segunda-feira, 5 de setembro de 2011

ELEIÇÕES SUPLEMENTARES: Zé da Marieta é eleito o novo prefeito de Umirim

Sob clima de tensão, eleitores vão às urnas em Umirim, onde houve prisões e denúncias de compra de votos
Com 5.793 votos, ou 56% dos sufrágios, Zé da Marieta (PR) foi eleito ontem o novo prefeito deste Município. Seu concorrente, Felipe Uchoa (PSB), obteve os 44% dos votos restantes (4.535). A Justiça Eleitoral registrou índice alto de abstenções (3.470), além de 254 votos nulos e 136 em brancos. A tensão marcou o pleito no Município.
Prisões, arrombamento de locais de votação e denúncias de compra de votos. A troca de acusações por campanhas desleais foram desferidas reciprocamente pelos dois candidatos. Para garantir a segurança do pleito, foram mobilizados um contingente de 30 policiais militares, além da Civil e Polícia Federal. Bem antes do início das eleições, a juíza eleitoral da 107ª Zona Eleitoral, em São Luis do Curu, Ana Cláudia Gomes de Melo, determinou voz de prisão para o presidente da Câmara de Vereadores de Umirim, José Jocélio Cunha Pinto e mais o motorista Franklin Carlos, em vista de denúncias de que estariam obstruindo a BR-222, que dá acesso aquele Município e, com isso, atrapalhando os trabalhos da Justiça Eleitoral.
Ambos foram presos por policiais federais. O inquérito foi conduzido pela delegada responsável pela força tarefa Marta Reis. Eles obstruíram a rodovia, conforme apurou a Polícia com fotografias.
Escola arrombada
Antes, porém, a juíza Ana Cláudia também apurou que uma escola onde ocorreria votação, havia sido arrombada. O caso estava ainda ontem sob investigação da Polícia Civil.
Na manhã de ontem, os candidatos votaram cedo. Zé da Marieta esteve presente por volta das 8h30 no Liceu Maria Iracema Uchoa Sales, onde votou na 60ª seção. Acompanhado de correligionários, disse que sua campanha foi baseada em proposta e lembrou seu engajamento para a recuperação da BR-222, via fundamental para o acesso não apenas da Zona Norte do Estado, como para o Município.
Felipe Uchoa votou às 8h20, na 44ª seção, que funcionou na Creche Dona Maria Carneiro. Ele também chegou com militantes e foi incisivo ao denunciar a campanha que considerou violenta por parte de seu adversário. Após a votação, ele acompanhou as negociações para a libertação do presidente da Câmara, José Jocélio, que é seu aliado político.
Pela cidade, havia opiniões divergentes sobre o vencedor do pleito. O comerciante Paulo de Tarso Braga, acreditava que na vitória de Zé da Marieta, uma vez que vinha assumindo a prefeitura interinamente há um ano e dois meses. Ele assumiu o cargo após a ratificação pela Justiça Eleitoral da cassação do prefeito José Afrânio Pinho Pinheiro, do vice Clodoveu Oliveira Sales. Isso foi em consequência de irregularidades apuradas nas eleições municipais de 2008, quando o candidato adversário para a prefeitura era José Galdino Albuquerque. "Acredito que fará um trabalho em benefício do Município, melhorando a auto estima para os cidadãos".

Nenhum comentário:

QUER NOS MANDAR UM E-MAIL?


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


TRASLATE

Flag Counter...

free counters

TWITTER

Sigua nós no Twitter