VISUALIZAÇÃO POR PAGINAS

Contador de visitas

______________________________

MAGAZINE LUIZA

terça-feira, 24 de maio de 2011

TRAGÉDIA: TORNADO NOS EUA MATA PELO MENOS 116 PESSOAS

Mais tempestades agressivas estão previstas para a região, em um ano com tornados de força recorde nos EUA
O tornado que devastou a cidade de Joplin, no Estado de Missouri, já matou ao menos 116 pessoas, anunciaram ontem as autoridades locais, que anteciparam que mais mortes podem ser anunciadas, já que o tornado traçou um rastro de destruição de um quilômetro de largura e 6,4 quilômetros de comprimento.
"Mais de 70% de Joplin, cidade de 50.000 habitantes, foi destruída", explicou Christy Bertelson, porta-voz do governador do Missouri.
A cidade fica perto das divisas com Kansas e Oklahoma. De acordo com John Miller, fotógrafo que trabalha para o jornal "The Springfield News-Leader", armazéns da Home Depot e do Wallmart foram destruídos, assim como postos de gasolina e edifícios.
O Instituto de Meteorologia norte-americano disse que o tornado que devastou a cidade de 50 mil habitantes à noite foi o mais mortal a atingir o país desde 1953.
O tornado foi registrado quase um mês depois de uma série de fenômenos similares que matou 354 pessoas em sete Estados do país. Na ocasião, 238 morreram no Alabama em apenas um dia, 27 de abril, depois que tornados atingiram Tuscaloosa e outras localidades. Em abril, os tornados causaram mais de US$ 2 bilhões de prejuízos em Estados do sul dos EUA.
O governador do Missouri, Jay Nixon, declarou estado de emergência e ativou as tropas da Guarda Nacional em resposta ao tornado.
Muitos dos prédios públicos da cidade ficaram amplamente danificados, especialmente dois colégios de ensino fundamental e médio, assim como o hospital regional St. John, em Springfield, que ficou praticamente destruído. Pacientes tiveram que ser retirados do centro médico às pressas.
"Os danos são extensos. O telhado foi arrancado. Muitas janelas também foram destruídas", declarou emocionada a porta-voz Cora Scott.
De acordo com informações de testemunhas, várias alas do hospital pegaram fogo após o tornado, que faz parte de uma série tempestades que atingiram Estados do meio-oeste dos Estados Unidos, como Wisconsin, Minnesota e Missouri.
Em Minneapolis, tornados provocaram o fechamento de estradas e rodovias devido à queda de árvores e fios elétricos, além de terem provocado vazamentos de gás e destruído casas.
Autoridades advertiram que os fenômenos continuarão a atingir o meio-oeste do país, e recomendaram que a população busque abrigo.
Caos
A vice-prefeita da cidade, Melodee Colbert-Kean, disse que Joplin vive uma situação de "caos". "A devastação é total para onde que você olhe - comércios, prédios residenciais, casas, árvores, escolas", disse ela.
Segundo ela, cerca de 10% da cidade foi destruída pela tempestade, de acordo com cálculos preliminares.
Estimativas apontam que 20 mil casas e empresas estão sem energia em Joplin. Para ajudar nas comunicações, a Verizon Wireless, subsidiária da Verizon Communications, informou que vai instalar três torres temporárias de telefonia celular para fornecer o serviço sem fio de emergência.
Condolências
O presidente americano, Barack Obama, divulgou um comunicado expressando suas "mais profundas condolências" às famílias das vítimas no Missouri.
Ele disse que ordenou à Agência Federal de Gestão de Emergências que ajude na resposta e nos esforços de reconstrução.

Nenhum comentário:

QUER NOS MANDAR UM E-MAIL?


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


TRASLATE

Flag Counter...

free counters

TWITTER

Sigua nós no Twitter