pesquisa (em que o pesquisador simplesmente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar uma lista de possíveis candidatos), o nome mais mencionado foi o de Dilma(23%), seguido de Lula (7%), Aécio (6%), Campos (3%), José Serra (2%), Marina (2%), outros (1%), brancos e nulos (18%) e não sabem/não responderam (37%).
Datafolha
A estabilidade da popularidade de Dilma também foi atestada na última pesquisa Datafolha. A aprovação de seu governo continuava, em fevereiro, com os mesmos 41% de novembro. O levantamento também constatou que ela seria reeleita no primeiro turno, tanto no cenário contra Aécio e Eduardo Campos quanto no cenário contra o tucano e Marina Silva.
arte 1

 

Nenhum comentário:

QUER NOS MANDAR UM E-MAIL?


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


TRASLATE

Flag Counter...

free counters

TWITTER

Sigua nós no Twitter