VISUALIZAÇÃO POR PAGINAS

Contador de visitas

______________________________

MAGAZINE LUIZA

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

APÓS CRISE DE HIPERTENSÃO, LULA DESCANSA EM CASA

Após passar mal, o presidente Lula passou a noite no Hospital Português (Recife), onde foi submetido a vários exames. O presidente deixou o hospital às 6h58 de ontem
A crise hipertensiva do presidente Lula pode ter sido provocada por um quadro de estresse e cansaço, dizem médicos

Após uma crise de hipertensão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva descansa ao lado da família em São Bernardo do Campo (SP) e fará um check-up nos próximos dias. Lula está acompanhado da mulher, Marisa Letícia, e de quatro filhos. Ele teve a crise hipertensiva na noite da última quarta-feira, em Recife, já dentro do avião em que iria para Davos (Suíça), onde participaria do Fórum Econômico Mundial.
O presidente passou a noite em um hospital da capital pernambucana, de onde seguiu para São Bernardo, onde descansará até domingo. Ele deve retornar ao trabalho na próxima segunda-feira.
Lula esteve em Recife para cumprir uma agenda intensa durante a tarde e início da noite de quarta-feira. Durante a inauguração de uma unidade de pronto-atendimento, em Paulista (Região Metropolitana de Recife), ele reclamou de dor na garganta e brincou que não queria ser o primeiro paciente do local.
O petista deixou às 6h58 de ontem o Hospital Português, no Recife. Lula saiu com aparência abatida, vestido com um conjunto de moletom branco. Ele estava acompanhado pelos ministros Dilma Rousseff (Casa Civil) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais), que passaram a noite toda com o presidente.
O médico da Presidência, Cleber Ferreira, que acompanha o presidente há cinco anos, disse que a pressão arterial de Lula chegou a 18 x 12. O petista passou por exame de eletrocardiograma, raio-x do tórax e exame de sangue.
Segundo o médico, a crise hipertensiva pode ter sido provocada por um quadro de estresse e cansaço. Esta é a primeira vez, durante o período que o médico atende ao presidente, que Lula tem uma alteração na pressão arterial. "O presidente não é hipertenso, este é um quadro esporádico", disse Ferreira.
A pressão arterial normal de Lula é de 11 x 8. O cardiologista Roberto Kalil, médico particular de Lula, disse que o petista "vai fazer um check-up nem que seja amarrado pela orelha". Kalil recepcionou Lula no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
Saúde normal
Dilma disse que o presidente está bem e com a saúde normal. Ela afirmou que a população brasileira pode "ficar tranquila" porque Lula vai retomar, no máximo na segunda-feira, a sua rotina de trabalhos. "A população brasileira pode ficar muito tranquila porque o presidente está bem, foi uma pequena crise hipertensiva. Ele está na casa dele em São Bernardo descansando com a dona Marisa. Dilma disse que Lula tem pressão "constante e regular", minimizando o que ocorreu na noite de ontem. "O presidente se preocupou porque nunca teve essa pressão, ele não tem pressão alta. Como não tem, o doutor Cleber achou melhor não viajar. Quarta à noite, antes de tomar remédio, a pressão dele começou a cair", disse.
A ministra, assim como Padilha, atribuiu a crise hipertensiva de Lula à extensa agenda de trabalhos cumprida pelo presidente esta semana. Lula começou a semana no Rio e retornou de madrugada a Brasília. No dia seguinte, viajou novamente para o Rio Grande do Sul. Retornou de madrugada e, na quarta, deu início cedo às suas atividades -incluindo a viagem a Recife. "E todos os dias nós ficamos levantando cedo. Tivemos uma agenda pesada em Recife".
Dilma disse, porém, não ver necessidade de Lula reduzir o seu ritmo de trabalho. Ela sugeriu, apenas, que Lula intercalasse semanas de trabalho mais pesadas com outras mais leves. "As agendas do presidente não são como a desta semana. Mas quem trabalha com ele sabe que é um esforço enorme. No passado, chamávamos de rali Paris-Dakar", frisou.
Padilha disse que o presidente tem hábitos saudáveis, como a prática de exercício físicos, por isso não vê motivos para Lula modificar sua rotina de trabalhos em consequência da crise hipertensiva que sofreu. "O presidente caminha, faz exercícios diários. Ele tem saúde e cuida da saúde melhor do que todos nós. Foi fruto de uma semana muito cansativa. Ele estava muito cansado", disse Padilha ao informar que a crise hipertensiva foi apenas um susto.
DAVOS
Celso Amorim receberá prêmio em nome de Lula
Brasília O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, receberá nesta sexta-feira, em nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o prêmio de Estadista Global, concedido pelo Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. O chanceler brasileiro lerá o discurso que Lula faria na solenidade de entrega do prêmio.
O presidente Lula cancelou a participação no fórum depois de sofrer uma crise hipertensiva na noite da última quarta-feira, em Recife.
Lula será o primeiro chefe de Estado a receber o prêmio de Estadista Global. De acordo com o Palácio do Planalto, a homenagem se deve à atuação do presidente brasileiro em vários setores, como meio ambiente, erradicação da pobreza, redistribuição de renda e paz mundial.
O presidente Lula está sendo representado no Fórum Econômico Mundial, em Davos, pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e o ministro Celso Amorim.
Amorim já estava na Suíça porque participou ontem de uma sessão especial do fórum sobre o Haiti. Ele também terá encontros com ministros de Relações Exteriores de países participantes do fórum, assim como autoridades internacionais, como o diretor-geral da OMC (Organização Mundial do Comércio), Pascal Lamy.
Repercussão
"A população brasileira pode ficar tranquila porque o presidente está bem"
Dilma Rousseff
Ministra da Casa Civil
"O presidente faz exercícios. Isso foi fruto de uma semana muito cansativa"
Alexandre Padilha
Ministro das Relações Institucionais
"Mal-estar do presidente foi causado pelo ritmo intenso de trabalho"
Ricardo Berzoini
Presidente do PT

Nenhum comentário:

QUER NOS MANDAR UM E-MAIL?


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


TRASLATE

Flag Counter...

free counters

TWITTER

Sigua nós no Twitter