VISUALIZAÇÃO POR PAGINAS

Contador de visitas

______________________________

MAGAZINE LUIZA

quarta-feira, 24 de junho de 2009

PROJETO NORDESTE DEVE INFLUIR NA ELEIÇÃO

O governador Cid Gomes e o ministro Mangabeira querem que os candidatos em 2010 pautem o projeto
O ministro Roberto Mangabeira Unger, da Secretaria de Assuntos Estratégicos, ligada a Presidência da República, disse em entrevista, que o projeto de desenvolvimento nacional pensado a partir do Nordeste deve influir no debate eleitoral de 2010. A intenção, segundo ele, é que o conjunto de ações pensado em 11 eixos de atuação, tenha início no governo Lula, passe pela eleição do ano que vem e sobreviva em um próximo governo. O governador Cid Gomes também sinalizou que a disputa eleitoral que se avizinha é uma oportunidade do povo nordestino de cobrar dos candidatos que agendem o tema para que seja discutido independente do candidato eleito.
Na manhã de ontem, o ministro Mangabeira Unger, acompanhado de diversas autoridades, incluindo o governador Cid Gomes e o deputado federal Ciro Gomes, apresentou, na Assembléia Legislativa do Ceará, os eixos de atuação do projeto e as transformações pelas quais a idéia inicial do projeto passou depois de um semestre de andanças do ministro e da sua equipe pelo semi-árido nordestino.
O ministro cobra que o assunto seja discutido na eleição de 2010 por considerar esta a única saída para um novo modelo de desenvolvimento econômico para o País: a consciência de conviver com o semi-árido. “O Nordeste não deve aparecer para o País como uma região atrasada a pedir favores. Mas sim como vanguarda na construção do novo modelo de desenvolvimento. Convém ao país que o Nordeste se rebele”, afirmou.
Roberto Mangabeira informou que na próxima segunda-feira, dia 29 de junho, o presidente Lula receberá todos os governadores do Nordeste para uma reunião que definirá, como quer o ministro, o desdobramento político das ações pensadas por ele. “Não poderia haver um início mais eloqüente da parte do presidente Lula. Ele dá prioridade a isso”, disse o ministro, ao reforçar que a idéia é que o projeto se inicie agora, passe pela eleição presidencial do ano que vem e tenha prosseguimento com o novo governo que se iniciará.
Credibilidade
O governador Cid Gomes destacou que o projeto do ministro tem tudo para obter êxito, contanto que não perca a “credibilidade”. E para isso, defende o governador, é necessário que se incorpore o acompanhamento de um indicador da renda média dos nordestinos. “Esse plano deve ter um prazo de implementação e deve ser avaliado com a evolução da renda per capita da população. Assim poderemos aferir os seus resultados”.
Cid Gomes enfatizou também que, embora o plano deva começar logo agora, é importante que os nordestinos consigam de todos os candidatos à Presidência da República, um compromisso público para aquele plano. “Se for bom e se tiver parâmetros para isso”, enfatizou o chefe do Executivo estadual sobre o projeto. GREVE DOS PROFESSORESGovernador diz que há radicalismoAo chegar à Assembléia Legislativa para o evento, o governador Cid Gomes se deparou com uma forte manifestação de professores da rede estadual que estão em greve e buscavam negociar com o Governo. Foi tamanha a manifestação, que Cid Gomes topou conversar com os grevistas após a palestra do ministro Roberto Mangabeira Unger.Depois de mais de uma hora de negociação, o chefe do Executivo concedeu entrevista coletiva, na qual lamentou a postura de “radicalismo” de um setor dos professores do Estado.“Tem um segmento dos professores absolutamente radical com o qual a gente dialoga, mas eles estão sempre intransigentes. Há uma decisão judicial que declara como ilegal a greve e é nosso dever tomar as providências que determina o juiz”, disse o governador, para contrariar a principal reivindicação dos professores na reunião de ontem, a de que o chefe do Executivo retire a ação que declarou a atual greve dos professores como ilegal. “O governo tem procurado atender a todas as demandas. Concurso público, progressão horizontal e estamos fazendo simulações da data base com aumento que recompõe a inflação e dá ganho real aos professores. É isso que está sendo feito”, disse.Questionado se haveria radicalismo por parte dos servidores, ele sugeriu: “bom, acho que vocês (imprensa) podem analisar isso mais do que eu”, disse o governador, ao reforçar a abertura de uma mesa de negociação desde que ele assumiu a chefia do Executivo estadual, em 2007.Cid Gomes voltou a garantir que professores e policiais terão aumento salarial acima da infração e lamentou a atitude de uma parte dos educadores que estão resistentes às gratificações por produtividade, como quer o governo.ProtestoEmbora a reunião de ontem tenha se estendido por mais de uma hora, os representantes do Sindicato Unificado dos Trabalhadores em Educação do Estado do Ceará (Sindiute) não saiu satisfeito. A deputada Raquel Marques (PT), que apóia o movimento grevista, informou, ao sair da reunião, que nada havia de avanço entre servidores e Governo. “Eu deixei claro ao governador que apoio o movimento e não há avanço. Os professores querem que ele retire a ação da ilegalidade da greve, e o governador tem uma posição muito firme e continua o impasse por enquanto”, afirmou a parlamentar.

Nenhum comentário:

QUER NOS MANDAR UM E-MAIL?


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


TRASLATE

Flag Counter...

free counters

TWITTER

Sigua nós no Twitter