VISUALIZAÇÃO POR PAGINAS

Contador de visitas

______________________________

MAGAZINE LUIZA

domingo, 6 de março de 2011

CARIRI: CENTRO DE ROMEIROS FICA PRONTO DIA 12

Finalmente, os permissionários vão poder receber os boxes no novo Mercado dos Romeiros, em Juazeiro
O novo espaço servirá para abrigar os vendedores ambulantes que ocupam as ruas da cidade. Estará dotado de completa infraestrutura O Centro de Apoio aos Romeiros, que poderá ser denominado "Mercado dos Romeiros", tem inauguração prevista para o próximo dia 12, às 10 horas. O empreendimento passou a ser administrado pelo Governo do Estado, após cessão por parte da administração municipal. Há vários anos, a obra vem sendo realizada, com inumeráveis paralisações.
O processo de cadastramentos dos interessados começou a ser realizado no último dia 2 de março, por meio de edital lançado pela Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa). Dos 1.040 boxes disponíveis, já estão aptos a receber as áreas de comercialização cerca de 500 pessoas, a grande maioria de Juazeiro do Norte.
Sorteio
No próximo dia 11, a partir das 10 horas, será realizado o sorteio dos permissionários, por segmento. Serão áreas de alimentação, com duas praças e quiosques, que deverão ser maiores, distribuídas nos pavilhões Padre Cícero e Monsenhor Murilo de Sá Barreto. Também serão distribuídos boxes com artigos religiosos e vendas de produtos diversos como alumínio e outros.
O presidente da Ceasa, Reginaldo Moreira, afirma que a conclusão da obra está sendo agilizada, já que são muitos boxes e o espaço é "gigantesco". Ele disse que as placas de indicação aos visitantes do local terão símbolos, em sua maioria. Haverá posto avançado do Banco do Brasil, numa área de quatro boxes, e mais um posto reservado para a Guarda Municipal. A expectativa é de maior movimentação durante o período de comemoração do centenário da cidade. Até lá, os permissionários terão três meses de isenção, como forma de facilitar a adequação dos novos ocupantes.
Segundo Reginaldo Moreira, serão cinco anos de contrato prorrogáveis por vários períodos. Esse sistema facilitará a permissão para que, mais tarde, tenham a oportunidade de formalizar o pequeno negócio, com CNPJ. A Prefeitura entrará com contrapartidas iniciais, a exemplo da limpeza durante o primeiro mês. No local, na área atrás dos boxes, já está atando uma equipe do Ciops. A meta é também concluir a área onde, possivelmente, funcionará um centro administrativo do Governo. Também há um anfiteatro com capacidade para cerca de 10 mil romeiros.
A obra é uma das maiores da cidade, voltada para estrutura de atendimento ao visitante. Também está em processo de licitação, o Projeto Roteiros da Fé, que padronizará todas a áreas estratégicas de visitação, incluindo a Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, passando pelo Socorro, Santuário do Sagrado Coração de Jesus, nos Salesianos, e Franciscanos, dentre outros pontos. As áreas serão dotadas de infraestrutura de atendimento, com pequenas praças e banheiros.
O processo de inscrição para os boxes está sendo feito pela internet, com informações pelo site www.ceasa-ce.com.br, e também no Círculo Operário São José, em Juazeiro, anexo da Basílica, na Rua Padre Cícero. Vários funcionários da Ceasa foram deslocados para o Cariri para realizarem os atendimentos e estarão retornando para o término dos trabalhos após o feriado de Carnaval.
De acordo com o presidente da Ceasa, algumas mudanças e adequações foram feitas no local pelos arquitetos, já que o projeto era antigo. Desde 1999, que o prédio começou a ser erguido. Mas a área do Centro de Apoio é um local que há muitos anos vem sendo destinado a finalidade de atendimento aos visitantes. Uma área, hoje Praça dos Romeiros, foi cedida pela Prefeitura para que a administração fosse responsabilidade da Igreja. Logo abaixo está sendo construída a Praça do Centenário, para ser inaugurada em julho deste ano, com o Marco do Centenário. O Mercado dos Romeiros funcionará vizinho.
Organização
1.040 boxes serão destinados aos comerciantes informais de Juazeiro do Norte e outros Estados, como forma de minimizar a ocupação das ruas da cidade durante as romarias.
MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria de Paróquia
Rua Padre Cícero, 147, Centro, Juazeiro do Norte: telefone: (88) 3511.2202
Ceasa: (85) 3299.1211

Nenhum comentário:

QUER NOS MANDAR UM E-MAIL?


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


TRASLATE

Flag Counter...

free counters

TWITTER

Sigua nós no Twitter