VISUALIZAÇÃO POR PAGINAS

Contador de visitas

______________________________

MAGAZINE LUIZA

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Em 239 anos de fundação, Sobral amplia posição como polo de desenvolvimento

A "Princesa do Norte" já pode ser considerada "rainha" pelo seu nível de crescimento entre as cidades do Interior

Hoje, este Município comemora seu 239º aniversário em pleno desenvolvimento social, cultural e econômico. A cidade é polo comercial, industrial e educacional na zona norte. Chega à data de sua fundação com diversos motivos para comemorar. Entre eles, a implantação de quatro novas indústrias, três do ramo automotivo e uma do ramo alimentício. As vantagens geográficas e financeiras atraem investidores de todo o País, fazendo com que algumas indústrias mudem a localização de sua sede para o Município.

Em seu quarto ciclo de desenvolvimento, a cidade vive agora a implantação do polo metalmecânico, que se caracteriza pela implantação de indústrias. A fase que ainda se desenrola iniciou em 1993, com a vinda de uma unidade industrial da empresa Grendene.

De acordo com o último censo do IBGE, vivem 10.724 habitantes em Sobral que geram cerca de R$ 1,9 bilhão como Produto Interno Bruto (PIB). Para a Prefeitura Municipal, grande parte desses cidadãos trabalham nas indústrias sediadas na cidade.

Trabalho

A Fábrica da Votorantim Cimentos foi implantada em 1968 e tem capacidade para produzir cerca de 600 mil toneladas por ano de cimento da marca Poty e gerar mais de 500 empregos diretos. Já a Grendene, uma das maiores empresas do setor calçadista brasileiro, emprega mais de 17 mil funcionários de Sobral e localidades vizinhas.
Atualmente, são cerca de 150 empresas presentes em Sobral e está em curso a instalação da Rodomundi, montadora de veículos especiais e implementos rodoviários, dentre outras que estão em processo de negociação com a Prefeitura. Nela, serão produzidos, inicialmente, caminhões coletores e compactadores de lixo e viaturas de combate a incêndios. Para o gestor geral da fábrica de Sobral, Dilnei Gilgen, a vantagem de instalação no Município se dá devido à proximidade com o Porto do Pecém.
"A partir da estabilização da fábrica na cidade, nosso intuito é dar início à exportação para países da América Central, Europa e África", afirma o empresário. A vantagem da localização também é apontada pelo secretário de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Pedro Aurélio Aragão, assim como os incentivos dados pela Prefeitura. "Fornecemos a infraestrutura e o terreno para que a empresa venha para a cidade", diz o secretário.
Esse incentivo foi criado em 2001 por meio da Lei do Programa do Desenvolvimento Econômico de Sobral (Prodecom), que trata de possibilitar aceso a incentivos municipais e financiamentos, impostos, construção civil e montagem industrial necessária. "Nós também nos destacamos devido à qualificação da nossa educação. Hoje, contamos com três instituições de Ensino Superior públicas e tantas outras privadas" complementa ele.
A nova montadora é a terceira indústria do ramo que se estabelece na cidade. A TAC Motors, que está mudando sua sede de Joinville (SC) para Sobral, foi a primeira. A montadora deve investir mais de R$ 200 milhões e gerar 1.200 empregos no total. Outra indústria do ramo automobilístico que está sendo implantada é a Marcovel, fabricante de ônibus da marca Marcopolo.
No seguimento de temperos, irá se instalar, no Distrito de Jaibaras, a Sabor do Norte, que é vista pelo secretário como um impulso para os produtores locais venderem seus produtos.
Pedro Aurélio lembra, ainda, da necessidade de mão de obra qualificada para a atuação nas indústrias. "Elas abrirão oportunidades imprescindíveis para os jovens à procura de um primeiro empregou ou estágio".
O estudante universitário Flávio Braga cursa Engenharia Elétrica e espera pela vinda das indústrias. Considera que as oportunidades de estágio prático serão maiores durante todo o processo de industrialização.
Para Pedro Aurélio, o crescimento do polo industrial de Sobral traz uma nova movimentação para a economia, tanto da cidade quanto de toda a Zona Norte, pois possui benefícios como a arrecadação de impostos, o aumento da renda da população e a ampliação do mercado de trabalho.
Ele também aponta que as pesquisas sobre a cidade atraem os investimentos. "Revistas conceituadas apontam Sobral como uma das melhores cidades de mesmo porte para se viver. Juntando isso com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o perfil socioeconômico da cidade se mostra favorável para a vinda de empreendimentos", diz.
Aos que buscam empregos, o investimento em cursos é uma tendência. Gaspar Ximenes está desempregado e não cursou o ensino superior. Agora, procurar fazer cursos técnicos para enriquecer seu currículo. "Estou fazendo principalmente cursos envolvendo mecânica", afirma.

