VISUALIZAÇÃO POR PAGINAS

Contador de visitas

______________________________

MAGAZINE LUIZA

domingo, 20 de março de 2011

RADIAÇÃO NUCLEAR

Leite e espinafre apresentaram radiação acima do padrão, mas governo descartou riscos para a saúde humana

Bombeiros continuavam jogando água para resfriar o reator 3; mesma operação deve ser feita no reator 4

O governo japonês registrou, ontem, pela primeira vez desde a crise nuclear na usina de Fukushima Daiichi, radiação acima do recomendado em leite e espinafre nas províncias de Fukushima e Ibaraki. Também foi detectada radiação na água da torneira em Tóquio e outras cinco cidades próximas.
Segundo o secretário de Gabinete do Japão, Yukio Edano, a radiação estava acima do padrão estabelecido pelo governo, mas não impunha risco imediato à saúde humana. Ele não detalhou de quanto foi a radiação encontrada. Nesta semana, a União Europeia (UE) recomendou aos países do bloco que façam um maior controle de radioatividade nos alimentos importados do Japão.
Especialistas temem as consequências da contaminação do solo e águas com o material radioativo lançado ao ar pela usina nuclear. O material pode efetivamente contaminar os alimentos, entrando na cadeia alimentar da população, o que causaria um risco ao longo de semanas e mesmo meses aos japoneses.
O Ministério de Ciência do Japão que também foram detectados vestígios de iodo radioativo na água da torneira em Tóquio e outras cinco cidades próximas - Saitama, Chiba, Ibaraki, Gunma e Niigata. Contudo, as quantidades são muito pequenas para representarem uma ameaça à saúde humana.
O governo começou a monitorar a presença de materiais radioativos na água ontem e continuará checando diariamente a partir de agora.
A descoberta pode intensificar preocupações com vazamento radioativo da usina nuclear de FukushimaDaiichi, localizada a poucas centenas de quilômetros da capital do país.

Pelo menos 370 mil pessoas estão vivendo em abrigos; novo tremor foi mais uma réplica do abalo devastador do dia 11 de março

Reatores
Um cabo elétrico foi conectado ao reator número 2 da central nuclear para resfriar o combustível da usina. "O cabo foi conectado ao reator número 2, mas a eletricidade ainda não foi restabelecida, porque são necessárias várias verificações, já que várias regiões estão inundadas por água do mar", explicou um porta-voz da Tepco, operadora da usina, Dumiaki Hayakawa. Segundo ele, a corrente pode ser restabelecida hoje.
A perspectiva de um retorno da eletricidade à central nuclear de Fukushima dava um pouco de esperança.
Ontem, as autoridades continuavam lançando água para reduzir a temperatura do reator 3 e conter um vazamento massivo de material radioativo. Os reatores sofreram danos com o terremoto e tsunami do dia 11 de março, que deixaram 7.197 mortos e 10.905desaparecidos, segundo balanço oficial.
Edano disse que as condições no reator 3 ficaram relativamente estáveis depois que bombeiros lançaram 60 toneladas de água em uma piscina fervente que abriga combustível nuclear usado. A operação foi realizada pouco depois da 0h (12h de sexta-feira em Brasília), do lado de fora do prédio que abriga o reator. "Nós estamos tentando deixar as coisas sob controle, mas estamos em uma situação imprevisível ainda", afirmou.
Ontem, os bombeiros retomaram a operação para lançar 1,260 toneladas de água no reator. O objetivo primário é impedir qualquer vazamento massivo de materiais radioativos da piscina que abriga o combustível usado para o ar.
SEM DANOS
Terremoto de 6,1 graus atinge o país
Tóquio. Um terremoto de magnitude 6,1 atingiu, ontem, o norte do Japão. Não há registro de danos ou vítimas do tremo numa das centenas de réplicas do terremoto de magnitude 9 que devastou o nordeste do país no último dia 11.
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o tremor foi registrado às 18h56 de sábado (6h56 em Brasília). O epicentro foi registrado a 52 Km de Utsunomiya e 140 km da capital Tóquio. A profundidade do tremor foi de 24,9 Km.
O USGS utiliza uma medição baseada na escala aberta de Magnitude de Momento, que mede a área da falha que se rompeu e a totalidade de energia liberada. Nesta escala, um terremoto de magnitude 6 ou superior pode causar danos significativos em áreas populosas.
Não havia ameaças de tsunami e nenhum dano ou acidente havia sido relatado até o momento, segundo o canal de TV japonês NHK.
O Japão tem sido atingido por diversos abalos desde que um forte terremoto seguido por tsunami atingiu a costa nordeste do país em 11 de março, desencadeando uma crise de energia nuclear em Fukushima.
A cada hora, as chances de se encontrar sobreviventes são menores. Na sexta-feira, soldados do Exército chegaram a anunciar que um jovem havia sido resgatado com vida dos escombros, mas a informação foi desmentida ontem.

Nenhum comentário:

QUER NOS MANDAR UM E-MAIL?


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


TRASLATE

Flag Counter...

free counters

TWITTER

Sigua nós no Twitter