VISUALIZAÇÃO POR PAGINAS

Contador de visitas

______________________________

MAGAZINE LUIZA

quarta-feira, 23 de março de 2011

PRESA DUPLA QUE PLANEJAVA ASSALTAR UM CARRO-FORTE

A ação ocorreria na Avenida Francisco Sá. Além dos dois presos, outros assaltantes já foram identificados

Romério Almeida, delegado titular da ´Roubos e Furtos´ mostra os objetos apreendidos com os dois homens presos. Entre eles, havia um narguilé e uma pistola nove milímetros


 Uma operação conjunta entre a Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e a Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa da Cidadania (SSPDS), com apoio do Grupo de Operações Táticas Especiais (GATE), resultou, ontem pela manhã, na prisão de Lucifran Figueiredo Farias, 37 anos, e José Carlos Rocha, 43 anos, na praia da Tabuba, distrito de Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza). A dupla estaria articulando, junto à outras pessoas, um assalto a um carro-forte.
De acordo com o delegado Romério Almeida, titular da DRF, a investigação começou há cerca de três semanas. "Recebemos informações de que eles planejavam realizar esse ataque e passamos a acompanhar os passos de Lucifran Figueiredo. Ele estava arregimentando pessoas para atuarem na ação. Apuramos que o assalto iria ocorrer quando o carro-forte estivesse abastecendo em uma agência bancária na Avenida Francisco Sá", explicou.

Lucifran Figueiredo Farias já havia sido preso pela PF, por roubo e sequestro, em 2008

Ainda segundo Romério Almeida, além de Lucifran Figueiredo, o bando, que teria entre seis e oito integrantes, seria liderado pelos irmãos Juscelino Costa da Fonseca, 30, e Joelino Costa da Fonseca, 28, ambos com passagens pela polícia acusados de assaltos e furtos. "Estamos à procura desses dois suspeitos. Sabemos que Lucifran tem ligações com os dois irmãos", ressaltou.
Com Lucifran e José Carlos foram apreendidos uma pistola 9 milímetros, de uso exclusivo das Forças Armadas e Polícia Federal, uma narguilé (espécie de cachimbo com um fornilho, um tubo e um vaso cheio de água perfumada que o fumo atravessa antes de chegar à boca), algumas gramas de cocaína, um caderno com anotações e um extrato bancário. "Investigaremos as informações do caderno e do extrato para descobrir se havia outros planos do bando e tentar descobrir se houve participação em outros assaltos a carro-forte", explicou o.
De acordo com informações da DRF, a pistola apreendida com a dupla fora adquirida em um assalto realizado em uma residência no bairro de Fátima, em 2010. Na ocasião, quatro homens renderam os sete moradores e levaram TV´s, celulares, notebooks, joias, R$ 6.000,00 e um veículo.
O titular da DRF destacou ainda o trabalho de prevenção realizado. "O novo secretário de Segurança, coronel Bezerra, orientou a Polícia para realizar um trabalho que, não só combatesse ostensivamente, mas também evitasse a ação de grupos como esse", informou.
Além de ser investigados sobre a participação em outros crimes, Lucifran Figueiredo Farias e José Carlos Rocha responderão inquérito por porte ilegal de armas.
Lucifran Figueiredo Farias já havia sido preso em maio de 2008 durante a "Operação Belzebu" realizada pela Polícia Federal. Na ocasião, ele foi capturado junto a mais quatro outras pessoas. A quadrilha era acusada de praticar roubos a bancos e carros fortes e praticar sequestros. Já José Carlos Rocha responde por assaltos, tráfico de drogas e formação de quadrilha em Rondônia.

José Carlos Rocha responde por roubo, tráfico e formação de quadrilha
MAL-ENTENDIDO´
Carro-forte é cercado e tem pneu furado por policiais
"Um mal-entendido". Assim classificou a Polícia sobre a ocorrência no município de Capistrano (situado a 83 quilômetros da Capital), ontem à tarde. Um carro-forte que havia abastecido a cidade e já não conduzia valores, saiu da rota normal e chamou a atenção de moradores do município, que acionaram a Polícia local.
A informação chegou ao Comando de Policiamento do Interior (CPI), que imediatamente mobilizou um efetivo policial para verificar o que estava acontecendo. "Foi uma ação preventiva. Da mesma maneira que o carro-forte estava em segurança, apenas fora da rota normal, poderia haver bandidos ali, fazendo reféns os vigilantes, por exemplo. Tínhamos que agir para evitar o pior", avaliou o coronel João Batista, subcomandante do CPI.
Pneu
O carro-forte foi cercado por policiais e teve um dos pneus estourados por um tiro, para que fosse forçado a parar. "De maneira prudente, os policiais agiram com o objetivo de impedir que o veículo continuasse em movimento. Foi quando tudo foi esclarecido e houve contato com a empresa responsável pelo carro-forte para dirimir qualquer dúvida", disse.
Conforme a 2ª Companhia do 4º Batalhão da Polícia Militar, sediada em Canindé, cerca de 30 policiais e seis viaturas foram deslocadas para a ocorrência, que movimentou a cidade e deixou os moradores apreensivos.
De acordo com a Polícia, o "tiro de segurança" foi disparado contra um dos pneus dianteiros do veículo já no Centro de Capistrano.

Nenhum comentário:

QUER NOS MANDAR UM E-MAIL?


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


TRASLATE

Flag Counter...

free counters

TWITTER

Sigua nós no Twitter