Mais informações:

Prefeitura Municipal de Sobral
Rua Viriato de Medeiros, 1250 Centro - Zona Norte
Telefone: (88) 3677.1100
Fone/Fax: (88) 3677.1101

Programação especial de aniversário

A Coluna da Hora é um dos cartões postais de Sobral, cidade que anuncia variada programação durante todo o mês de julho, como parte de seu aniversário

Para comemorar os 239 anos de fundação, a Prefeitura deste Município formou parceira com diversos órgãos e lançou uma programação especial que teve início no dia 30 de junho com a abertura de Exponorte 2012, que vai até o dia 28, com uma meia maratona.
Ontem, o entretenimento ficou por conta do show gratuito com a Banda Asa de Águia, no Boulevard do Arco, que teve início às 23h30 e comemorou os primeiros minutos da data do aniversário. Hoje, haverá uma missa pelo aniversário da cidade celebrada pelo bispo dom Odelir Magri, na Igreja da Sé, a partir das 17h30.
Dentre as apresentações culturais que ainda vão acontecer no Theatro São João, estão: no sábado, Projeto Sonora, às 19h; no domingo, são dois espetáculos infantis às 17h 20, ambos da Cia. Miramundo, de São Luis do Maranhão. No dia 13, haverá a abertura do Festival de Música Canta Sobral, no Afonso Grill, a partir das 19h. Durante todo o mês, haverá apresentações de bandas de pop rock locais no Boulevard do Arco.
No dia 19 de julho, a programação fica por conta da Mostra Internacional de Gravura (Imprima), que abrirá a Exposição de Gravadores do Maciço de Baturité, às 19h, no Espaço Cultural de Taperuaba, Distrito de Sobral.
Além dela, já estão abertas outras exposições como a Salvador Dalí Aqui, com 105 gravuras que compõem a coleção completa de litografias "Dalí: Bíblia Sagrada", na Escola de Ofícios e Artes de Sobral.
A ampla programação cultural agradou principalmente àqueles que estão de férias na cidade, como é o caso da estudante Joana Castro, que veio passar no mês de julho com os tios e já se programou para estar presente na maioria dos eventos. "Festa sempre tem, já programações como a Imprima são oportunidades que aparecem pouco durante o ano", pontua.
Para os que gostam de esportes, estará ocorrendo, no sábado, a 3ª etapa do Campeonato Sobralense de Skate, na pista do bairro Sinhá Sabóia, às 18h; de 13 a 15 de julho, haverá o I Campeonato Sobralense de Vôlei de Areia, sempre a partir das 18h, no Parque da Cidade. De 20 a 22, será a etapa Regional das Olimpíadas Escolares de Sobral. Toda a programação é gratuita.
A Casa do Capitão Mor estará com uma Oficina de Queijada de 17 a 24, das 14 às 16 horas, e é voltada exclusivamente para doceiros, pois exige um pré-conhecimento. Para se inscrever, é necessário apenas comparecer ao local até uma semana antes do curso, que tem apenas 20 vagas.
Para fechar o mês, haverá a Feira de Negócios do Vale do Acaraú (Fenaiva), realizada pelo Sebrae. Trará como novidade o Seminário Inovação e Sustentabilidade, visando a necessidade de pensar a gestão de negócios de maneira inovadora e sustentável. A primeira atração confirmada é presença do navegador Amyr Klink, que falará sobre "Gestão de Negócios X Sustentabilidade". O evento terá também um espaço voltado para jovens e adolescentes com diversas atrações culturais, e ainda atividades voltadas para inovação, como a presença do Microsoft Innovation Center.
A Fenaiva é um dos eventos mais esperados do mês, principalmente pelos jovens, pois traz um espaço reservado para o Festival de Animes e Mangás Sobralenses, onde ocorrem competições de jogos, exibições de animes e estandes de vendas vindos de outras cidades.
Por fim haverá a Primeira Meia Maratona de Sobral no dia 28, por meio da Secretaria de Esportes e Juventude. Com percurso principal de 21km pelas ruas e avenidas da cidade. Deverá ter ainda percursos de 10 km e 5k m, e se concentrará no Boulevard do Arco, às 17 horas.

Nenhum comentário:

QUER NOS MANDAR UM E-MAIL?


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


TRASLATE

Flag Counter...

free counters

TWITTER

Sigua nós no Twitter